sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Comparativo: Chevrolet Cobalt X Fiat Siena

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A Chevrolet passou a comercializar seu novo sedã compacto equipado com motor 1.4L, ele chega para encarar um carro consagrado da Fiat, o Siena   
Por: Edison Ragassi
Fotos: Estúdio Prána/ José Nascimento
Dia 03 de novembro, quando a General Motors comemorou 100 anos da marca Chevrolet, também mostrou para a imprensa especializada brasileira o novo Cobalt.

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O carro é um sedã compacto com comprimento de 4.479 mm, 1.735 mm de largura, para uma distância entre-eixos de 2.620 mm. No compartimento de bagagem traseiro, a capacidade é de 563 litros.

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O novo Chevrolet chega ao mercado para disputar espaço com outro compacto de muito sucesso em vendas, o Fiat Siena. Modelo integrante da família Palio (deve mudar no inicio de 2012), tem comprimento de 4.155,5 mm, largura é de 1.639 mm, a distancia entre os eixos é de 2.374 mm. No porta-malas, a capacidade volumétrica é de 500 litros.
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Uma novidade implantada pela Chevrolet em um carro deste porte é o painel. Na área de instrumentos ele tem o velocímetro digital e o conta-giros analógico. Também digital o marcador de combustível e as informações do computador de bordo.

Já o carro da Fiat usa velocímetro e hodometro analógicos, e as informações do marcador de combustível e computador de bordo são digitais.    

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No Cobalt a Chevrolet usa o propulsor 1.4 Econo.Flex VHCE (Very High Compression), o qual teve a calibração aprimorada para partida a frio. Ele entrega potência máxima de 102 cv (E) e 97 cv (G) a 6.200 rpm. O torque é de 13,0 kgfm (E)/ 12,8 kgfm (G) a 3.200 rpm.

O Siena tem o tradicional propulsor Fire 1.4L Flex de 85 cv (G)/ 86 cv (E) a 5.750 rpm e o torque de 12,4 kgfm (G )/ 12,5 kgfm (A) a 3.500 rpm. A fabricante de Betim, ainda oferece o sedã com propulsor 1.0L Flex, 1.4L Flex, 1.4L Flex Tetrafuel(com kit gás) e 1.6L 16V E.TorQ.

O sistema de suspensão dianteira do Cobalt é independente do tipo McPherson com braço de controle ligado a haste tensora, molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora.

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Na traseira, semi independente, com eixo torção, barra estabilizadora soldada no eixo traseiro, molas helicoidais e amortecedores pressurizados.

No Siena a dianteira tem suspensão McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito e molas helicoidais. Enquanto que a traseira tem rodas independentes, eixo de torção e barra estabilizadora e o mesmo tipo de molas e amortecedores usados na frente.

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No carro da Chevrolet os freios são a discos ventilados dianteiros (240 x 20-sem ABS) e tambor traseiro. Enquanto que no veículo da Fiat os discos ventilados dianteiros tem 240 mm de espessura, também usa tambor na traseira.

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A versão de entrada do Chevrolet Cobalt é a LS, e vem com ar-condicionado, direção hidráulica e trava elétrica, protetor de cárter, banco do motorista com regulagem em altura, banco traseiro bipartido 60/40 e rebatíveis, rodas de aço com calotas integrais de 15” e pneus 195/65 R15, seu preço sugerido para venda é de R$ 39.980. A opção intermediária, LT usa grade cromada, entre os equipamentos estão os vidros elétricos dianteiros freios ABS e air bag, seu custo é de R$ 43.780. E a topo de linha, LTZ sai da fábrica com faróis de neblina, sistema de som, computador de bordo e vidro elétrico traseiro ao custo de R$ 45.980.

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O Siena EL 1.4 Flex tem preço sugerido para venda de R$35.860. Ele vem com: alertas de limite de velocidade e manutenção programada, brake light, calotas integrais, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), desembaçador do vidro traseiro, direção hidráulica, maçanetas, retrovisores externos e para-choques na cor do veículo, previsão para som (fiação + cabo para antena), rodas de aço estampado 5.5 x 14", pneus 185/65 R14 e volante com regulagem de altura. Com ar-condicionado, trava automática das portas e vidros elétricos dianteiros e traseiros o custo é de R$ 40.967.

Ao adicionar as rodas de liga leve 5,5 x 14”, pneus 185/65R14 e faróis de neblina vai a R$42.434. Na lista de opcionais figuram o sistema de som, sensores de estacionamento, air bag, ABS, entre outros.

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A chegada do Cobalt e a expectativa em torno do lançamento do Novo Siena, indicam que em 2012 o segmento dos sedãs compactos será bem agitado.
Colaboraram: General Motors do Brasil, Fiat Automóveis, Concessionária Fiat Itavema Itália- Moema e Concessionária Aba Motors- Higienópolis.

Custos de peças e serviços Chevrolet Cobalt
Amortecedores dianteiros: R$165,00- cada
Serviço: R$ 129,00 
Amortecedores traseiros: R$160,00 cada 
Serviço: R$ 43,00
Discos de freios dianteiros: R$130,00- cada      
Serviço: R$ 64,00
Jogo de pastilhas dianteiras: R$160,00   
Serviço: R$ 54,00
Lonas de freios traseiras: R$200,00
Serviço: R$ 86,00
Óleo/ litro: R$23,80
Serviço:-------
Filtro de óleo:  R$16,53 
Serviço:-------
Filtro de ar:    R$35,00   
Serviço: R$ 21,00
Filtro de combustível: R$24,17 
Serviço: R$ 21,00
Filtro anti-polén:  R$26,00
Serviço:  R$ 21,00
Velas R$16,50
Serviço: R$ 21,00

Custos de peças e serviços Fiat Siena 1.4 Flex
Amortecedores dianteiros:            R$ 206,51- cada
Serviço:                                    R$ 134,00
Amortecedores traseiros:              R$ 154,12- cada 
Serviço:                                    R$ 71,60
Discos de freios dianteiros:           R$ 127,81- cada       
Serviço:                                    R$ 179,00
Jogo de pastilhas dianteiras:         R$ 115,16     
Serviço:                                    R$ 107,40
Lonas de freios traseiras:             R$ 113,93 
Serviço:                                    R$ 125,00
Óleo/ litro:                                 R$ 36,00
Serviço:                                    R$ 35,00
Filtro de óleo:                             R$ 17,94   
Serviço:                                    R$ 53,70
Filtro de ar:                              R$ 20,44       
Serviço:                                    R$ 26,85
Filtro de combustível:                  R$ 14,83
Serviço:                                    R$ 62,65
Filtro anti-polén:                        R$ 97,60
Serviço:                                    R$ 179,00
Velas:                                      R$ 52,00
Serviço:                                    R$ 44,75

11 comentários:

Paulo Jose (Sao Paulo) disse...

Prezado. Descricao bem , mas nenhuma conclusao! Sua opiniao com base em dados frios seria de grande valia. Qual deles teria a nota mais alta? Grande abraco.

Blogger AutoAgora disse...

Paulo, obrigado pelo contato. Mas a intenção da matéria é esta, passar as descrições de maneira bem minuciosa, para que o leitor tire suas conclusões. Eu não quero influenciar, e sim auxiliar, tento que na matéria tem o custo de peças e serviços dos sois carros, para que o leitor veja qual oferece o melhor custo benefício. Um abraço.

Ramon Fernandes Santos disse...

Parabéns pela pesquisa. Excelente comparativo! Grande valia!!

Ramon Fernandes Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blogger AutoAgora disse...

Obrigado pelo contato Ramon. Fico muito feliz em saber que você gostou e espero ter ajudado. Um forte abraço.

Apolinário disse...

Muitas diferenças entre os dois modelos são apresentadas, mas o GM Cobalt demostra que veio pra ficar, e aparentemente tá dando um banho na fiat, vamos ver como será a resposta do novo siena 2012 frente a esta nova afronta.
Valeu.

RAMON RRTAXI disse...

SOU RAMON MOTORISTA DE TAXI DO RIO DE JANEIRO, ATUALMENTE TENHO UMA PALIO WEEKEND TREKIING 1.4 08/09.
CONCLUSA0; MUITOS DEFEITOS , PEÇAS CARAS E DE PÉSSIMA REPOSIÇAO, FIAT Tô FORA, EXCELENTE COMPARATIVO, TO VOLTANDO PRA CREVROLET.

RAMON RRTAXI disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
fabianodocorsa disse...

bom amigos sou motorista de taxi do rio e achava que o santana era muito bom que nada , depois que comprei a palio week treking 09/10 o carro é maravilhhoso em 210.000km fim uma embreagem troquei uma bateria e mais nada so manutençao preventiva , estou indo para o cobalt agora e espero que seja tao bom quanto a fiat ...

fabianodocorsa disse...

bom amigos sou motorista de taxi do rio e achava que o santana era muito bom que nada , depois que comprei a palio week treking 09/10 o carro é maravilhhoso em 210.000km fim uma embreagem troquei uma bateria e mais nada so manutençao preventiva , estou indo para o cobalt agora e espero que seja tao bom quanto a fiat ...

skt disse...

tbm sou metorista de taxi amigão r s e o cobalt for igual ao corsa ira se arrepender o carro com 20.000 ja estava me dando dor de cabeça troquei tbi que numca me deixou em paz a partuda a frio é uma merda o carro só pega depois de umas 20 tentativas e sem falar na suspensão que nao dura quanto a do siena o compressor da gm meu amigo e pior do mercado embreagem ja troquei 2 hoje o carro esta com 195.000 e não vejo a hora de voltar para fiat.