domingo, 2 de outubro de 2011

Lançamentos: Novo Tiguan

DB2011AU00190VW traz da Alemanha a nova geração do SUV bem mais equipado e com novo visual, apesar do aumento do IPI para veículos importados, manteve seu preço competitivo
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
Em Belo Horizonte (MG), a VW reuniu a imprensa especializada brasileira, dia 30 de setembro, para mostrar o Novo Tiguan.
O carro agora ostenta a nova identidade global da marca, além da nova aparência, foram incorporadas soluções de segurança e conforto para os ocupantes.
DB2011AU00800_large
O conjunto ótico ganhou LEDS para iluminação diurna, os faróis auxiliares também atuam como luzes direcionais, acionadas em curvas fechadas, em baixa velocidade. O computador de bordo recebeu nova grafia também foi incorporado o detector de fadiga.

Ele analisa a forma como o motorista dirige e compara com os 15 primeiros minutos de direção. Caso detecte um desvio no comportamento ao volante, o equipamento emite um alerta, sugerindo ao condutor uma parada para descansar e tomar um café. A VW oferece para seu SUV o sistema Park Assist II, que faz o carro estacionar sozinho em vagas paralelas e diagonais.
Tiguan_Painel_Lat

O carro traz seis air bags (dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina). O air bag do passageiro da frente pode ser desativado. Sistema de freios ABS e controles eletrônicos de estabilidade e de tração contribuem para reduzir a possibilidade de acidentes. Para aumentar a segurança no transporte de crianças, o Novo Tiguan tem sistema ISOFIX para acomodação de cadeirinhas no banco traseiro.
Tiguan_Bancos_Tras1

Os bancos usam revestimento especial em tecido, com uma faixa central de couro Alcantara, estilo Milan, em preto, cinza ou bege.
O utilitário esportivo importado da Alemanha é equipado com um propulsor 2.0 TSI, turbo alimentado e com injeção direta de gasolina na câmara de combustão. Sua potência é de 200 cv a 5.100 rpm e 28,5 kgfm de torque a 1.800 rpm. Usa câmbio automático de seis marchas e comando Tiptronic, segundo divulgado pela VW, este conjunto faz o SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e permite uma velocidade máxima de 207 km/h.
DB2011AU00203

O câmbio oferece trocas manuais sequencias na alavanca, ou por meio de shift paddles junto ao volante. Também tem acionamento eletrônico do freio de estacionamento e sistema auto-hold, que mantém o veículo parado em aclives durante alguns segundos, após o motorista ter tirado o pé do pedal do freio, o que evita recuo nas arrancadas.
DB2011AU00797_large

A tração é do tipo 4MOTION, o qual se adapta às condições de uso, pois distribui a força do motor para as quatro rodas do carro de acordo com a situação momentânea. No uso normal, 90% do torque é dirigido para o eixo dianteiro, o que ajuda a economizar combustível, quando necessário, o eixo traseiro é mais beneficiado.
Tiguan_Radio

A distribuição de torque é feita por uma embreagem eletrohidráulica multidiscos, integrada ao diferencial traseiro, e pode variar de forma constante, controlada eletronicamente. O sistema também evita que as rodas dianteiras girem em falso nas arrancadas e nas acelerações, ele pode transferir até 100% da força do motor para as rodas traseiras nessas circunstâncias, ele garante maior tração em pisos molhados, com lama ou areia.
DB2011AU00201

O preço sugerido para venda do Novo Tiguan é de R$110.000, o modelo anterior custava R$101.000. A Volkswagen considera que, apesar do aumento do IPI para veículos importados ela conseguiu manter o modelo em um valor competitivo.

Postar um comentário