quinta-feira, 5 de maio de 2011

Saveiro Cross/ Peugeot Hoggar Scapade: Aventureiras e trabalhadoras

IMG_0973IMG_1056

Picapes compactas com visual diferenciado são veículos multiuso que chamam a atenção dos consumidores e principalmente do público jovem
Por: Edison Ragassi
Fotos: José Nascimento 
As picapes derivadas de carros de passeio integram o cotidiano dos proprietários de automóveis nos grandes centros urbanos. Em principio elas foram projetadas para o uso no trabalho, mas com o tempo, as fabricantes perceberam que um veículo deste tipo poderia oferecer mais. Assim surgiram as versões especiais, feitas para uso comercial e também social. É o caso da VW Saveiro Cross e Peugeot Hoggar.
IMG_0925IMG_1013

A história da compacta Volkswagen começou em 1994, como derivada do Gol e continuou até os dias de hoje. Ela passou a ser fabricada na arquitetura do Gol Geração 5 em setembro de 2009. Em fevereiro de 2010, chegou ao mercado a versão aventureira Saveiro Cross.
Para a Peugeot a participação no segmento de picapes compactas começou em abril de 2010 com a chegada da Hoggar. Ela foi desenvolvida no Brasil e usa a arquitetura da linha 207, sua versão aventureira é a Escapade. 
IMG_0986IMG_0992

A Saveiro Cross tem comprimento de 4.526 mm, distância entre os eixos de 2.750 mm, sua altura é de 1.509 mm e largura de 1.729 mm. Vendida só com cabine estendida, seu compartimento de carga recebe 734 litros e carga útil máxima 661 kg.
A Hoggar Escapade mede 4.526 mm de comprimento, com entre-eixos de 2.745 mm, altura de 1.524 mm e largura de 1.668 mm. Na traseira a caçamba tem a capacidade volumétrica de 1.151 litros e carga útil de 650 kg.
IMG_0924IMG_1087

O propulsor da picape compacta VW é o EA-111 1.6L VHT Total Flex, o mesmo que equipa o Novo Gol, Voyage, Novo Fox e Polo, montado  transversalmente, o qual oferece 101 cv abastecido com gasolina e 104 cv ao usar etanol. O torque é de 15,4 kgfm(E) e 15,6 kgfm(G).
Enquanto que a Peugeot equipa sua picape com motor 1.6L 16 válvulas, também usado no 207 hatch, 207 SW e 207 Escapade. Sua potência é de 113 cv (E) / 110 cv(G) e torque de 15,5 kgfm(E) / 14,2 kgfm(G).
IMG_1132IMG_1100

A suspensão dianteira do modelo VW é independente, tipo McPherson, com braços triangulares transversais, molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora de 20 mm de diâmetro. A traseira é interdependente, com braços longitudinais, molas helicoidais super progressivas e amortecedores pressurizados. 
O veículo Peugeot usa na dianteira, rodas independentes, pseudo McPherson, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos integrados.

IMG_1145IMG_1089

E a traseira tem rodas independentes, barras de torção transversais, amortecedores hidráulicos semi-horizontais e barra estabilizadora.       
A Saveiro Cross sai de fábrica com antena no teto, retrovisores na cor do veículo, estepe sob a caçamba, lanterna traseira de neblina, luzes repetidoras nos retrovisores, maçanetas pintadas na cor do veículo, sensor traseiro de estacionamento, tampa da caçamba com chave, console central com extensão, porta-objetos nas portas, janela traseira corrediça com grade de proteção, revestimento dos bancos com o Cross estampado na região central e em couro sintético nas laterais e 16 porta-objetos incluindo porta-garrafas, rede abaixo da janela traseira, para-brisa degrade, vidros verdes, alavanca, odômetro total e parcial, tacômetro, gancho porta-casaco na coluna B, laterais das portas com apliques em tecido, para-sóis iluminados com espelho (lados esquerdo e direito), porta-luvas com tampa, volante de direção de 3 raios, alarme, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, trava elétrica das portas com controle remoto, vidros com acionamento elétrico, volante com ajuste de altura e  profundidade e capota marítima, entre outros.

IMG_0915IMG_1079

Na lista dos opcionais figuram aquecimento, ar-condicionado, rádio CD player, MP3, USB, SD-Card e Bluetooth, volante multifunção, volante multifunção para air bag, air bag e ABS.
E a Peugeot Hoggar Escapade sai de fábrica com conta-giros, faróis de neblina dianteiros, grade protetora do vidro traseiro, lanterna traseira de neblina integrada à lanterna, protetor de cárter, retrovisor interno dia e noite, retrovisores externos com regulagem interna elétrica, tampa da caçamba com travamento à chave, 2 alto-falantes nas portas dianteiras, apoios de braços moldado nas portas, ar quente, ar-condicionado, bancos esportivos, sendo que o do motorista tem regulagem de altura, coluna da direção com regulagem de altura, console central longo com compartimento para objetos.

IMG_0907IMG_1069

Ainda tem direção hidráulica, ganchos (internos e externos) para amarração de carga na caçamba, antena longa no teto, barras no teto para bagageiro com dupla posição, capas dos retrovisores externos negros, degraus laterais, pneus de uso misto, rodas de liga leve 15 polegadas, entre outros.
IMG_0948IMG_1008

Com preço sugerido para venda de R$ R$ 43.410 na versão básica, a Saveiro Cross com ar-condicionado custa R$ 46.350. A Peugeot Hoggar custa R$ 43.500, ao adicionar air bag chega a R$ 44.500.
Colaboraram:
VW do Brasil, Peugeot do Brasil, concessionária Volkswagen Green Automóveis- Giovanni e Mecânica Opcar
Custos de manutenção Saveiro Cross
Amortecedores dianteiros: R$ 174,60 - Cada
Serviço: R$ 308,00
Amortecedores traseiros: R$ 136,34 - Cada
Serviço: R$ 154,00
Discos de freios dianteiros: R$ 126,46 - Cada
Serviço: R$ 70,00
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 153,25.
Serviço: R$ 70,00
Lonas traseiras: R$ 468,15
Serviço: R$ 182,00
Óleo/ litro: R$ 29,31
Serviço: R$ 70,00
Filtro de óleo: R$ 17,20
Serviço: Incluso no valor da troca de óleo
Filtro de ar: R$ 26,53
Serviço: R$ 28,00
Filtro de combustível: R$ 10,20
Serviço: R$ 28,00
Filtro anti-polén: Não usa
Velas: R$ 67,84
Serviço: R$ 126,00

Custos de manutenção Peugeot Hoggar
Amortecedores dianteiros: R$ 238,00 (o par)
Serviço: R$ 210,00 (o par)
Amortecedores traseiros: R$ 229,80 (o par)
Serviço: R$ 63,20 (o par)
Discos de freios dianteiros: R$ 244,80 (o par)
Serviço: R$ 94,50 (o par)
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 212,80
Serviço: R$ 50,20 (a troca da pastilha já está incluída na troca do disco)
Lonas traseiras: R$ 107,50
Serviço: R$ 147,00
Óleo/ litro: R$ 22,00 (Semi-sintético)
Serviço: R$ 20,30
Filtro de óleo: R$ 31,70
Serviço: incluído na troca do óleo
Filtro de ar: R$ 45,40
Serviço: R$ 20,60
Filtro de combustível: R$ 22,50
Serviço: R$ 41,50
Filtro anti-polén: R$ 51,00
Serviço: R$ 21,00
Velas: R$ 74,40
Serviço: R$ 31,60

Um comentário:

DIEGO - VG-MT disse...

BELO POST, COMPARANDO SO AS MELHORES!