segunda-feira, 11 de maio de 2009

Lançamentos: O Fusion mudou para melhor

Novo motor V6, design mais esportivo, transmissão automática com seis marchas, sistema de som high tech são algumas das novidades do sedã fabricado no México
Na Bahia, a Ford reuniu a imprensa especializada de todo o País, para apresentar o Fusion 2010, o qual já esta a venda nas concessionárias da marca.
Lançado em 2006, o sedã grande agradou o consumidor brasileiro, pois neste período foram comercializadas mais de 31.000 unidades do modelo.
O carro é fabricado no México, e de lá enviado para os Estados Unidos, Canadá e Colômbia. O Brasil é o segundo pais em volume de importação do modelo.
O Fusion 2010 chega não só com modificações estéticas, mas também na motorização. O propulsor Duratec 16 válvulas evoluiu, passou de 2.3L para 2.5 16V, o qual oferece 173 cavalos de potencia (a 6.000 rpm) e torque de 22,9 kgfm (a 4.000 rpm).

E a novidade é a chegada do Duratec 3.0 V6, com quatro válvulas por cilindro (DOHC), pistões posicionados em ângulo de 60 graus, coletor de admissão com dutos variáveis, e bobinas individuais para cada cilindro. Ele oferece 243 cavalos e torque de 30,8 kgfm (a 4.300 rpm).
Ambos os motores são produzidos com bloco, cárter e cabeçote de alumínio e têm o duplo comando de válvulas variável (i-VCT).
O sedã com propulsor mais forte também usa tração integral nas quatro rodas AWD, a qual permite a melhor distribuição de torque e tração, com aderência uniforme em qualquer condição de piso.
Tanto o quatro cilindros, como o V6 estão equipados com transmissão automática de seis marchas, e o V6 usa modo sequencial. Ela permite as trocas de forma automática ou manual, e ainda Grade Assist para reforçar o freio-motor nas descidas íngremes.
O sistema de direção deixou de ser hidráulico, e passou a ser elétrico, o qual equilibra o esforço do volante de acordo com a velocidade, exige menos energia do motor para
funcionar e tem diâmetro de giro menor, de 11,4 metros, compatível com carros médios.
A suspensão dianteira independente tem formato de duplo-triângulo (SLA), a suspensão traseira também é independente, tipo Multilink.
No interior, o Fusion recebeu nova grafia no painel de instrumentos, um sistema de personalização do ambiente, com sete opções de cores.
O computador de bordo fornece informações de diagnóstico como: freios, pneus, consumo, autonomia e permite personalização.
Já vem equipado com bancos em couro, os quais tem ajustes elétricos, tanto para motorista como para o passageiro. Ainda dispõem de ar-condicionado digital com comandos independentes, assim é possível programar duas temperaturas diferentes, uma para o
motorista e outra para o carona.
E o modelo topo de linha com motor V6 usa sitema de som Premium da Sony. Composto de CD/ MP3 player com capacidade para seis CDs e entrada auxiliar, 12 alto-falantes e dois amplificadores com potência total de 390 W. O sistema Dolby DEAP 5.1 Surround, com caixas centrais, segundo a Ford, proporciona a mesma qualidade de um home theater. Ele conta ainda com compensação automática de volume de acordo com a velocidade do carro, e sistema Sync.
Este equipamento de mídia, cujo software foi desenvolvido pela Microsoft, inclui diversos recursos: DVD, CD/MP3 player Sony com conexão para iPod, USB e celular Bluetooth. Tem um jukebox capaz de armazenar até 10 Gigabytes de músicas e imagens.
Possibilita também que as funções do ar-condicionado, áudio e celular Bluetooth sejam
comandadas por voz --mas neste caso é necessário falar em espanhol, inglês ou francês, pois o software não está programado para reconhecer comandos em língua portuguesa-- ou com toques na tela de oito polegadas.
O desenvolvimento do Fusion 2010 contou com a colaboração da engenharia brasileira, a qual participou ativamente desse processo com contribuição nos itens de design, materiais empregados, dirigibilidade e custos de manutenção.
Neste último item a Ford continua com política agressiva. Segundo Antonio Baltar, gerente geral de Marketing da Ford Brasil isso é possível graças ao acordo comercial entre Brasil e México. “Os veículos entram no país sem cobrança de impostos, assim como as peças de reposição, também contamos com fornecedores nacionais, o que deixou o Fusion com o menor custo de manutenção entre os veículos desta categoria”, afirma.
Na primeira revisão o proprietário do Fusion desembolsa R$209,70. Este valor é dividido em três parcelas de R$69,90. Pela segunda revisão, são cobradas três parcelas de R$79,90 (R$239,70) e na terceira, três parcelas de R$89,90 (R$269,70).

E no visual, os esforços foram para deixar o Fusion mais esportivo. Na dianteira, o carro recebeu uma nova frente. A grade é ampla com três barras metálicas. Os faróis acompanham o alinhamento da grade e os vincos do capô, usa lentes escurecidas no tom fume, a iluminação é feita por projetores elípticos, mesmo sistema usado nos faróis de neblina instalados na parte inferior do pára-choque, nesta área aparece uma outra grade em formato trapezoidal, semelhante a do Novo Focus.
O desenho da tampa do porta-malas e do pára-choque traseiro é robusto. Como na geração anterior permaneceu a régua metálica de delineamento, porém, a terceira luz de freio (break light), foi colocada na tampa do porta-malas, ao invés do vidro traseiro.

Com lentes vermelhas e desenho em forma de colméia, as lanternas ficaram mais sóbrias, pois saíram os detalhes cromados usados no contorno do conjunto anterior.
Para reforçar o apelo de esportividade, no V6 as saídas de escape são duplas, uma em cada lado da traseira, enquanto que o 2.5L usa uma só saída.
Já na lateral, vincos na área das maçanetas, não há borrachões nas portas, as rodas em liga leve de 17 polegadas são calçadas com pneus P225/50 R17.
Para as duas versões do Fusion 2010 o único opcional é o teto solar, pelo qual é cobrado R$4.000.
O carro sai de fábrica com freios ABS/EBD, vidros elétricos, trava elétrica das portas com controle remoto, travamento e destravamento automático das portas, espelhos retrovisores externos, elétricos, térmicos, com luz de aproximação, piloto automático, seis air bags
(frontais, laterais e de cortina), sensor de estacionamento traseiro, alarme antifurto, abertura das portas com acionamento por teclas, abertura interna do porta-malas, acendimento automático dos faróis, entre outros itens.
O modelo equipado com propulsor 2.5 L tem preço sugerido para venda de R$ 84.900, ou seja, manteve o valor da geração anterior, e o V6 chega por R$99.900.
Marcos de Oliveira, atual presidente da companhia para o Brasil e Mercosul, completa neste mês de maio 25 anos na empresa. Ele participou ativamente do desenvolvimento do Fusion nos Estados Unidos, acredita que o modelo 2010 manterá o veículo na liderança do segmento.“O Novo Ford Fusion foi concebido para ter o melhor custo-benefício do segmento, receita responsável pelo seu sucesso desde o lançamento. Agora, traz também alta tecnologia a preço acessível”, declara o executivo.
Nesta fase de lançamento, os distribuidores terão os dois modelos a disposição do cliente, mas a versão com motor V6 ainda não há como fazer previsões de qual será sua aceitação. “Temos certeza de que oferecemos um produto superior, com mais tecnologia e preço menor que o da concorrência, por isso acredito que traremos para a marca, não só compradores de sedãs, mas também de outros tipos de veículos”, comenta Antonio Baltar. Sua expectativa é de que o carrão seduza também consumidores de SUV’s, ou seja, aqueles que têm R$100.000 para gastar, e o farão não só pelo modelo da carroceria, mas também pelos avanços tecnológicos que o veículo oferece.
Ficha técnica
Motor: 3.0 DOHC EFI V6, gasolina
Número de Cilindros: 6 em V
Número de Válvulas: 24
Cilindrada: 2.976 cm³
Potência Máxima: 243 cv a 6.550 rpm
Torque Máximo: 30,8 mkgf a 4.300 rpm
Injeção: eletrônica
Taxa de Compressão: 10,3:1
Transmissão: automática
Tração: integral
Câmbio: automático sequencial de seis velocidades
Direção: pinhão e cremalheira assistida eletricamente
Suspensões:
Dianteira: independente tipo Short Long Arm, com barra estabilizadora, amortecedores pressurizados e molas helicoidais
Traseira: independente tipo multi-link com barra estabilizadora, amortecedores pressurizados e molas helicoidais
Freios
Dianteiro: a disco, servo assistido e com sistema ABS de 4 canais, 300 mm
Traseiro: a disco, servo assistido e com sistema ABS de 4 canais, 279 mm
Pneus P225/50 R17
Rodas 7,5J x 17"
Dimensões
Distância entre eixos: 2.728 mm
Comprimento total: 4841mm
Largura carroceria com espelhos: 2034 mm
Altura: 1445mm
Capacidades:
Tanque de Combustível: 62 litros
Porta-Malas: 530 litros
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