segunda-feira, 29 de abril de 2013

Lançamento: New Fiesta brasileiro

New Fiesta Hatch 2014 (30)Compacto Premium passa a ser fabricado em São Bernardo, chega com novo visual, controle de tração, direção elétrica, motor 1.5 e 1.6 de comando variável

Texto: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação

Em Foz do Iguaçu, a Ford mostrou dia 21 de abril para a imprensa especializada, o New Fiesta fabricado em São Bernardo do Campo (SP), o modelo anterior era feito no México.

O compacto Premium integra a série de veículos globais da fabricante e passou por várias modificações, a começar pelo visual. Recebeu as linhas de design da Ford, chamada Kinetic 2.0.

New Fiesta Hatch 2014A frente ostenta uma grande grade no centro, grade menor na parte inferior do para-choque e os suportes das luzes de neblina na cor preta. Os faróis estão embutidos nos para-lamas. A parte lateral tem vincos que começam nos para-lamas e sobem até as lanternas traseiras, outro vinco ascendente aparece na parte inferior das portas.

New Fiesta Hatch 2014 (7)E na traseira as lanternas estão embutidas nas colunas, mas invadem as laterais por causa do formato triangular, um vinco aparece embaixo do vidro, e o símbolo ovalado da Ford foi colocado no centro da régua cromada.

New Fiesta Hatch 2014_Interna_2O interior no estilo cockpit tem o painel de instrumentos com velocímetro e conta-giros analógicos, ao centro aparece um display digital com as informações do odometro e temperatura do motor. As saídas de ar são redondas nas laterais e retangulares na parte central. Nos modelos com sistema de som SYNC há tela multifuncional, já no equipado com o MyConnection Gen. 3 ela não foi colocada.

New Fiesta Hatch 2014_Detalhe_7Novidades também na motorização, a versão de entrada é equipada com o novo propulsor 1.5 Flex N-VCT, ele oferece 111 cv (E) a 5.500 rpm/ 107 cv (G) a 6.500 rpm, o torque é de 14,99 kgfm (E)/ 14,79 kgfm (G) a 4.250 rpm. A outra opção é o 1.6 16V TiVCT Flex, com potência de 130 cv (E)/125 cv (G) a 6.500 rpm ele entrega torque de 16,01 kgfm (E)/ 15,40kgfm (G) a 4.250 rpm. Ambos da família Sigma são feitos em alumínio, o comando de válvulas do 1.5L é do tipo DOHC, enquanto que o 1.6L utiliza duplo comando de válvulas variável e independente, que funciona tanto na admissão como na exaustão.

New Fiesta Hatch 2014_EasyStartNeste carro a Ford estreia o sistema que elimina o tanquinho de gasolina para partida a frio. Chamado de Easy Start, conta com aquecedores na linha de combustível que são ativados automaticamente quando se abre a porta do veículo, por meio de sensores. Eles só entram em operação, dependendo da temperatura ambiente (abaixo de 20°C) e do combustível usado no tanque, o que é informado ao motorista por uma luz no painel. Tem também um sistema de partida inteligente, chamado OTIS (“One Turn Integrated Start”), de três estágios.

O primeiro movimento da chave liga os acessórios e, se a lâmpada de aquecimento do combustível estiver acesa, deve-se esperar ela apagar. Então, pressiona-se o pedal da embreagem antes de levar a chave ao estágio 3 e dar a partida. Basta um leve toque para acionar o sistema eletrônico.

New Fiesta Hatch 2014_Detalhe_5São duas opções de câmbio, o manual IB5 de cinco velocidades ou a automática PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem. A suspensão é independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, utiliza freios a disco com ABS e EBD e direção com assistência elétrica.

New Fiesta Hatch 2014_Interna_8O New Fiesta S 1.5 vem com: duplo air bag, freios ABS com EBD, direção elétrica, ar-condicionado, travas, espelhos e vidros dianteiros elétricos, sistema de som MyConnection Gen. 3 com conexão USB e Bluetooth, alarme volumétrico, rodas de 15 polegadas com calota integral, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria e 3 anos de garantia, por R$38.990. A opção SE 1.5 tem, além dos itens da S, rodas de liga leve de 15 polegadas, farol de neblina e pacote de acabamento SE, por R$42.490.

New Fiesta Hatch 2014_Detalhe_1Já o SE 1.6, além do motor mais forte tem controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital, vidros elétricos com abertura e fechamento global, sistema SYNC com comandos de voz em português e controles no volante e rodas de alumínio de 15 polegadas.

New Fiesta Hatch 2014 (83)Com transmissão manual, sai por R$45.490, o câmbio automático PowerShift custa R$3.500, o que eleva o preço a R$48.990. E a opção topo de linha Titanium 1.6 vem com sete airbags, bancos e volante em couro, controle automático de velocidade, sensor de estacionamento, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, retrovisor interno eletrocrômico e rodas de alumínio de 16 polegadas, por R$51.490 na versão manual e R$54.990 na automática PowerShift.

A expectativa da Ford é grande, pois os executivos da empresa esperam chegar a liderança deste segmento com o New Fiesta hatch.

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