terça-feira, 28 de abril de 2009

Valeo Campinas conquista prêmio ambiental

A Valeo Campinas foi a vencedora, na categoria Grande Empresa, da 4ª.edição do Prêmio FIESP de Conservação e Reuso de Água. Instituído pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo em 2006, o prêmio tem o objetivo de incentivar as empresas a usar os recursos hídricos de modo racional e a difundir as boas práticas ambientais na sociedade. O concurso reuniu programas de sucesso adotados por empresas dos segmentos: alimentício, automotivo, autopeças, bebidas, cerâmico, eletrodoméstico, eletrônico, fármaco, metalúrgico, papel e celulose e petroquímico.
Entre as ações desenvolvidas ela Valeo está a implementação de uma estação de tratamento para permitir o reuso da água em sanitários, lavagem de

pisos e de embalagens industriais, irrigação de áreas verdes e outras necessidades da empresa. Esta operação de reuso da água resultou na eliminação do transporte diário, para abastecimento e descarte, referente a seis caminhões-tanque.
A operação mais complexa do projeto foi a instalação de um sofisticado processo de reuso do excesso de água tratada para resfriamento dos telhados dos edifícios. O sistema realiza aspersão controlada e forma uma fina película de água sobre o telhado, o que promove a troca de calor com o ambiente. A transferência da temperatura do telhado beneficia também o interior das fábricas e proporciona maior conforto térmico para os funcionários, a redução de energia elétrica e, também, de emissão de gás do sistema de ar-condicionado.
Outro destaque foi a introdução de um processo de recirculação de água no laboratório de testes de limpadores de parabrisa, em simulações de chuva, que exigem a movimentação ininterrupta das palhetas por ciclos que reproduzem utilização por mais de um ano, necessários para a validação dos produtos.
O programa proporcionou a redução de 50% do consumo de água, que equivalem a 3.600 m³ por mês; de 100% da descarga de efluentes, e de 90% da emissão de gases na atmosfera pela menor utilização de veículos para o transporte de água.

Nenhum comentário: