segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Aceleradas: GP de Monza

Resultado previsível

162347 Fernando Alonso vence e Felipe Massa chega em terceiro. A Ferrari sempre é a favorita no badalado GP de Monza na Itália. O problema é, quanto isso custou?

Como já era esperado, a Ferrari fez bonito em casa. Marcou a pole com Alonso e Massa saiu na terceira posição. Logo na largada, Jenson Button (McLaren) usou toda a sua experiência para sair ileso da confusão armada por Alonso, Massa e Lewis Hamilton (McLaren). 162244O espanhol da Ferrari escorregou, quase foi ultrapassado por Massa, que recolheu o carro no meio da manobra, mas mesmo assim eles se tocaram. Felipe ainda acertou Hamilton, e o inglês, até então líder do campeonato levou a pior, ficou fora com a suspensão dianteira quebrada.
O ritmo foi forte e Button não conseguiu distanciar-se do espanhol, que por sua vez era seguido pelo brasileiro, mas este Fernando sabia que não causaria problemas.
162262Pois bem. Alonso confiou no time, aproveitou ao máximo os pneus macios e foi para a troca dos compostos na volta 38 e voltou para vencer. Já para Massa a Ferrari não trabalhou tão bem e o brasileiro teve que contentar-se com a terceira posição.
Para o GP da Itália, a Ferrari usou seu oitavo motor, em uma temporada que o regulamento permiti para as equipes usar apenas 10 propulsores. Ainda faltam 5 provas para o final.
162268Uma série de fatores ajudaram a manter o equilíbrio do campeonato. Hamilton abandonou, Sebastian Vettel (Red Bull) só conseguiu a quarta colocação e Mark Webber (Red Bull) foi o sexto colocado. Este resultado colocou o australiano na liderança da competição, pois soma 187 pontos. Em segundo aparece Hamilton com o total de 182 pontos, e na terceira posição está Alonso, o espanhol somou 166 pontos depois da vitória. 162300
Nas corridas de automóvel de uma maneira geral, tudo é possível. Mas GP de Monza é um só, e as próximas etapas (Singapura, Japão, Coréia, Brasil e Abu Dhabi) favorecem a RBR, que só não foi melhor na Itália, por causa da falta de potência do motor. Aí a briga pelo titulo de 2010 deve ser polarizada entre Hamilton e Webber.
Rapidinhas
Corrida apagada
Logo na largada, Massa quase ultrapassou Alonso. Na prova o engenheiro pediu para ele manter-se perto do espanhol, pois na disputa com Button algo poderia acontecer. E foi só. No final, o brasileiro declarou que estava muito feliz por voltar ao pódio em Monza.
Muitos problemas
Rubens Barrichello (Willams) não teve um dos melhores finais de semana. Após largar na 10º posição, caiu para o 11º lugar. Não conseguiu fazer seu carro ter bom desempenho e terminou na 10º posição, pelo menos marcou 1 ponto. Já Bruno Senna (HRT) e Lucas di Grassi (Virgen) não terminaram. Para Lucas foi muito frustrante, pois ele abandonou na última volta.
Eu errei!
Após ficar fora do GP de Monza, Lewis Hamilton não jogou a responsabilidade e admitiu: "Foi claramente um erro meu, é algo que acontece em uma corrida e ainda mais quando se tenta chegar no limite. Estava perto demais de Massa, ele tocou com sua roda traseira esquerda na minha dianteira direita e danificou a suspensão. Não se podia fazer nada".

Nenhum comentário: