terça-feira, 20 de setembro de 2011

Ford desenvolve bicicleta elétrica

Ford_E_Bike_01Atualmente as fabricantes de veículos buscam soluções de mobilidade que não prejudiquem o meio ambiente. Uma delas foi apresentada na Europa pela Ford Motor Company, a bicicleta elétrica E-Bike Concept.

O modelo foi desenvolvido para mostrar que a linguagem de design da marca pode ser traduzida em diferentes aplicações e demonstrar o potencial de aplicações da tecnologia de propulsão elétrica. "O mercado de bicicletas elétricas está crescendo muito rápido, com cerca de 30 milhões de unidades vendidas globalmente no ano passado", diz Axel Wilke, diretor de Personalização de Veículos da Ford Europa. "Vemos as E-Bikes como um elemento importante de mobilidade urbana. Mais e mais pessoas estão usando E-Bikes em trajetos de curta distância e elas estão se tornando confortáveis com o conceito de mobilidade elétrica", complementa o diretor. 
Ford_E_Bike_03

O quadro tem perfil trapezoidal, construído em alumínio e carbono, pesa 2,5 kg. As rodas de seis raios têm o desenho em V, o sistema propulsor fica escondido no quadro.
O sistema de tração é formado por um motor no cubo da roda dianteira e uma bateria de íons de lítio embutida no quadro. Ele prevê uma autonomia de até 85 km com uma carga completa, usando um controlador integrado de sensor magnetostritivo, tecnologia desenvolvida na Fórmula 1. Segundo divulgado pelos desenvolvedores, a Ford não pretende comercializar sua E-Bike, mas estuda o segmento com muita atenção.

Nenhum comentário: