segunda-feira, 7 de maio de 2007

Lançamento: Focus 1.6 Flex

Agora é a vez do Focus
Sem alterações estéticas, o Ford Focus recebe motor RoCam 1.6 bicombustível e esquenta a disputa no segmento de hatchs médios
Texto: Edison Ragassi

Dia 27de abril, a Ford mostrou para a imprensa especializada brasileira o Focus 1.6L equipado com motor bicombustível, ou seja, pode ser abastecido com álcool, gasolina, ou mistura dos dois em qualquer proporção.
O propulsor é o mesmo RoCam usado no Fiesta e EcoSport. Oferece 113 cv abastecido com álcool e 105 cv ao usar gasolina. A potência total está disponível a 5.500 rpm.
A principal diferença está no fornecedor do sistema, já que o Focus usa o fabricado pela Visteon, já o Fiesta é equipado com o da Magneti Marelli.

Em relação ao antigo motor movido a gasolina, as modificações ocorreram na taxa de compressão, que ficou mais alta. Recebeu válvula termostática eletrônica, uma solução encontrada pela engenharia da Ford para otimizar o uso do combustível, seja ele qual for. O sistema de escapamento ganhou novo silencioso, e o filtro saiu da lateral para a parte frontal do veículo, ainda foi incorporando um ressonador.
Para deixar o carro mais ágil, a relação de trocas foi reposicionada e teve a segunda marcha encurtada em 6%.
Com esta configuração, o Focus ficou ainda melhor para guiar. É o que deu para constatar no trajeto de 120 km feito entre Guarulhos e Taubaté, durante o teste- dirve promovido pela montadora.
A saída é forte e desenvolve velocidade rapidamente. O câmbio macio e de engates curtos, próprio para quem gosta de condução esportiva. A frenagem é precisa, mesmo com o terreno molhado. Estas são algumas das qualidades mostradas pelo carro, que é fabricado na Argentina, durante o percurso, nem parece um motor 1.6L.
Como o motorista brasileiro, em sua maioria, não tem o hábito de realizar manutenção preventiva, o RoCam oferece uma vantagem em relação aos concorrentes de mesmo porte: não é preciso trocar a correia dentada, pois ela foi substituída por uma corrente.
O visual continua o mesmo adotado em 2003 (veja Avaliação postada em 25/04), o que gera controvérsia, já que alguns ainda o consideram moderno, e outros envelhecido.
Neste caso deixo o consumidor escolher, já que ele é definitivamente o ‘senhor da razão’, e decide qual a melhor opção.

Os pacotes de equipamentos também não sofreram mudanças. A versão básica traz de série ar-condicionado e direção hidráulica e vidros com acionamento manual.
O Focus equipado com propulsor 1.6 Flex é comercializado só com câmbio manual nas versões GL e GLX.
O modelo Hatch GL tem preço sugerido de R$ 43.490. Já o sedã, só é vendido com acabamento GLX, ao preço sugerido de R$ 48.720.
Esta investida da Ford no Focus serviu para apimentar ainda mais o segmento C, pode esperar: vêm briga boa por aí, entre Astra, Stilo, Golf e Peugeot 307.
E no de sedãs também, pois só o Peugeot 307, e Renault Mégane ofereciam a opção 1.6 Flex. Agora o Focus Sedan está em condições de igualdade para brigar por esta fatia bolo.
Ficha Técnica
Motor

Dianteiro, transversal, ZETEC RoCam SOHC Flex
Número de Cilindros: 4 cilindros
Cilindrada: 1.598 cm³
Diâmetro e Curso: 82,0 x 75,5
Válvulas: 8 válvulas, SOHC
Injeção eletrônica: Multiponto sequencial
Taxa de compressão: 12,3 : 1
Potência máxima: 113 cv a 5.500 rpm a Álcool / 105 cv a 5.500 rpm a Gasolina
Torque máximo: 16,0 mkgf a 4.250 rpm a Álcool / 15,0 mkgf a 4.250 rpm a Gasolina
Transmissão: Manual de 5 velocidades, Ford IB5
Tração: Dianteira
Suspensão
Dianteira: Tipo McPherson, independente, com braços em A inferiores e buchas horizontais, montados em quadro auxiliar. Molas helicoidais com compensação de carga lateral e amortecedores pressurizados com "Stop" hidráulico. Barra estabilizadora de 18mm independente
Traseira: Tipo multi-link, com molas helicoidais, amortecedores telescópicos pressurizados
Direção
Hidráulica, pinhão e cremalheira
Freios
Hidráulico com freio a disco na dianteira e a tambor na traseira
Rodas: Liga leve, 6,0 J X 15"
Pneus: 195/60 R15
Dimensões/peso/capacidades
Distância entre-eixos: 2,65 metros
Comprimento total: 4,17 metros
Largura total: 1,99 metros
Altura: 1,43 metros
Peso em ordem de marcha: 1.190 kg
Capacidade do porta-malas: 350 litros
Capacidade do tanque de combustível: 55 litros
Desempenho*
Velocidade máxima: 184 km/h a Álcool / 180 km/h a Gasolina
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12s2 a Álcool / 12s,8 a Gasolina
Consumo na cidade:7,8 a Álcool / 12,3 a Gasolina
Consumo na estrada:11,7 a Álcool / 18,3 a Gasolina
* Números fornecidos pela montadora
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