domingo, 13 de março de 2011

O chinês J3 chega ao Brasil

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JAC Motors, fabricante de automóveis chinesa, inicia as vendas de um hatch e um sedã. Eles são equipados de série com som, ar-condicionado, direção hidráulica, ABS e air bag
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
No último dia 11 de março, o Grupo SHC de Sergio Habib, reuniu a imprensa especializada brasileira em Campinas, para mostrar os carros J3 e J3 Turin, hatch e sedã respectivamente, da fabricante chinesa JAC Motors.
Em dimensões eles têm 1.650 mm de largura e 1465 mm de altura O comprimento do hatch é de 3.965mm e o sedã mede 4.155 mm. Ambos usam 2.400 mm de distância entre os eixos. A capacidade volumétrica do porta-malas é de 350 litros (hatch) e 490L (sedã), enquanto que o tanque de combustível recebe 48 litros.
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Ambos são equipados com motor 1.4L feito com bloco de alumínio, de 4 cilindros em linha e comando de válvulas DOHC 16V VVT. Seu deslocamento volumétrico é de 1.332 cm³. Com taxa de compressão de 10,5:1, entrega potência máxima de 108 cv a 6000 rpm e torque máximo de  14,1 kgfm a 4500 rpm, ele foi J3_008desenvolvido em parceria com a fabricante austríaca AVL. O J3 acelera de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos e 11,9 segundos para o J3 Turin, sua velocidade máxima de 186 km/h. 
A suspensão dianteira é independente, do tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora. Na traseira é independente, tipo Dual Link com molas helicoidais. Os freios dianteiros são a disco ventilado, com pastilha para 45.000 km e os traseiros a tambor com sapatas auto-ajustáveis, os carros são equipados de série com sistemas ABS e EBD.
Em relação ao modelo comercializado no país de origem, os veículos passaram por mais de 240 modificações, as quais foram supervisionadas pessoalmente por Habib, entre elas foi trocada a caixa de câmbio manual de 5 velocidades.

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Segundo o presidente da JAC Motors do Brasil, os carros passaram por avaliação dos mecânicos de suas concessionárias, os quais os classificaram como de fácil reparo. Também foram avaliados pelo Cesvi. Segundo a entidade, no quesito reparabilidade, o J3 foi apontado como o segundo hatch compacto mais fácil e barato de se consertar após uma colisão, dentro do Car Group 13, e o J3 Turin alcançou a primeira posição entre os sedãs de seu porte, no mesmo índice.
Assim o importador oferece 6 anos de garantia para estes carros. Os pacotes de revisão também têm preços competitivos, a primeira feita após 2.500 km é grátis, a segunda aos 5.000 km custa R$ 87,00 e a terceira que ocorre depois do veículo rodar 10.000 km sai por R$ 99,00, a revisão com maior custo é a dos 60.000 km, pela qual é cobrada R$ 198,00.
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Eles não irão homologar fornecedores nacionais para peças de reposição, pois segundo Habib, não compensa, a China tem fornecedores mundiais com os melhores preços do mercado.
O preço sugerido para venda do J3 é R$ 37.900 e o J3 Turin é comercializado por R$ 39.900. Ambos são equipados de série com: air bag duplo, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, freios ABS de 8ª geração e EBD, ar-condicionado, MP3 Player para CD e USB, sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 15", pneus 185/60 R15 luzes de neblina e faróis com regulagem elétrica. Eles estão disponíveis em três cores sólidas (Branco Ártico, Vermelho Cereja e Preto Classic) e em quatro opções metálicas (Prata Imperial, Cinza Mercúrio, Vermelho Rubi e Azul Pacífico). A cor metálica é, inclusive, o único opcional dos modelos, seu custo é de R$ 990. Já bancos em couro são oferecidos como acessório na rede de concessionárias.
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As operações da JAC Motors no Brasil iniciam com 50 concessionárias, elas serão inauguradas dia 18 de março, que é chamado de ‘Dia J’, a expectativa do empresário é de comercializar 35.000 veículos até o final de 2010.
Em junho está previsto a chegada da minivan J6 e o sedã J5 em setembro. O compacto J2 deve desembarcar no inicio de 2012. E os chineses já trabalham com a Delphi no desenvolvimento do motor flex, a nova motorização deve chegar daqui a um ano.

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Ficha técnica:

Modelo

J3

J3 Turin

Versão

1.4 VVT

1.4 VVT

Dimensões totais
Comp. x Larg. x Alt. (mm)

3965×1650×1465

4155×1650×1465

Entre eixos (mm)

2400

2400

Peso em ordem de marcha (kg)

1060

1100

Capacidade do porta-malas (l)

350

490

Capacidade do tanque de combustível (l)

48

48

Tipo de motor

4 cilindros em linha

4 cilindros em linha

Deslocamento volumétrico (cm3)

1332

1332

Diâmetro (mm)

75

75

Curso (mm)

75,4

75,4

Comando de válvulas

DOHC 16V VVT

DOHC 16V VVT

Relação de compressão

10,5:1

10,5:1

Potência Máxima (cv/rpm)

108/6000

108/6000

Torque Máximo (Nm/rpm)

138/4500

138/4500

Transmissão

Manual de 5 Velocidades

Manual de 5 velocidades

Suspensão dianteira

Independente, tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora

Independente, tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora

Suspensão traseira

Independente, tipo Dual Link com molas helicoidais

Independente, tipo Dual Link com molas helicoidais

Freios

Dianteiro a disco ventilado e traseiro a tambor com sapatas auto-ajustáveis, com ABS e EBD

Dianteiro a disco ventilado e traseiro a tambor com sapatas auto-ajustáveis, com ABS e EBD

Pneus

185/60 R15

185/60 R15

Rodas

Em liga de alumínio 15"

Em liga de alumínio 15"

Velocidade máxima

186 km/h

186 km/h

Aceleração de 0 a 100 km/h

11,7 segundos

11,9 segundos

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