sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Lançamentos: Cross, a nova versão da Saveiro

01 A picape compacta da VW ganhou opção aventureira, com visual robusto é direcionada ao público jovem
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
Versáteis, pois são apropriadas para o uso no trabalho, mas também encaram de maneira natural uma balada, as picapes derivadas dos veículos de passeio integram o cotidiano dos proprietários de automóveis nos grandes centros urbanos. Elas são preferidas principalmente pelos jovens que precisam transportar, bicicletas, motos, pranchas de surf, entre outros equipamentos para praticar esportes, e também por empresas transportadoras que trafegam nas cidades onde há restrições de circulação.
A Volkswagen que lançou sua primeira picape, derivada do02 Gol, em 1.994 conhece bem estas necessidades dos consumidores, pois acaba de lançar a Saveiro Cross, voltada para este publico aventureiro. 
Tudo começou em setembro do ano passado, quando a fabricante de São Bernardo do Campo apresentou a nova versão de sua picape pequena, feita a partir da arquitetura do Novo Gol, nas versões cabine simples e estendida.
Agora é a vez da Saveiro Cross, a irmã aventureira da família, a qual foi mostrada para a imprensa especializada, no dia 22/02 em Campinas (SP).05
Em relação ao modelo normal, a Cross na dianteira, ganhou grade do radiador na cor preta, e ao centro o logo VW. A grade inferior, do tipo colméia, foi ampliada, e tem novo formato para os faróis auxiliares. Entre as duas grades aparece a identificação da versão ‘Saveiro Cross’. Para completar o visual, grandes faróis e vincos no capô da frente.
Comercializada apenas com cabine estendida, o rack do teto é integrado ao santantonio de alumínio na caçamba e forma uma única peça. Para reforçar o visual esportivo, molduras nas caixas de rodas e friso preto na parte inferior da porta, com a inscrição ‘Saveiro Cross’. O nome da 03versão ainda aparece estampado no friso lateral na tampa traseira. Esta versão usa rodas de liga leve 15 polegadas e pneus de uso misto, Scorpion 205/60R15.
A Saveiro Cross sai de fábrica com antena no teto, retrovisores na cor do veículo, estepe sob a caçamba, lanterna traseira de neblina, luzes repetidoras nos retrovisores, maçanetas pintadas na cor do veículo, sensor traseiro de estacionamento, tampa da caçamba com chave, console central com extensão, porta-objetos nas portas, janela traseira corrediça com grade de proteção, 38 revestimento dos bancos com o Cross estampado na região central e em couro sintético nas laterais e 16 porta-objetos incluindo porta-garrafas, tomadas de 12V no console central e na lateral direita atrás do banco do passageiro, rede abaixo da janela traseira, para-brisa degrade, vidros verdes, alavanca do freio de estacionamento com cobertura, detalhes internos em cromo, odômetro total e parcial, relógio digital, tacômetro, gancho porta-casaco na coluna B, laterais das portas com apliques em tecido, para-sóis iluminados com espelho (lados esquerdo e direito), porta-luvas com tampa, volante de direção de 3 raios, alarme, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, trava elétrica das portas com controle remoto, vidros com acionamento elétrico, volante com ajuste de altura e 49 profundidade e capota marítima. Na lista dos opcionais figuram aquecimento, ar-condicionado, rádio CD player, MP3, USB, SD-Card e Bluetooth, volante multifunção, volante multifunção para airbag, airbag e ABS.
O sistema de suspensão é o RCS (Robust Cargo Suspension), o mesmo das outras versões da picape compacta. A dianteira é independente, tipo McPherson com isolamento idêntico ao do Golf, para filtrar melhor as vibrações provocadas pelas irregularidades do piso. 17Segundo a fabricante, este conceito de desenvolvimento é o mesmo usado no novo Polo europeu, com foco na redução da complexidade de montagem, estabilidade e níveis de conforto. 
Por tratar-se de um veículo para transportar carga, o eixo traseiro é diferente do utilizado no Gol e Voyage. Ele tem construção interdependente com braços longitudinais, rigidez torsional calibrada para propiciar, em sintonia com o eixo dianteiro, um comportamento com tendência subesterçante. Esta concepção também proporcionou a otimização do volume disponível na caçamba, se comparado ao modelo anterior. As molas traseiras têm 55curvas de carga superprogressivas que, em conjunto com o batente adicional de elastômero, equalizam as condições de dirigibilidade nos mais variados modos de carregamento. No projeto do veículo, a calibração de molas e amortecedores foi adequada às condições de irregulares das vias da América Latina.
E o motor é o EA-111 1.6L VHT Total Flex, o mesmo que equipa Novo Gol, Voyage, Novo Fox e Polo, montado  transversalmente, o qual oferece 101 cv abastecido com 28gasolina e 104 cv ao usar álcool. O torque é de 15,4 kgfm(A) e 15,6 kgfm(G), usa a transmissão MQ 200.
Com preço sugerido para venda de R$ 41.840 na versão básica, a Saveiro Cross com ar-condicionado custa R$ 44.680 e com todos os opcionais vai a R$ 47.930. Na caçamba, a capacidade volumétrica para transporte de carga é de 734 litros, a Volkswagen oferece um ano de garantia para o veículo,

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

No período de chuva, redobre os cuidados com o veículo

IMG_1286 As chuvas somadas a falta de conservação do piso, comprometem a qualidade do asfalto nas ruas e rodovias. O asfalto ruim potencializa o risco de acidentes já que a água pode esconder buracos dos mais variados tamanhos.
Uma das consequências dos transtornos que o período chuvoso traz para os veículos já é notada nas oficinas e centros automotivos, que recebem um número maior de clientes à procura dos serviços de alinhamento e balanceamento.
Outra parte dos veículos que também é muito prejudicada no período chuvoso é o sistema de escapamento.  Os impactos e solavancos podem sobrecarregar o sistema de fixação, um coxim que se solta ou quebra, caso não seja trocado, pode comprometer não só o escapamento, como para-choque e assoalho. Para evitar o agravamento dos danos e não ocasionar quebras maiores, é recomendável proceder a troca da peça danificada imediatamente.
Com as chuvas o sistema de escapamento sofre também por conta da diferença de temperatura entre o ambiente e os tubos do escape. Esse choque térmico acelera o desgaste de peças.
É necessário que uma manutenção periódica seja feita, evitando preocupações e gastos futuros. "Quando o motorista notar alterações no nível de ruído do veículo, caracterizado por sopros de gases, chocalhos no catalisador, som estridente, ressonâncias ao trocar marchas, entre outras, e também quando sentir que o veículo está com baixo rendimento (amarrado) ou com excesso de consumo de combustível, é recomendável checar o sistema de escape", explica o gerente de Engenharia e Qualidade da Mastra Escapamentos e Catalisadores, Valdecir Rebelatto.
E para os moradores da cidade de São Paulo, onde a Inspeção Veicular Ambiental é obrigatória, o sistema de escape tem que estar em perfeito estado, por que senão, o veículo é reprovado no índice mínimo de gases poluentes que pode emitir.
Por isso, cheque regularmente a situação do escapamento de seu carro. Ele está quase que escondido, mas tem uma função importante para o veículo.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Dicas de Manutenção Veicular Preventiva da Magneti Marelli para uma Viagem Tranquila e Sem Surpresas

A fim de evitar qualquer tipo de problema com o seu veículo, a Magneti Marelli alerta sobre a importância de revisão veicular antes de viajar.
A recomendação básica é manter em dia os itens considerados de segurança como suspensão, direção e freios. Dentro destes três, o motorista precisa ficar atento aos amortecedores, pneus e balanceamento das rodas, molas, bandejas, sistemas de direção (alinhamento), pastilhas e lonas de freios, circuito hidráulico de freio, sistema de arrefecimento, óleo de motor, câmbio e direção, iluminação, além de não se esquecer dos equipamentos obrigatórios como extintor, triângulo, macaco e documentos do veículo e do condutor.
Cada componente tem uma vida útil determinada para um certo período ou quilometragem. No caso dos amortecedores, a Magneti Marelli recomenda que o proprietário do automóvel faça a revisão das peças próximo aos 40 mil Km, pois estatisticamente a verificação deve ocorrer próxima a esta quilometragem (quando outros elementos de consumo como pneus, pastilhas, etc., também devem ser checados).
Para Antonio Colla, chefe do Centro Técnico da Engenharia de Amortecedores da Magneti Marelli, um amortecedor em mau estado aumenta em muito os riscos de acidentes. “Os perigos se traduzem em falta de conforto, maior espaço necessário para frenagens, instabilidade do veículo nas retas e, principalmente, nas curvas”, explica Colla.
Os principais problemas que os amortecedores podem apresentar são desgaste do tubo de pressão e pistão, fadiga das molas das válvulas, desgaste do selo, desgaste dos componentes internos e vazamento de óleo. Se os amortecedores apresentarem problemas de amassamento dos tubos, empenamentos ou vazamento de óleo, que são visíveis, recomenda-se a troca imediata, independente da quilometragem.
Além dos amortecedores, é essencial que o condutor atente para a bateria do automóvel, responsável pelo fornecimento de energia elétrica, que mantém o motor em funcionamento. Com uma bateria comprometida, todo o sistema elétrico do carro pode ser afetado, influenciando no funcionamento da bomba de combustível, faróis, lanternas, limpadores e todos os acessórios de conforto e entretenimento.
O mais indicado no caso é a verificação da “tensão elétrica” e o teste de “auto descarga”. Além de testar a bateria, o sistema que a carrega também deve ser verificado, através do alternador ou dínamo.
Os sistemas de iluminação e sinalização, faróis e lanternas, por lei são obrigados a estarem em perfeitas condições sempre que o veículo automotor estiver ligado e em movimento. Atente para lentes embaçadas, infiltração de água e superfície da lente fosca, que podem causar a queima das lâmpadas. Uma simples verificação visual e a correta regulagem da inclinação dos faróis garantem a segurança do condutor e dos outros motoristas.
Para que o “check up” do veículo seja completo, o sistema de escapamento também deve ser avaliado, pois o conforto e a segurança dos passageiros podem ser comprometidos. Com uma análise visual, que pode ser feita pelo proprietário do automóvel, é checada a existência de pontos de oxidação, que podem levar à quebra do item, gerando paralisação do veículo para troca e/ou reparos.
Outra dica é atentar para o ruído emitido pelo motor. Caso esteja além do normal, pode significar avarias internas no sistema de exaustão. Neste caso um profissional deve ser procurado para diagnose e, dependendo do caso, a troca do componente.
Para evitar todo e qualquer tipo de transtorno durante a viagem de Carnaval é necessário que o motorista procure um profissional competente em um centro técnico ou oficina mecânica que seja equipado com aparelhos capazes de checarem cada item do automóvel.
“No Brasil, a Magneti Marelli conta com mais de 1,2 mil autorizados, com equipamentos e profissionais aptos a realizarem revisão e manutenção preventiva”, finaliza Eliana Giannoccaro, diretora presidente da divisão Aftermarket da Magneti Marelli.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Lançamentos: Amarok é a picape média da VW

AberturaVolkswagen lança picape cabine dupla e passa a disputar mercado com pesos pesados do segmento como S10, Ranger, Hilux, L200, Frontier, entre outras
Texto: Edison Ragassi
Fotos: ER/ Divulgação
Dia 5 de fevereiro, em Bariloche na Argentina, a Volkswagen mostrou para a imprensa especializada brasileira sua picape média batizada de Amarok. Esta é a primeira vez que a fabricante alemã investe neste tipo de produto, pois até então sua experiência em veículos Agua_AB20100129003comerciais leves estava concentrada em furgões, como a Kombi, líder no segmento, que é fabricada no país.
Para entender o conceito da picape, vale explicar o significado do nome. A palavra Amarok na língua dos esquimós da raça Inuit, originários do Norte do Canadá e Groenlândia significa lobo. Assim, a denominação foi escolhida para representar robustez e agilidade, já que para os inuits, o lobo é o rei da vida selvagem.
O modelo chega as revendas da marca em abril, neste Motor_AB20100130017inicio de trabalho, a versão que será comercializada no Brasil é a topo de linha: Highline Cabine Dupla.
Ela é equipada com motor TDI (turbodiesel) 2.0L 16V de última geração. Produzido na Alemanha, o propulsor oferece 163 cv de potência, com um torque de 40,7 kgfm a 1.750 rpm e injeção do tipo commonrail, com dois turbocompressores sequenciais. A suspensão dianteira é independente, com eixo rígido e molas elípticas na traseira, a tração é 4x2, mas oferece opção 4x4 e reduzida, as quais são acionadas eletronicamente por botão no console central. Também há freios ABS com EBD especiais para uso no 4X4, ESP Parede_AB20100202219(sistema eletrônico de controle de estabilidade), que corrige automaticamente derrapagens, EDL (bloqueio eletrônico do diferencial traseiro), o qual não permite que as rodas girem em falso quando um dos eixos  não tem aderência total, HDA (assistente eletrônico de descidas), este equipamento trabalha em conjunto com o ABS para controlar a aderência das quatro rodas em descidas íngremes em velocidades de até 30 km/h e por fim o HHA (assistente eletrônico de saída em inclinações acentuadas), que impede a Amarok de recuar durante três segundos, mesmo sem o pé estar no freio.
A picape média VW é um veículo global, o qual inicialmente será comercializado na América do Sul e depois para outros mercados como Rússia, África do Sul, México, no total são 50 países a receber o modelo fabricado na Argentina. Câmbio_AB20100130008
Entre os fornecedores de peças e componentes estão Sogefi-FRAM da Argentina com os filtros de ar e  combustível e a ZF/ Sachs de Sorocaba que entra com o câmbio manual de seis marchas e alavanca bipartida.
Segundo Carlos Leite, gerente de vendas e marketing Amarok, a rede de concessionárias já está preparada para comercializar e realizar as manutenções no veículo. “Os profissionais da rede passaram por treinamento na Alemanha, isso para que pudessem entender o motor Painel_AB20100130007diesel, também já temos estoques de peças para reposição”, declara ele.
A VW tem um produto com tecnologia avançada e vai mexer com o competitivo segmento de picapes médias. Eles já testam um motor flex, e prometeram para o primeiro semestre de 2011, a versão com cabine simples.
A fabricante não divulgou o preço sugerido para venda. Mas pelas informações obtidas durante o evento --as 3x4_traseiradeclarações foram de que “chegará com preço competitivo”--, pode-se projetar que o valor cobrado pela Amarok será próximo ao da Toyota Hilux SRV que é oferecida por R$ 119.630.
Mas isto é só impressão, em abril descobriremos se estou certo, ou errado!

Agenda de cursos AEA

A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva – AEA divulga a agenda de cursos para o 1º semestre de 2010. A entidade oferece cursos que atribuem valores aos profissionais do setor automotivo, ao promover intercâmbio de informações entre os participantes. Os cursos serão realizados na UNIP – Universidade Paulista, à Rua Dr. Bacelar, 1212 – Vl. Clementino, em São Paulo, com carga horária de 16 horas cada curso. Os dois primeiros cursos no mês de março abordam “Desgaste, Atritos e Lubrificação”, a ser ministrado por Marcos Batista Garcia, mestre em Ciências e Tecnologia de Materiais Nucleares do IPEN – Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares, com experiência de cerca de 20 anos de atuação na área, nos dias 4 e 5. O objetivo do curso é apresentar fundamentos importantes, técnicas e considerações práticas, seleção e utilização de vários tipos de regimes de lubrificação por meio de análises dos mecanismos de desgaste básicos. O segundo curso  do mês, nos dias 18 e 19, é o de Motores a Diesel, com o professor Pedro Paulo Gonçalves, que possui vasta experiência em indústrias automobilísticas, pós-graduado em Administração Industrial pela USP, graduado em Engenharia  Mecânica Industrial/ Tecnologia Mecânica de Projetos pela UBC  -Universidade Braz Cubas e UNESP- Universidade Estadual Paulista.
No mês de abril serão realizados mais dois cursos: “Rede CAN”,  ministrado  por  Roberto Pinto de Oliveira, formado em Engenharia Eletrônica na FEI -Faculdade de Engenharia Industrial. O curso apresenta  informações gerais sobre tecnologia  de  rede CAN, nos dias 8 e 9. O segundo curso do mês, nos dias 22 e 24, o tema aborda “Freios”, com o professor Moacir Fugita Shigeru, atualmente no curso de pós-graduação em Mecânica Automobilística do IECAT - Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas e com reconhecida experiência na indústria automobilística, na área de freios, pois trabalhou 33 anos na GM. O curso busca fornecer informações abrangentes do funcionamento dos componentes do sistema de freios.
Em maio, a entidade traz o curso “Dinâmica Veicular”, nos dias 6 e 7, com o professor João Franco, formado em Engenharia Automobilística e Produção, da FEI -Faculdade de Engenharia Industrial,  pós-graduado em Administração de Empresas FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, também com larga experiência em montadoras e indústrias de autopeças. Hoje é consultor independente. O curso é focado para profissionais graduados interessados na especialização técnica para atuar nas empresas dos setores automotivo, de autopeças e correlatos. O último curso da programação é “Conformação Mecânica”, nos dias 20 e 21, com os professores Renato Teixeira Vargas, doutor em Engenharia Mecânica pela Politécnica da USP  e professor doutor Ronald Lesley Plaut, engenheiro metalurgista, M. Met,. Ph.D,. Livre-Docente e trabalha no depto. de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da EPUSP- Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. O curso  é  para  profissionais do setor metalúrgico envolvidos diretamente no cálculo estrutural de diversos componentes metálicos.
Para finalizar a programação do semestre da AEA, no mês de junho a entidade traz o curso “Análise de Falhas com Ênfase em Confiabilidade”, nos dias 10 e 11, com o professor Marcos Batista Garcia, destinado aos profissionais da área que atuam em análise do ciclo de vida, qualidade, processo de desenvolvimento e assistência técnica. O curso vai promover uma análise dos mecanismos e origem de falha ao longo do ciclo de vida do sistema e determinando a causa raiz e prevenção de reincidência. Nos dias 24 e 25, o curso de “Motores de Combustão Interna – Módulo I”, com o professor Paulo Sérgio Germano Carvalho, doutor em Engenharia Mecânica (Área Térmica-Fluídica) pela Escola Politécnica da Universidade São Paulo. O objetivo do curso é passar informações. Práticas e teóricas  adequadas sobre motores de combustão interna para funções e aplicação requerida.
Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (11) 5575-9043, ramal 18, ou no site www.aea.org.br. As inscrições devem ser feitas diretamente por meio e.mail jacqueline@aea.org.br.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Honda apóia educação de pedestres

Travessia Segura_baixaA campanha educativa Travessia Segura – realizada pela Prefeitura da cidade de São Paulo em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e as Secretarias Municipais do Trabalho e do Transporte, com o apoio da Honda – teve início na última segunda-feira (1º). A primeira atividade é o posicionamento de 120 orientadores em 19 cruzamentos críticos da cidade, onde há maior volume de pedestres e índices significativos de atropelamentos, a fim de conscientizar a população a manter comportamentos seguros na travessia de ruas e cruzamentos. A ação dos orientadores nos cruzamentos será realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Eles estarão uniformizados e portando estandartes com mensagens educativas como "Pedestre, aguarde na calçada" ou "Cuidado com a conversão de veículos".
Além de aumentar o nível de atenção de motoristas e pedestres, o trabalho irá incentivar o respeito à sinalização e às regras do Código de Trânsito Brasileiro, orientando os pedestres a atravessarem nos locais seguros e sinalizados, de acordo com os estágios dos semáforos destinados a eles, e instruindo os motoristas a obedecerem às faixas de travessia. Os 19 cruzamentos que contarão com os orientadores se localizam nas regiões do Centro, da Avenida Paulista, do Bresser/Belém/Tatuapé, da Faria Lima/Juscelino, de Santo Amaro e do Jabaquara.
O apoio da Honda, que forneceu uniformes e material de trabalho, faz parte das diversas ações da marca em prol da harmonia no trânsito. A empresa mantém dois Centros Educacionais de Trânsito, nas cidades de Indaiatuba (SP) e de Recife (PE), onde treina profissionais de empresas frotistas e de órgãos públicos para conduzirem motocicletas com segurança. Além disso, promove campanhas de conscientização e projetos educacionais, como o Clubinho Honda (www.clubinhohonda.com.br), voltado ao público infantil, e o game Harmonia no Trânsito (www.harmonianotransito.com.br)

Lançamentos: EcoSport ganha novo visual

EcoSport 2011
Tatui 27.01.2010Com modificações estéticas, o SUV ganha identidade visual mais moderna e agressiva, novos detalhes de acabamento e tem o preço reposicionado para baixo
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
Maceió, em Alagoas foi o local escolhido pela Ford para mostrar as modificações feitas em seu veículo de maior sucesso dos últimos tempos, o utilitário esportivo EcoSport.
Baseado em pesquisas feitas com os consumidores do modelo, os designers modificaram a identidade visual para 01_Eco_FreeStyle_Frenteo carro. A frente foi reestilizada, ganhou uma nova grade do radiador, com três barras horizontais, o que segue as linhas da identidade global da marca. O logo EcoSport, agora vem grafado no centro do capô nas versões FreeStyle, XLT e 4WD. 
Os faróis trazem acabamento em cromo escuro nas versões FreeStyle e 4WD. As rodas de liga leve aro 15, de cinco raios, também ganharam novos desenhos e acabamento. Para conferir um visual mais aerodinâmico ao teto, além de dar uma nova proporção ao veículo, foi desenhado novo Novo EcoSport 2011
TatuÌ - 27.01.2010bagageiro longitudinal.
As molduras laterais, redesenhadas, vêm com o emblema EcoSport integrado.
No interior do veículo, a fabricante incorporou um quadro de instrumentos com novo grafismo e iluminação permanente de efeito tridimensional, para melhor visualização. Há funções de aviso de farol ligado, portas abertas e manutenção programada.   12_Eco_FreeStyle_Painel
Foram introduzidos novos revestimentos dos bancos e portas tanto nos tecidos quanto na opção de couro. Na versão com transmissão manual, o console tem novo porta-objetos. A versão Automática, recebeu um apoio para descansar o pé esquerdo.
Por se tratar de um carro que agrada o público jovem, a partir da versão XLS, ele usa chave tipo canivete, com lâmina retrátil e controles integrados para travar, destravar e localizar o veículo.
A linha 2011 do EcoSport chega às revendas da marca na segunda quinzena de fevereiro, apesar das modificações estéticas, a arquitetura continua a mesma, assim, asEcoSport 2011
Tatui 27.01.2010 principais peças de reposição como discos, pastilhas e lonas de freios, molas e amortecedores continuam as mesmas e não sofreram alterações nos preços.
Para manter o EcoSport atraente e competitivo, a Ford reposicionou os preços para baixo. A versão XL de entrada com ar-condicionado e direção hidráulica tem preço sugerido para venda de R$49.900. O modelo FreeStyle 1.6L Flex, vem equipado com computador de bordo, controle do rádio na coluna de direção, aviso de portas abertas no painel, volante revestido em couro, painel de instrumentos cinza, porta-revistas atrás dos bancos dianteiros, faróis com acabamento em cromo escuro, grade do radiador e molduras laterais na cor cinza London e rodas de liga leve, tem preço sugerido 03_Eco_FreeStyle_Traseirade R$ 57.190, o modelo anterior custava R$ 58.600. A fabricante também oferece agora 3 anos de garantia total, sem limite de quilometragem,  e as revisões preço fixo.
Ainda na gama de modelos há as opções com motorização 2.0L Flex, manual, automática e 4WD.