domingo, 25 de julho de 2010

Solução brasileira

foto Fernando Battistetti 11 Produção de etanol combustível brasileira desperta interesse de vários países, a tecnologia empregada no processo pode gerar divisas ao país  
Fotos: Fernando Battistetti- UNICA
Em parceria com a UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), a Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva), promoveu no mês de junho para seus associados, uma visita a Usina São Martinho, unidade Pradópolis em Ribeirão Preto (SP).
foto Fernando Battistetti 12
O Grupo São Martinho é um dos maiores produtores sucroenergeticos do país. Ele possui três unidades produtivas (São Martinho/ Pradópolis-SP, Iracema/Iracemápolis-SP e Boa Vista/Quirinópolis-GO), e ainda uma unidade de negócio em biotecnologia, a Omtek, em Iracemápolis.
As usinas São Martinho e Iracema produzem açúcar e etanol. A Usina Boa Vista é dedicada à produção do combustível vegetal. As três usinas geram energia elétrica a partir da queima do bagaço da cana, o que garante autossuficiência e venda da energia elétrica excedente. A Omtek
foto Fernando Battistetti 14produz RNA (sal sódico do ácido ribonucleico), produto utilizado principalmente como realçador de sabor dos alimentos. 
O índice médio de mecanização da colheita é de 82% e na Usina Boa Vista chega a 100%. Com grande número de máquinas e equipamentos, o Grupo mantém profissionais especializados para realizar manutenção. Esta equipe é treinada pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e também pelos fabricantes dos veículos. As peças de reposição são adquiridas nas concessionárias autorizadas e também no mercado independente, de acordo com a necessidade.
foto Fernando Battistetti 16
Na safra 2009/2010, o Grupo São Martinho processou 12,9 milhões de toneladas de cana, o que resultará em cerca de 702 mil toneladas de açúcar, 594 milhões de litros de etanol e 158 mil MWh de energia elétrica.
O Brasil é um país avançado em tecnologia de plantio e colheita da cana-de-açúcar e produção de açúcar e álcool. Considerado um combustível verde, o etanol cumpre as metas estabelecidas para diminuir a emissão de poluentes gerada pela frota de veículos que circula nas grandes cidades. Esta tecnologia e conhecimento sobre a produção, que a ÚNICA, junto com seus associados, e entre eles o Grupo São Martinho, quer compartilhar com outros paises do mundo.
foto Fernando Battistetti 19
A produção do etanol em larga escala acontece no Brasil e Estados Unidos, e já despertou interesse nos paises europeus. E o Brasil tem condições, não só de exportar o combustível pronto para uso, mas também máquinas, equipamentos e o conhecimento de como realizar uma produção sustentável do combustível vegetal.

Nenhum comentário: