domingo, 2 de fevereiro de 2014

Lançamento: Audi A3 Sedan

_MG_9821Com motor turbo de dupla injeção, câmbio S tronic de 7 velocidades e suspensão independente nas quatro rodas, o carro tem preço sugerido de R$116.400

Texto: Edison Ragassi/Fotos: Divulgação

Em São Paulo, a Audi mostrou para a imprensa especializada brasileira, dia 29/01, o A3 Sedan. Na dianteira, a grade usa moldura única, com os cantos superiores recortados, na cor preta.

MalagrineOs quatro anéis aparecem com destaque ao centro. Uma moldura cromada cerca a grade. A seção inferior do para-choque se afina para formar uma borda deslocada para frente. Barras verticais salientam as entradas de ar e os faróis de neblina ficam alojados nos cantos dessas entradas.

MalagrineAs laterais têm duas linhas, uma acima das maçanetas que cortam o modelo e a outra abaixo, que aparece nas portas. Os arcos das rodas são salientes e os espelhos retrovisores externos com indicadores de direção em LEDs são montados nas portas.

A traseira parece uma só peça, as lanternas invadem a tampa do port-malas e as quatro argolas aparecem ao centro com bastante destaque.

_MG_9835Seu comprimento é de 4.456 mm, distância entre os eixos de 2.637 mm, com largura de 1.796 mm e altura de 1.416 mm. Assim a capacidade volumétrica do porta-malas é de 425 litros, sem rebater os bancos.

MalagrineO interior usa painel com dois grandes instrumentos redondos. Entre eles fica a tela de 3,5 polegadas do sistema de informações DIS (Driver Information System). A tela colorida exibe informações úteis, ao mesmo tempo em que o programa de eficiência do DIS dá sugestões ao motorista para uma condução mais econômica. O sistema também emite os alertas recomendando paradas para descanso.

Ele chega equipado com propulsor turbo alimentado 1.8 TFSI movido a gasolina, o qual entrega potência de 180 cv e 25,49 kgfm de torque máximo. Segue a tendência de downsizing, ou seja, motores menores com baixo consumo e alta potência. Seu peso é de 140 kg, o cárter, feito de ferro cinzento fundido, usa paredes estreitas, assim é 2,4 kg mais leve que o anterior. Foi desenvolvido um sistema de gerenciamento térmico o qual garante que o motor chegue rapidamente à temperatura ideal de operação após partidas a frio, isso reduz a fase de elevadas perdas por atrito devido à viscosidade do óleo.

MalagrineEntre as soluções para economizar combustível o sistema start-stop, quando o veículo para em um semáforo, por exemplo, o motor é desligado, e volta a ligar quando o pedal do acelerador é acionado. A bateria é do tipo Absorption Glass Mat (AGM - baterias em que o ácido embebe camadas de fibra de vidro entre as placas) de alta performance. São dois os sistemas de injeção, direta e indireta.

MalagrineQuando o motor funciona sob carga parcial, a indireta ajuda a FSI. O sistema injeta o combustível na ponta do coletor de admissão logo acima dos tumble flaps, que provocam um redemoinho, misturando o combustível com o ar. Isto melhora a carburação, reduz o consumo e as emissões de partículas. A injeção direta de combustível, que gera pressão de até 200 bar, funciona na partida do motor e sob solicitações altas.

MalagrineA transmissão é a S tronic de 7 velocidades, ela é composta por duas subtransmissões comandadas por duas embreagens multidiscos, apesar de apenas uma delas estar conectada ao motor de cada vez, as duas funcionam permanentemente.

MalagrineA suspensão dianteira é tipo McPherson, com braços em V inferiores, o subchassi em peça única e os mancais de pivô são feitos de alumínio e barras estabilizadoras nos dois eixos. Na traseira a suspensão tem quatro braços, feitos de aços de alta resistência e os cubos de rodas de alumínio.

MalagrineAs rodas são de liga leve de 17 polegadas, freios a discos dianteiros ventilados de 288 mm milímetros, e os traseiros medem 272 mm. O freio de estacionamento é eletromecânico e está integrado aos freios traseiros.

O A3 Sedan tem preço sugerido para venda de R$ 116.400 e será o modelo fabricado no Brasil em 2015 no Paraná.

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