domingo, 22 de setembro de 2013

Aceleradas: GP Cingapura –Vettel é quase campeão

232046Alemão da RBR não dá bola para a concorrência, vence a prova noturna de ponta a ponta e abre 60 pontos de vantagem para o segundo colocado Fernando Alonso

Por: Edison Ragassi

Mais uma prova da F-1, a 13ª etapa do mundial de pilotos e construtores, vencida pelo atual campeão Sebastian Vettel (RBR). E nesta ele exterminou a concorrência, com duas voltas já abria 5 segundos de vantagem e no final terminou a 32 segundos do segundo colocado Fernando Alonso (Ferrari). Para o terceiro, Kimi Raikkonen (Lotus), a diferença foi de 43s!

Mas os futuros companheiros na Ferrari, Alonso e Raikkonen, andaram muito. O espanhol largou em 7º e o finlandês em 13º, graças a qualidade da pilotagem, chegaram ao pódio. E o desempregado Felipe Massa, largou em sexto e chegou na mesma posição, por causa de uma parada errada, aliás, depois que Ross Brown saiu da Ferrari o time vermelho nunca mais se acertou com paradas de boxe.

232016No circuito de Marina Bay, o espanhol só conseguiu a segunda colocação porque tem braço, largou muito bem, soube economizar peneus e fez uma parada a menos. Massa tentou, mas como largou do lado sujo da pista, não conseguiu ganhar posições, até perdeu uma e foi ao sétimo lugar. Ainda na partida, Nico Rosberg (Mercedes), tentou ultrapassar Vettel e não conseguiu, esse foi o maior problema enfrentado pelo alemão.

232062Enquanto o atual campeão fez seu passeio dominical, seu companheiro de time, Mark Webber, enfrentou vários problemas. O primeiro avisado pelo rádio foi no câmbio, ele até tentou chegar ao final, mas o motor não resistiu e estourou. Para completar o inferno astral do australiano, ele pegou uma carona com Alonso, sentado na lateral da Ferrari, e foi punido. Perde 10 posições no gride de largada na Coreia do Sul.

232039As maiores disputas aconteceram no final, quando Raikkonen foi pra cima de Jenson Button (McLaren) e com uma manobra sensacional ultrapassou o inglês. Massa também deixou os dois pilotos da McLaren, Sergio Pérez e Button pra trás, e foi beneficiado com o abandono de Webber.

Marcaram pontos no GP de Cingapura

1º- Sebastian Vettel

2º- Fernando Alonso

3º- Kimi Raikkonen

4º- Nico Rosberg

5º- Lewis Hamilton

6º- Felipe Massa

7º- Jenson Button

8º- Sergio Pérez

9º- Nico Hulkenberg

10º- Adrian Sutil

Vettel soma 247 pontos, Alonso em segundo lugar tem 187 pontos. Lewis Hamilton está na terceira posição, com 151 pontos. E Felipe Massa está em sétimo, soma 87 pontos.

232024Por falar no brasileiro, contrariando a minha expectativa, a Ferrari não renovou o contrato de Massa e ainda trouxe Kimi Raikkonen de volta. Essa ‘parceria’ não vai dar certo. Raikkonen é frio, tanto que é chamado de o homem de gelo, e Alonso quer ser o centro das atenções. O espanhol pode fazer qualquer tipo de jogo político, que o finlandês não vai se incomodar.

E quando ele estiver na frente e a Ferrari der a ordem para deixar passar, ele vai fazer de conta que não ouviu. Mas a F-1 precisa disso, pois esta história de primeiro piloto já deu o que tinha que dar. É absurdo ter que abrir pro outro passar. Só se for a última corrida, valendo o titulo, ai é outra coisa. Mas deixar passar, só pro outro ganhar mais pontos e construir um titulo, não dá não.

Ainda torço para que Massa continue na F-1, tudo indica que a Lotus é uma boa opção, o pessoal da Renault está bem empolgado com o novo motor e o time inglês mostrou que tem condições de desenvolver um bom chassi. Também foi falado que ele recebeu proposta da Force India que tem propulsor da Mercedes, o qual já é apontado como o melhor. Como disse Rubens Barrichello, “existe vida fora da Ferrari”, o problema é saber qual a qualidade?

232047Dia 6 de outubro, tem mais. Será o GP da Coreia do Sul e devemos esperar uma nova vitória de Vettel. O negócio é apostar em quem será o segundo!

Rapidinhas

Aqui é trabalho!

Com a humildade de um campeão, o quase tetra Vettel ressaltou o esforço de todo o time em seus triunfos.“Para ser honesto, não estou pensando muito no campeonato. Estou apenas aproveitando o momento, dias como hoje e ontem são o objetivo. Como eu disse, coisas assim não acontecem por acidente ou por sorte, existe grande trabalho do time”, relatou na entrevista coletiva.

Foi bom

Após saber que não renovaria com a Ferrari, Felipe Massa disse que ‘iria pra cima de Alonso’, nestas últimas corridas. Em Cingapura não foi possível."Dado tudo que aconteceu na corrida, o sexto lugar é realmente um bom resultado. Depois de um começo fantástico, na primeira curva eu acabei preso entre carros que frearam cedo e, neste momento, perdi posições ao invés de ganhar. Daí em diante, estive sempre preso atrás de outros carros e todos nós sabemos o quão difícil é ultrapassar nesta pista", afirmou. O problema é que Alonso largou em sétimo e chegou em segundo.

Agora só com muita sorte

Apesar de considerar o segundo lugar em Cingapura uma vitória, Alonso sabe que vai precisar contar com a sorte para ser campeão este ano. "Temos que ser realistas, faltam poucas corridas e a diferença aumenta a cada fim de semana, agora é de 60 pontos. Precisamos de muita sorte. Não só na Coreia, precisamos de sorte no Japão, na Índia, em Abu Dabi, em todos os fins de semana, já que estamos uma segundo atrás do ritmo", falou o espanhol aos repórteres.

Nenhum comentário: