segunda-feira, 7 de maio de 2007

Lançamento: Focus 1.6 Flex

Agora é a vez do Focus
Sem alterações estéticas, o Ford Focus recebe motor RoCam 1.6 bicombustível e esquenta a disputa no segmento de hatchs médios
Texto: Edison Ragassi

Dia 27de abril, a Ford mostrou para a imprensa especializada brasileira o Focus 1.6L equipado com motor bicombustível, ou seja, pode ser abastecido com álcool, gasolina, ou mistura dos dois em qualquer proporção.
O propulsor é o mesmo RoCam usado no Fiesta e EcoSport. Oferece 113 cv abastecido com álcool e 105 cv ao usar gasolina. A potência total está disponível a 5.500 rpm.
A principal diferença está no fornecedor do sistema, já que o Focus usa o fabricado pela Visteon, já o Fiesta é equipado com o da Magneti Marelli.

Em relação ao antigo motor movido a gasolina, as modificações ocorreram na taxa de compressão, que ficou mais alta. Recebeu válvula termostática eletrônica, uma solução encontrada pela engenharia da Ford para otimizar o uso do combustível, seja ele qual for. O sistema de escapamento ganhou novo silencioso, e o filtro saiu da lateral para a parte frontal do veículo, ainda foi incorporando um ressonador.
Para deixar o carro mais ágil, a relação de trocas foi reposicionada e teve a segunda marcha encurtada em 6%.
Com esta configuração, o Focus ficou ainda melhor para guiar. É o que deu para constatar no trajeto de 120 km feito entre Guarulhos e Taubaté, durante o teste- dirve promovido pela montadora.
A saída é forte e desenvolve velocidade rapidamente. O câmbio macio e de engates curtos, próprio para quem gosta de condução esportiva. A frenagem é precisa, mesmo com o terreno molhado. Estas são algumas das qualidades mostradas pelo carro, que é fabricado na Argentina, durante o percurso, nem parece um motor 1.6L.
Como o motorista brasileiro, em sua maioria, não tem o hábito de realizar manutenção preventiva, o RoCam oferece uma vantagem em relação aos concorrentes de mesmo porte: não é preciso trocar a correia dentada, pois ela foi substituída por uma corrente.
O visual continua o mesmo adotado em 2003 (veja Avaliação postada em 25/04), o que gera controvérsia, já que alguns ainda o consideram moderno, e outros envelhecido.
Neste caso deixo o consumidor escolher, já que ele é definitivamente o ‘senhor da razão’, e decide qual a melhor opção.

Os pacotes de equipamentos também não sofreram mudanças. A versão básica traz de série ar-condicionado e direção hidráulica e vidros com acionamento manual.
O Focus equipado com propulsor 1.6 Flex é comercializado só com câmbio manual nas versões GL e GLX.
O modelo Hatch GL tem preço sugerido de R$ 43.490. Já o sedã, só é vendido com acabamento GLX, ao preço sugerido de R$ 48.720.
Esta investida da Ford no Focus serviu para apimentar ainda mais o segmento C, pode esperar: vêm briga boa por aí, entre Astra, Stilo, Golf e Peugeot 307.
E no de sedãs também, pois só o Peugeot 307, e Renault Mégane ofereciam a opção 1.6 Flex. Agora o Focus Sedan está em condições de igualdade para brigar por esta fatia bolo.
Ficha Técnica
Motor

Dianteiro, transversal, ZETEC RoCam SOHC Flex
Número de Cilindros: 4 cilindros
Cilindrada: 1.598 cm³
Diâmetro e Curso: 82,0 x 75,5
Válvulas: 8 válvulas, SOHC
Injeção eletrônica: Multiponto sequencial
Taxa de compressão: 12,3 : 1
Potência máxima: 113 cv a 5.500 rpm a Álcool / 105 cv a 5.500 rpm a Gasolina
Torque máximo: 16,0 mkgf a 4.250 rpm a Álcool / 15,0 mkgf a 4.250 rpm a Gasolina
Transmissão: Manual de 5 velocidades, Ford IB5
Tração: Dianteira
Suspensão
Dianteira: Tipo McPherson, independente, com braços em A inferiores e buchas horizontais, montados em quadro auxiliar. Molas helicoidais com compensação de carga lateral e amortecedores pressurizados com "Stop" hidráulico. Barra estabilizadora de 18mm independente
Traseira: Tipo multi-link, com molas helicoidais, amortecedores telescópicos pressurizados
Direção
Hidráulica, pinhão e cremalheira
Freios
Hidráulico com freio a disco na dianteira e a tambor na traseira
Rodas: Liga leve, 6,0 J X 15"
Pneus: 195/60 R15
Dimensões/peso/capacidades
Distância entre-eixos: 2,65 metros
Comprimento total: 4,17 metros
Largura total: 1,99 metros
Altura: 1,43 metros
Peso em ordem de marcha: 1.190 kg
Capacidade do porta-malas: 350 litros
Capacidade do tanque de combustível: 55 litros
Desempenho*
Velocidade máxima: 184 km/h a Álcool / 180 km/h a Gasolina
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12s2 a Álcool / 12s,8 a Gasolina
Consumo na cidade:7,8 a Álcool / 12,3 a Gasolina
Consumo na estrada:11,7 a Álcool / 18,3 a Gasolina
* Números fornecidos pela montadora

6 comentários:

Unknown disse...

Eu tinha um Focus 1.8 16V e comprei um Flex 1.6 há um mês. Os dois básicos.
O acabamento está pior, com tecido inferior nos bancos e alto-falantes piores.
O motor flex 1.6 é valente com alcool. Não deixa a desejar. O que na minha opinião MATOU o carro e me decepcionou demais foi a retirada da barra estabilizadora da suspensão traseira e a consequente recalibração de toda a suspensão que ficou PÉSSIMA! Nas nossas ruas o carro vibra demais por causa das molas excessivamente duras. Quem tem os modelos com a suspensão anterior. TESTEM antes o 1.6 - Os 2.0 continuam com a barra. Estou estudando a viabilidade de trocas as molas, amortecedores e instalar a barra.

Anônimo disse...

Tenho um 1.6flex GLX e gosto muito do carro, anda muito bem, não é gastão tem bom espaço interno e um estabilidade irretocavel...recomendo

Anônimo disse...

Otimo Veiculo recomendo

Marcelo Zemke disse...

Otimo carro! Muito resistente, seguro e confiável. Recomendo, e nem é tao beberrão assim.

Anônimo disse...

top [url=http://www.001casino.com/]free casino games[/url] coincide the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]online casinos[/url] manumitted no consign hand-out at the foremost [url=http://www.baywatchcasino.com/]www.baywatchcasino.com
[/url].

Anônimo disse...

The following incredibly hot dark colored porn star has his own significant other unzip his own fly on an airline along with grab the coarse prick on her behalf in order to spit everywhere [url=http://www.xvideos.com/video1720251/three_for_one]1st a new doll then this son[/url] Red together with naughty that daughter knows how to accommodate a considerable wang in their own little oral cavity and create male spend her weight. , Untamed Young ladies For Your Delight Platinum brunette Thirty-four yr old momma permits more youthful individual make use of all from the girl openings subsequently spunk on all those titties. http://www.xvideos.com/video1775854/two_lesbians_go_at_it_in_a_public_dressing_room Audrey Bitoni & Shawna Lenee Threesome , Hot red inside a alluring outfit gets to bang a white-colored in addition to a african american dude simultaneously along with the each of those folks through large tough prick exercise this specific sizzling infant while this lady...