domingo, 13 de novembro de 2011

Lançamentos: Range Rover Evoque

Firenze_Red_Colima_Lime074Land Rover traz para o Brasil o utilitário esportivo concebido com apelo urbano. A marca espera conquistar novos clientes com o modelo
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
No final de outubro, a Land Rover Brasil mostrou para a imprensa especializada o Range Rover Evoque.
O utilitário esportivo foi concebido para mudar um pouco a imagem da empresa que é sinônimo de veículos para o fora de estrada, por isso suas linhas receberam inspiração urbana.
Firenze_Red_047

A frente usa linhas robustas, os faróis são embutidos nos para-lamas e unem-se ao capô como uma só peça. No centro uma grande grade, abaixo o para-choque na mesma cor do carro e uma grade trapezoidal na parte inferior.

Photograph James Lipman / jameslipman.com UK 07803 885275

As laterais têm vincos que começam nas lanternas, quando chegam aos para-lamas dianteiros ganham forma circular para acompanhar as caixas de rodas.

Firenze_Red_022

A traseira usa visual robusto, as linhas retas têm os cantos arredondados, as lanternas lembram os olhos de um robô. A parte inferior do para-choque segue o desenho da dianteira em formato trapezoidal.

rr_evq_12my_media_drive_280711_19_LowRes

São vários os modelos, todos equipados com motor gasolina Si4 de 2.0 litros de 240 cavalos de potência e torque de 34,7 kgfm. Ele usa injeção direta de combustível e distribuição dupla variável.

rotary_auto_shifter_1

O câmbio é o AISIN AW F21 automático de seis velocidades, com opção de mudanças sequenciais por botões colocados na parte de trás do volante. A alavanca de câmbio foi substituída pelo sistema Drive Selector, que proporciona mudanças ao giro de um botão no centro do console.

Indus_Silver_114

Apesar da inspiração urbana, o Evoque está preparado paro o fora de estrada, com tração integral nas quatro rodas, a última versão do sistema Terrain Response, que adapta as configurações de tração, motor, suspensão e torque de acordo com o tipo de terreno em que se trafega.

colima_lime_056

Na versão Pure o Evoque tem preço sugerido de R$ 164.900 (5 portas) e R$ 167.900 (3 portas) . É equipado com rodas de liga leve aro 18 polegadas e três diferentes temas de acabamento interno: Ebony (preto), Almond (bege) e Cirrus (cinza), que definem as cores do couro que reveste os bancos e o acabamento das portas e do painel, sempre com costura dupla.

Firenze_Red_011

A opção Dynamic custa R$ 182.900 (5 portas)/ R$ 187.900 (3 portas) , tem apelo esportivo, a grade frontal em tonalidade mais escura, assim como as saídas de ar laterais. O acabamento do para-choque dianteiro foi pensado para combinar com as rodas de aro 19 em liga leve, oferecidas em duas opções de design.

evoque_int_dynamic_verve1_hr

Por dentro, bancos em couro em duas tonalidades e quatro opções de cores. Sistema de iluminação interna com mudanças de cores (mood lighting), o acabamento do painel e das portas, mescla couro de costura dupla e alumínio escovado.

Entre os equipamentos traz, sistema de navegação HDD pela tela de 8 polegadas, sistema park assist que calcula o espaço disponível e realiza automaticamente a manobra de baliza e os sensores de estacionamento traseiro e dianteiro.

Ipanema_Sand_024

Na opção Dynamic Tech Pack o preço é de R$ 231.900 (5 portas)/ R$ 231.900 (3 portas). Ela traz rodas superesportivas de aro 20 e duas opções de design, bancos concha, sistema de chave inteligente keyless, sistema de câmeras 360° (que monitoram todos os lados do veículo), sistema de som Meridian com 17 alto-falantes e 825W de potência, além de sistema de TV analógica e digital e abertura elétrica do porta-malas.

Ainda tem sistema Adaptative Dynamics, com amortecedores Magne Ride, que adapta o fluido do amortecedor de acordo com a velocidade, tipo de piso e estilo de direção do motorista para uma condução esportiva ou não.

Indus_Silver_051

A Prestige custa R$ 182.900, por fora, traz acabamento cromado na grade frontal, nas saídas de ar laterais e nos faróis de neblina. As rodas em liga leve de aro 19 possuem design diferenciado e acabamento Diamond Turned.

Por dentro, os bancos tem desenho exclusivo, sistema de som Meridiam de 11 alto-falantes de 380W, entrada para iPod e duas saídas USB. Ao todo, são cinco opções de cores de acabamento realçadas pelo teto panorâmico. Também tem sistema pak assist, bancos elétricos, ar-condicionado automático, sistema de navegação HDD, bluetooth com áudio streaming, entre outros.

evoque_prestige_int_08_hr

E a Prestige Tech Pack, com preço de R$ 231.900 (5 portas)/ R$ 231.900 (3 portas), vem com: Sistema de entretenimento com duas telas LCD independentes nos encostos dos bancos dianteiros, sistema de câmera 360° tela de 8 polegadas Dual View, que possibilita ao motorista o acesso a todas as funções do veículo enquanto o passageiro do banco da frente pode assistir, na mesma tela, a um filme ou o programa de TV, rodas de liga leve de aro 20 e design exclusivo e teto panorâmico.

park_assist_007_LowRes

Não estranhe o fato das versões 3 portas custarem mais caro que as de cinco. Isso faz parte da estratégia mundial de comercialização da fabricante inglesa.
Os valores divulgados no lançamento do veículo não incluem o aumento de IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados), o qual passa a vigorar a partir de dezembro.
Aqui serão comercializadas só as versões com motor gasolina e equipadas com tração 4X4. A expectativa com o Range Rover Evoque é grande, os executivos acreditam que ele trará novos clientes para a marca.

Postar um comentário