quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Comparativo: Toyota Corolla/ Peugeot 408

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Toyota Corolla e Peugeot 408 receberam modificações nos equipamentos internos, além disso, o modelo francês ganhou um novo câmbio automático e novos ajustes na suspensão

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Estúdio Prána

A linha 2014 do sedã médio Toyota Corolla foi lançada em março deste ano. Em dimensões tem comprimento de 4.540 mm, altura de 1.480 mm e largura de 1.760 mm.

DSC05030Sua distancia entre os eixos é de 2.600 mm e no porta-malas a capacidade é de 470 litros, o tanque de combustível suporta até 60 litros.

No final de agosto, a Peugeot apresentou a linha 2014 do sedã médio 408, concorrente direto do Corolla.

DSC05474Seu comprimento é de 4.690 mm, com altura de 1.519 mm e largura de 1.815 mm, para uma distância entre os eixos é de 2.710mm. Com o banco traseiro na posição normal, a capacidade volumétrica do porta-malas é de 526 litros, no tanque recebe até 60 litros de combustível.

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O interior do sedã da Toyota passou por modificações, recebeu uma central multimídia com rádio AM/FM e CD Player, a qual reproduz arquivos de MP3, AAC e WMA, os comandos são no volante, ou em uma tela touchscreen. Mostra também as informações de condução, econômica ou não pelo GPS.

IMG_0352No sedã médio Peugeot também há módulo de comando da climatização, sistema de som, tela de navegação retrátil, GPS, CD Player com leitor de MP3, entrada USB, funções Bluetooth e tela multifunções com computador de bordo. Ambos têm ar-condicionado digital Bi-zone, regulador e limitador de velocidade.

O sistema de direção do carro da Toyota usa auxilio elétrico, enquanto que no Peugeot é eletro-hidráulico.

DSC05065O Coralla é equipado com motor 2.0 L 16V Dual VVT-i Flex utiliza bloco e cárter de alumínio. A potência máxima é de 153 cv (E)/ a 5.800 rpm e 142 cv (G) a 5.600 rpm. O torque atinge 20,7 kgfm a 4.800 rpm (E)/19,8 kgfm a 4.000 rpm (G).

IMG_8879Já o propulsor do 408 também é 2.0L Flex, com bloco de alumínio, usa quatro cilindros, 16 válvulas, com duplo comando e cilindrada de 1.997 cm³. O comando de válvulas de admissão é equipado com sistema de distribuição variável e contínuo (VVT), entrega potência de 151 cv (E)/ 143 (G) a 6.000 rpm e torque de 22 kgfm (E)/ 20 kgfm (G) a 4.000 rpm.

DSC05113Completa o trem de força do modelo japonês, o câmbio automático de quatro velocidades Shifttronic, o qual tem a opção de trocar as marchas nas borboletas colocadas ao lado do volante ou na alavanca de maneira sequencial.

No sedã francês, a versão 2014 traz novidades, ele passou a utilizar a transmissão automática sequencial de 6 velocidades (caixa AISIN), chamada AT6.

IMG_8931Ela possui sistema de trava eletrônica que impede o engate de uma marcha incompatível com a rotação do motor. O sistema não deixa a alavanca mover-se para as opções “P” (parking) e “R” (marcha a ré) quando o veículo ultrapassa a velocidade de 6 km/h.

Para otimizar o funcionamento da caixa AT6 com o motor 2.0L foram desenvolvidas novas linhas de admissão de ar e de escape, além de uma calibração específica para o motor, a qual privilegia o conforto na utilização da função “Drive” e, ainda, oferece o modo Sport que troca as marchas com giro mais alto do motor. Ela faz a leitura do relevo, aciona o freio motor em descidas, também equaliza o torque nas subidas e retém a marcha quando o motorista tira o pé do acelerador.

DSC05263A suspensão dianteira do tipo McPherson está presente no Corolla, o Peugeot tem sistema pseudo McPherson, com barra estabilizadora. E na traseira, os dois usam eixo rígido com travessa deformável.

No modelo 408, o sistema de suspensão traseiro recebeu novos itens, foram trocadas as buchas de articulação e foi colocado um calço de elastômero no apoio da mola com a carroceria.

IMG_0230No eixo dianteiro aplicaram um novo apoio superior da mola, que também contribui para a melhor filtragem das irregularidades do piso.

Os sedãs usam freios a discos e pastilhas nas quatro rodas, ventilados na dianteira, sólidos na traseira com ABS e EBD.

DSC05085IMG_8918As rodas de liga leve são de série nestes médios, porém no Corolla o raio é de 16 polegadas, com pneus 205/55. As rodas do Peugeot têm raio de 17” e os compostos de borracha usam a medida 225/45, são os chamados pneus verdes Pirelli P7, de baixa resistência ao rolamento.

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O Toyota Corolla com transmissão automática versão XEi 2.0 Flex tem preço sugerido para venda de R$ 75.620, o Altis 2.0 Flex custa R$85.000, ambas as versões com bancos de couro. O Peugeot 408 Allure com câmbio automático de 6 marchas sai por R$66 990. Há também o topo de linha Griffe com propulsor THP 1.6L 16V turbo, movido a gasolina e transmissão automática de 6 velocidades por R$73.990.

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Colaboraram: Toyota do Brasil, Peugeot do Brasil e Concessionária Toyota Grand Motors- Nações Unidas

Custos de peças e serviços: Toyota Corolla 2.0L Flex Automático

Amortecedor dianteiro: R$ 224,94- cada

Serviço: R$ 429,00- par

Amortecedores traseiros: R$ 170,04- cada

Serviço: R$351,00- par

Disco de freio dianteiro: R$ 150,00

Serviço: R$175,50- par

Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 140,00

Serviço: R$175,50

Discos de freios traseiros: R$144,77

Serviço: R$175,50- par

Jogo de pastilhas traseiras: R$150,00

Serviço: R$175,50

Óleo/litro: R$29,00

Serviço: R$97,50

Filtro de óleo: R$28,97

Serviço: na revisão não é cobrada mão de obra de substituição do filtro

Filtro de ar: R$44,70

Serviço: R$19,50

Filtro de combustível: R$21,84

Serviço: R$136,50

Filtro anti-polén: R$69,30

Serviço: R$19,50

Velas: R$67,27

Serviço: R$58,50

*Custos de peças e serviços: Peugeot 408 Automático 2.0L 2014

Amortecedores dianteiros: R$683,06- par

Amortecedores traseiros: R$822,04- par

Discos de freios dianteiros: R$185,62

Jogo de pastilhas dianteiras: R$315,00

Discos de freios traseiros: R$185,62

Jogo de pastilhas traseiras: R$260,74

Óleo/litro: R$26,00

Filtro de óleo: R$34,90

Filtro de ar: R$53,29

Filtro de combustível: R$24,77

Filtro anti-polén: R$52,45

Velas: R$20,48

*O custo de serviços pode variar de cidade para cidade, revenda para revenda. Nos pacotes de revisão: na troca de óleo, filtro de ar e pastilhas de freio dianteiro, a Peugeot dispõe de mão de obra acordada no valor de R$ 165,00.

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