segunda-feira, 22 de junho de 2009

10 anos de Odontomóvel

2_odonto_2009Com apoio da Ford Caminhões, cirurgião dentista leva tratamento dentário gratuito a caminhoneiros e comunidades carentes

Texto: Edison Ragassi

Fotos: Divulgação

Cássio de Melo é um cirurgião-dentista que declara ter nascido para exercer esta profissão. A decisão foi tomada quando tinha 11 anos de idade. Ele lembra, com muito bom humor, da época em estudava no ensino médio e afirma que não era bom aluno. “Eu até falsifiquei assinatura no boletim, só para não descobrirem que tirei nota vermelha”, confessa o profissional.

5_odonto

Mas isso ocorreu só até ele ingressar na universidade de odontologia, aí ocorreu a inversão de valores, pois tornou-se um dos melhores alunos de sua turma.

Esta dedicação aos estudos universitários despertou uma outra vontade no Dr. Cássio, “eu queria ajudar as pessoas carentes, as quais não tinham contato com dentistas”, afirma.

Após formar-se iniciou na profissão e logo procurou comunidades carentes da periferia de São Paulo e passou a oferecer atendimento gratuito a estes moradores.

E ele queria mais! Em 1.999 descobriu nos caminhoneiros que circulam pelo Brasil a necessidade de atendimento odontológico, “eles circulam por todas as partes e não tem tempo de parar, sem contar a dificuldade, já imaginou uma carreta parada em uma rua, para que o carreteiro visite um dentista?, pergunta o Dr. Cássio.

E movido pela paixão à profissão, e vontade de ajudar os mais necessitados, o cirurgião dentista apresentou seu projeto para a Ford Caminhões, a qual abraçou a idéia e deu todo o apoio necessário para realizá-lo.

No ano 2000, o Odontomóvel foi para a estrada. Ele é um consultório dentário montado no baú de um caminhão Ford Cargo 815e. Nele o equipamento é moderno, só não há maquina de Raio-X, isso ocorre por questões legais e de segurança.

01odonto_2006

Odontomóvel usado em 2006

Ao longo destes 10 anos, o Dr. Cássio coleciona muitas histórias, “já presenciei a alegria de uma criança que ganhou sua primeira escova de dentes, pois segundo ela na casa havia uma só escova que era utilizada por oito pessoas, ou o caso do caminhoneiro que agradeceu porque sofria com dor de dente há mais de 10 dias e não conseguia parar para fazer o tratamento”, lembra ele.

4_odontoNeste período de atividades, o Odontomóvel já percorreu 283.000 km, visitou 251 municípios em 22 Estados, onde ocorreram cerca de 115.000 procedimentos. Além disso, foram distribuídos 116.000 kits de higiene bucal contento creme dental, escova de dente, fio dental, enxaguatório bucal e folheto com orientações sobre higiene e prevenção do câncer bucal.

O Odontomóvel recebe retaguarda do departamento de marketing da Ford Caminhões, a qual esta satisfeita com o resultado. “Este é um ótimo exemplo de como um caminhão, só um motorista e só um cirurgião-dentista, faz a diferença e leva alegria para muita gente”, declara Oswaldo Jardim, diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul, sobre a iniciativa.

O projeto foi reconhecido com os prêmios Top Social, da ADVB, e Marketing Best de Responsabilidade Social 2002, da Editora Referência, FGV e MadiaMundo Marketing, além do Global Diversity and Worklife Summit 2005, o prêmio mais importante de diversidade e qualidade de vida da Ford mundial.

6_logo odontomovel_10anosEste ano as atividades do Odontomóvel começaram em maio e conta com apoio da Johnson & Johnson que fornece as escovas, fio dental e o enxaguatório bucal Listerine.

E lá vai o Dr. Cássio para fazer o que mais gosta: levar o sorriso para quem precisa!

Um comentário:

thiago vallim disse...

Parabéns!!!estou procurando um trailer, ônibus ou qualquer coisa que dê pra montar um consultório e fazer o mesmo.Ser útil para os mais necessitados!O Dr. me aconselha algo?qual o caminho? Sorte e vida longa para que possa fazer sorrir muita gente ainda! thiago vallim