sábado, 14 de setembro de 2013

Comparativo: Novo Citroën C3 1.5L/ Ford New Fiesta 1.5L

IMG_9845IMG_6387

Novo visual, acabamento refinado, vários itens de tecnologia embarcada e motorização 1.5 para mudar o segmento de compactos Premium

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Estúdio Prána

Em agosto de 2012, a Citroën apresentou o compacto Premium Novo C3. A nova arquitetura do carro foi desenvolvida no Centro de Produção da PSA Peugeot Citroën em Porto Real (RJ). Logo no mês de abril, a Ford lançou o New Fiesta Hatch 2014, também compacto Premium, fabricado em São Bernardo, a geração anterior era importada do México.

IMG_9815O hatch da Citroën manteve o design de linhas arredondas, a frente com uma grande grade inferior, faróis embutidos nos para-lamas, lanternas diurnas de LED no para-choque dianteiro, e um para-brisa que avança no teto. Chamado de Zenith, ele é como uma bolha de vidro e oferece visão superior para motorista e passageiro.

IMG_6361Já o compacto Premium da Ford integra a série de veículos globais da fabricante. Em relação a geração anterior, ele passou por várias modificações, recebeu as linhas de design chamada de Kinetic 2.0. A frente ostenta uma grande grade no centro, grade menor na parte inferior do para-choque e os suportes das luzes de neblina na cor preta. Os faróis estão embutidos nos para-lamas.

IMG_9852No C3, o interior recebeu um novo quadro de instrumentos, com luz de cor branca e cinco saídas de ar arredondadas. Desde a versão de entrada é equipado com direção elétrica, ar condicionado manual, air bags duplo, freios que utilizam ABS e EBD, vidros dianteiros de acionamento elétrico, volante e banco do motorista com regulagem de altura e profundidade, retrovisores de regulagem elétrica. O teto Zenith não integra a opção de entrada.

IMG_6416Ainda comparando o New Fiesta com a versão anterior mexicana, o interior não mudou muito. Usa o estilo cockpit, tem o painel de instrumentos com velocímetro e conta-giros analógicos, ao centro aparece um display digital com as informações do odometro e temperatura do motor. As saídas de ar são redondas nas laterais e retangulares na parte central. Traz se série, duplo airbag, freios ABS com EBD, direção elétrica, ar-condicionado, travas, espelhos e vidros dianteiros elétricos, sistema de som MyConnection Gen. 3 com conexão USB e Bluetooth, alarme volumétrico, rodas de 15 polegadas com calota integral, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria.

IMG_9809

O Novo C3 tem comprimento de 3.944 mm, largura total de 1.708 mm. A distância entre os eixos é de 2.460 e a altura de 1.521 mm.

IMG_6354Enquanto que o comprimento do New Fiesta é de 3.969 mm, com largura de 1.978 mm e a distância entre-eixos chega a 2.489 mm.

IMG_9837

Na opção de entrada do compacto Citroën foi incorporado o novo motor 1.5i Flex de quatro cilindros, 8 válvulas, bloco e cabeçote em alumínio. Mudaram os pistões, coletor de admissão e o corpo da borboleta. Foram integrados recursos como uma válvula termostática pilotada e velas com tecnologia “V” Groove. Os pistões, anéis, assim como os cilindros usam acabamento “low friction”, tecnologia para reduzir atritos. As bielas são novas de alta resistência e baixo peso.

IMG_9847A rota das correias foi otimizada, conta com tensionador dinâmico para minimizar vibrações e ruídos, sistema drive by wire, o qual emprega fios e sensores para conectar o corpo da borboleta ao acelerador, a taxa de compressão é de 12,5:1. Sua potência é de 89 cv (G)/ 93 cv (E) a 5.500 rpm. O torque é de 13,5 kgfm a 3.000 rpm (G) e 15,5 kgfm (E) a 4.000 rpm, o câmbio é manual de cinco marchas.

IMG_6425

Para o Premium de entrada Ford, a fabricante preparou um novo propulsor 1.5L Flex N-VCT da família Sigma. Feito em alumínio, utiliza 16 válvulas, o comando é do tipo DOHC, oferece potência de 111 cv (E) a 5.500 rpm/ 107 cv (G) a 6.500 rpm, o torque é de 14,99 kgfm (E)/ 14,79 kgfm (G) a 4.250 rpm, com transmissão manual de cinco velocidades. Ele traz a tecnologia EasyStart que elimina o tanquinho de gasolina para partida a frio.

IMG_6426Conta com aquecedores na linha de combustível que são ativados automaticamente quando se abre a porta do veículo, por meio de sensores. Eles só entram em operação, dependendo da temperatura ambiente (abaixo de 20°C) e do combustível usado no tanque, o que é informado ao motorista por uma luz no painel. Tem também um sistema de partida inteligente, chamado OTIS (“One Turn Integrated Start”), de três estágios.

IMG_9863

Comparado ao C3 anterior, os sistemas de suspensões dianteiro e traseiro foram reformulados. Na frente a bitola aumentou 14 mm. Também foram modificados amortecedores, molas, batentes dianteiros e traseiros. A dianteira utiliza sistema tipo Pseudo McPherson, independente, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora. Já a traseira tem travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora.

IMG_6431

A suspensão dianteira do New Fiesta é do tipo McPherson com rodas independentes, barra estabilizadora e molas helicoidais. E na parte de trás usa eixo rígido, roda tipo semi-independente e molas helicoidais.

IMG_9503IMG_6282

Os dois modelos tem freio a disco na dianteira, os do Citroën são sólidos e no Ford ventilados, na traseira ambos usam tambores.

IMG_9831A versão de entrada Origine do Novo Citroën C3 com motor 1.5L custa R$ 39.990, a opção Tendance traz de série a mais que a Origine: faróis de neblina, Luzes Diurnas de LED (DRL), para-brisa Zenith, rádio “Pioneer By Citroën” com comando satélite na coluna de direção e vidros traseiros com acionamento elétrico ao custo de R$ 45.160.

IMG_6412

Já o New Fiesta S 1.5 tem preço de R$38.990. A opção SE 1.5 tem, além dos itens da S, rodas de liga leve de 15 polegadas, farol de neblina e pacote de acabamento SE, por R$42.490.

Colaboraram: Citroën do Brasil, Ford Motor Company e Concessionária Ford Navesa- Giovanni Gronchi

Custos de peças e serviços* Novo Citroën C3 1.5L

Amortecedor dianteiro: R$593,88- par

Amortecedor traseiro: R$483,70- par

Discos de freio dianteiros: R$339,43

Jogo de pastilhas dianteiras: R$145,73

Jogo de lonas traseiras: R$232,42

Filtro de óleo: R$31,98

Filtro de ar: R$67,98

Filtro de combustível: R$26,00

Filtro anti-polén: R$40,98

Velas: R$25,02

*A Citroën não divulga preços de serviços, pois eles variam de acordo com a região que está posicionada a concessionária

Custos de peças e serviços New Fiesta Hatch 1.5L

Amortecedor dianteiro: R$ 240,00- Lado esquerdo

Amortecedor dianteiro: R$ 150,00- Lado direito

Serviço: R$ 144,00- por lado

Amortecedor traseiro: R$ 173,00- cada

Serviço: R$ 96,00

Discos de freios dianteiros: R$ 229,10- cada

Serviço: R$ 96,00- par

Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 408,40

Serviço: R$ 80,00

Lonas traseiras: R$ 293,10

Serviço: R$ 224,00

Óleo/ litro: R$ 32,93

Filtro de óleo: R$ 21,00

Filtro de combustível: R$ 44,00

Serviço: itens da primeira revisão com mão de obra gratuita

Filtro de ar: R$ 62,20

Serviço: junto com óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, itens de segunda revisão com mão de obra gratuita

Filtro anti-polén: R$ 26,00

Serviço: R$ 32,00

Velas: R$ 17,60- cada

Serviço: R$ 64,00

Postar um comentário