domingo, 28 de novembro de 2010

O Camaro chegou

Foto07_DSC_9269_23-11GM Brasil passa a importar e comercializar o Chevrolet Camaro, equipado com motor V8 de 406 cavalos e câmbio sequencial/automático de seis marchas
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Fabio Gonzalez- Divulgação GM do Brasil
Importado do Canadá pela GM brasileira, o Chevrolet Camaro, um autentico representante do segmento dos muscle cars está disponível para o consumidor nacional. Ele foi apresentado para a imprensa especializada no Campo de Provas da Cruz Alta em Indaiatuba (SP), dia 23 de novembro.
Foto03_DSC_9183_23-11
O visual dianteiro remete ao personagem Bumblebee, o carro amarelo que vira robô no filme Transformers. Ele parece mostrar um olhar maroto e sorrir para quem observa.
As linhas laterais são avantajadas, assim como as rodas em liga leve aro 20 x 8 (dianteira) e 20 x 9 (traseira). Elas são calçadas com pneus 245/45ZR20 (dianteiro) e 275/40ZR20 (traseiro), isso para reforçar a musculatura do modelo. E a traseira moldada em uma só peça, com quatro lanternas e a parte inferior na cor preta, reforçam a ideia de robustez.
Projetado para transportar quatro pessoas, a versão comercializada no Brasil tem bancos em couro e volante de três raios. No painel de instrumentos os mostradores são em profundidade e envolvidos por duas molduras quadradas, a iluminação é Ice Blue. No mostrador da esquerda, está o velocímetro e o marcador de temperatura do motor. Ao centro aparece a tela de cristal líquido, com as informações do computador de bordo e à direita fica o conta-giros, com o indicador do nível de combustível. No para-brisa o sistema HUD projeta imagens como a de velocidade real, entre outras. Na parte inferior do console central, ainda vão quatro outros marcadores em formato retangular, que medem a pressão e a temperatura do óleo, a voltagem da bateria e a temperatura do fluido da transmissão de marchas.
Foto09_DSC_9085_23-11
O sistema de entretenimento do carro inclui rádio com CD Changer para seis discos, MP3 Player, entrada auxiliar e entrada USB (no console central), além de um sistema premium de 245 watts, da Boston Acoustics que conta com nove alto-falantes.
O Camaro também oferece travas elétricas das portas e vidros com acionamento do tipo “one touch” tanto para o motorista quanto para o passageiro. Além disso, conta com o PDIM (Portable Device Interface Module). Trata-se de um sistema que permite transmitir áudio de qualquer dispositivo que tenha Bluetooth para o áudio do carro, sem a necessidade de cabo.
Para empurrar o esportivo, o propulsor é um V8 de 6.2 litros, com bloco e cabeçotes feitos em alumínio. Ele desenvolve 406 cv de potência a 5.900 rpm e 56,7 kgfm de torque, a 4.200 rpm. Assim, o muscle car Chevrolet acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. Equipado com o sistema AFM (Active Fuel Management) ou desligamento automático dos cilindros, em velocidades de cruzeiro, o sistema de injeção desliga quatro cilindros, para reduzir o consumo de combustível. A transmissão de seis velocidades é do tipo sequencial/automática, exclusiva da versão SS. Com ela, o motorista pode trocar as marchas conforme a sua necessidade, por meio de botões atrás do volante, ou deixar o câmbio trabalhar sozinho.
Foto02_DSC_7471_23-11
Também é equipado com controles de estabilidade e de tração, o qual atua em dois diferentes níveis. Pressionando-se o botão (localizado no console central) apenas uma vez, ele desabilita imediatamente o controle de tração. Pressionando ele novamente, o controle de estabilidade entra no modo “Stability Track”, mais dinâmico, permitindo uma condução mais pura e esportiva, sem tantas intervenções do sistema. Entretanto, ele não se desliga por completo, para manter o nível de segurança e estabilidade.
Usa suspensões independentes, tanto na dianteira quanto na traseira do tipo Multilink, com barras estabilizadoras nos dois eixos, além de molas helicoidais e amortecedores.
O Chevrolet Camaro tem preço sugerido para venda de R$185.000, sua garantia é de dois anos, sem limite de quilometragem.
O dono de um Camaro ganha também um pacote exclusivo de revisões. Na primeira, efetuada aos 10.000 km, além de não pagar a mão de obra referente ao serviço, ele também não paga os custos da troca de óleo, que envolvem 8 litros de lubrificante para carros de alto desempenho e também o elemento filtrante. Na segunda revisão, efetuada aos 20.000 km, o benefício é ainda maior. Além de não pagar os custos de mão de obra, não tem os valores cobrados pelos mesmos 8 litros de óleo lubrificante, pelo filtro do óleo, pelo elemento filtrante do ar-condicionado e também pelas palhetas do limpador de para-brisa. Segunda a GM, na prática, o cliente terá, somando as duas revisões, uma economia de R$ 2.000, tanto em peças quanto em serviço.
Foto04_DSC_7560_23-11
O Camaro passou por um processo de pré-venda no Salão do Automóvel de São Paulo, onde 400 pessoas mostraram interesse. Foram importadas 326 unidades, das quais 295 já foram vendidas. A expectativa é de que, passado este período de lançamento, as vendas estabilizem-se em 200 unidades por mês.
E aí fica a pergunta, será que com o sucesso do Camaro, a Ford vai trazer o Mustang GT e a Chrysler o Dodge Challenger SRT8?
Ficha técnica
Motor
Modelo: L99
Disposição: Dianteiro, longitudinal
Número de cilindros: V8
Cilindrada (cm3): 6.162
Válvulas: 16 válvulas, duas válvulas por cilindro
Injeção eletrônica de combustível: S.F.I. (Sequential Fuel Injection)
Taxa de compressão: 10,87:1
Potência máxima: 406 cv a 5.900 rpm
Torque máximo líquido: 56,7 kgfm a 4.600 rpm
Combustível recomendado: Gasolina Premium
Rotação máxima do motor (rpm): 6.200
Transmissão
Modelo: Sequencial/Automática de 6 velocidades
Suspensão
Dianteira/ Traseira: Independente do tipo Multi-link
Direção: Hidráulica
Freios
Tipo: Discos ventilados dianteiros e traseiros, sistema de freios antibloqueante (ABS)
Diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 355 x 32; traseiro 365 x 28
Rodas/Pneus
Dianteira: 20 x 8 Alumínio
Traseira: 20 x 9 Alumínio
Pneus: Dianteiro - 245/45ZR20/ Traseiro - 275/40ZR20
Dimensões/Pesos
Distância entre eixos: 2.852 mm
Comprimento total: 4.836 mm
Largura carroceria: 1.918 mm
Largura total s/ espelhos: 2.089 mm
Altura: 1.371 mm
Altura mínima do solo:156,5 mm
Ângulo de ataque: 15°
Ângulo de saída: 19º
Peso em ordem de marcha: 1.790 kg
Capacidades
Porta-malas: 384 litros
Tanque de combustível: 71 litros

Foto01_DSC_7481_23-11Foto05_DSC_8971_23-11Foto06_DSC_9233_23-11

Postar um comentário