segunda-feira, 18 de abril de 2011

GP da China: Hamilton venceu, mas a Red Bull é melhor

Aceleradas

Por: Edison Ragassi

174314

O talento prevaleceu no circuito de Xangai, assim o piloto da McLaren subiu ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez este ano

Quem acordou as quatro da manhã para acompanhar o GP da China, disputado no último domingo no circuito de Xangai, pode ter desligado a TV ao final da prova com uma impressão errada.

O inglês Lewis Hamilton (McLaren) venceu, Sebastian Vettel (Red Bull), atual campeão e vencedor das duas primeiras etapas, após dominar os treinos classificatórios, chegou na segunda colocação e Mark Webber (Red Bull) foi o terceiro.

174274 Os problemas do alemão da RBR começaram na largada, ele não consegui segurar Jenson Button (McLaren) e Hamilton e caiu para o terceiro lugar. Como os pneus desta temporada fornecidos pela Pirelli são feitos para desgastar-se rapidamente, as trocas foram feitas de acordo com as necessidades. E isso promoveu várias alterações na liderança.
Passaram pelo primeiro lugar Nico Rosberg (Mercedes), Jenson Button, Lewis Hamilton, Felipe Massa (Ferrari) e o próprio Vettel.

Mas no final, o inglesinho abusado da McLaren ultrapassou o atual campeão na volta 52 e foi receber a quadriculada preto e branco.
Uma corrida de tirar o chapéu fez Webber. Após largar em 18º veio superando os adversários até conseguir o direito de estar no pódio.

174440O brasileiro Felipe Massa conseguiu se impor dentro da Ferrari e deixou o companheiro espanhol Fernando Alonso comendo poeira. Ao apagar das luzes vermelhas, ele foi pra cima e conseguiu o quinto lugar do rival e companheiro. Ele só não conseguiu chegar ao pódio porque no final da prova, sua Ferrari estava totalmente detonada. Hamilton, Button e Rosberg superaram o brasileiro que terminou na sexta colocação. Alonso chegou em sétimo, Michael Schumacher (Mercedes) foi o oitavo, Vitaly Petrov (Lotus-Renault) chegou em nono e Kamui Kobayashi (Sauber -Ferrari) completou a zona de pontuação na décima colocação.

174391

Depois desta movimentada prova é possível deduzir que a Red Bull tem os melhores carros da temporada. Vettel só perdeu porque não deu muita bola na largada. Quase a mesma coisa que fez o companheiro Webber na classificação. O australiano considerou que tinha um carro tão bom (e tem mesmo, mas precisa saber usá-lo), que não utilizou os pneus macios no Q1 e amargou a 18º posição. Vettel achou que poderia ganhar a corrida a qualquer momento, mas esqueceu que tinha como rival um esfomeado Hamilton, que não vencia desde o GP da Bélgica de 2010. Ai, pra que arriscar, pois depois de duas vitórias na temporada, o importante é somar pontos e não arriscar ficar sem nenhum.

174322

Também já é possível afirmar que os carros da Willams, pilotados por Rubens Barrichello e Pastor Maldonado nasceram ruim. O experiente Barrichello largou na 15ª posição e terminou em 13º. Quando erram no projeto, dificilmente consegue-se a correção. Rubinho terá uma dura temporada 2011.

A próxima etapa esta será o GP da Turquia, dia 8 de maio, em Istambul. As equipes terão tempo para evoluir seus carros, pois todos buscam aproximar-se da Red Bull.
Rapidinhas
Otimismo, apesar da quinta colocação
Felipe Massa sabe que está devendo para a torcida e para ele mesmo, mas gostou da performance na China."Estou feliz com a minha corrida. Acho que foi a melhor do ano, talvez a melhor incluindo até o ano passado", afirmou o brasileiro. O problema é o que já sabemos se Alonso estiver próximo, ele terá que dar a posição.
Como é bom vencer
Lewis Hamilton mostrou que é um dos melhores pilotos da atualidade na F-1. Venceu depois de quase ter que largar dos boxes com problemas no motor de seu carro. "Foi uma das melhores corridas da minha vida. É incrível poder levar esse troféu para casa. Estou absolutamente estupefato. Parece que fazia tempo, muito tempo que não vencia. Estou muito orgulhoso e extremamente grato".
Decepção
Em três provas, Rubens Barrichello não conseguiu marcar nenhum ponto. "O carro não está correndo como o esperado. Vou trabalhar duro com a equipe para ajudá-los nas melhorias. Preciso que esse carro tenha uma performance melhor e eu sei que isso pode ser feito". Boa sorte Rubinho!

Nenhum comentário: