terça-feira, 2 de setembro de 2014

Comparativo: Novo Chevrolet Prisma/ Novo Renault Logan

IMG_3541DSC06155
Chevrolet Prisma e Renault Logan receberam nova arquitetura, visual esportivo, requintes no acabamento e acessórios tecnológicos para chamar a atenção dos compradores
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Estúdio Prána
Em 2013, a Chevrolet passou a utilizar a identidade visual e arquitetura global de veículos compactos no sedã compacto Novo Prisma (ela é usada também no Onix, Cobalt, Sonic e Spin). Com visual semelhante ao do hatch Onix, na frente usa uma grande grade, dividida na parte superior por uma barra com a ‘gravata dourada’, símbolo da marca, ao centro.
IMG_3554Os faróis grandes são embutidos nos para-lamas. O para-choque dianteiro tem um suporte embutido em cor escura para reforçar o visual esportivo. Nas laterais, vincos acima das maçanetas e na parte inferior das portas. A tampa traseira usa vinco e na parte de cima um degrau, o qual forma um pequeno aerofólio. O breaklight está na tampa e as lanternas invadem as laterais.
IMG_3708No interior, o painel de instrumentos mostra a velocidade digital e o conta-giros é mecânico. Entre os itens tecnológicos, o sistema multimídia MyLink (Bring Your Own Media). Ele permite interação com smartphone para reproduzir músicas, visualizar fotos, vídeos e aplicativos, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth.
IMG_3709Ele tem uma tela LCD touch screen de 7 polegadas, por meio do sistema, é possível controlar algumas configurações funcionais do carro, como avisos sonoros de faróis ligados, acionamento do limpador traseiro, travamento automático das portas, entre outros.
IMG_3653O usuário distribui o som ambiente do rádio de forma independente em cada uma das caixas de som das quatro portas, além da importação de demais informações do celular como, agenda de contatos, histórico de chamadas e rádio AM/FM com leitor para arquivos MP3/WMA.
DSC06186No mesmo segmento, a Renault tem o Logan, o sedã chegou em 2007, com proposta diferente, preço de um três volumes pequeno, mas com espaço de médio. Apesar das criticas recebidas por causa do visual, convenceu o consumidor brasileiro. Ano passado, ele foi modificado totalmente, a fabricante informou que 72% dos itens que compõe o carro são novos.
DSC06244Na dianteira, traseira e laterais, o visual da carroceria recebeu linhas arredondadas. Uma nova frente, o conjunto ótico usa, na mesma peça, faróis de duplos refletores e luzes indicativas de direção. A grade frontal tem um friso cromado e o símbolo da Renault em evidência. As lanternas traseiras avançam sobre as laterais com elementos geométricos para realçar as luzes de ré e de freio.
DSC06255Comparado ao modelo anterior, na parte interna recebeu um novo painel. Luzes brancas no quadro de instrumentos, o conta-giros e velocímetro são analógicos e um mostrador digital, com indicador do nível de combustível, temperatura do líquido de arrefecimento e computador de bordo multifunções completam o conjunto, também mudaram o volante de três raios.
DSC06241Entre os acessórios, uma nova geração do Media NAV 1.2, sistema lançado em 2012 que tem tela touch screen de 7” integrada ao painel com GPS, Bluetooth e rádio, o qual ganhou duas novas funções: Eco-Scoring e Eco-Coaching, além da visualização da temperatura externa.

Para o Prisma, a Chevrolet oferece o propulsor SPE/4 (Smart Performance Economy 4 cylinders). Utiliza sistema de injeção sequencial com ignição independente por cilindro. São quatro no total, cada qual alimentado por uma bobina individual e as velas usam cabos. Ele entrega 80 cv (E)/ 78 cv (G) a 6.400 rpm. O torque máximo é de 9,8kgfm (E)/ 9,5kgfm (G) a 5.200 rpm.
IMG_3577E também o 1.4L com cilindrada de 1.389 cm³, 8 válvulas SOHC, sendo duas por cilindro. Entrega potência de 98 cv (G)/ 106 cv (E) a 6.000 rpm. O torque máximo chega a 12,9 kgfm (G)/ 13,9 kgfm (E) a 4.800 rpm.

O Novo Logan é oferecido com duas opções de motorização, o 1.0 16V Hi-Power, que desenvolve 80 cv (E)/ 77 cv (G) a 5.750 rpm. O torque é de 10,5 kgfm (E)/ 10,2 kgfm (G) a 4.250 rpm.
DSC06235O mais forte é o 1.6L 8V Hi-Power, com 106 cv (E)/ 98 cv (G) e torque de 15,5 kgfm (E)/ 14,5 kgfm (G).
IMG_3639O três volumes Chevrolet mede 4.275 mm, a distância entre os eixos é de 2.528 mm, com a largura de 1.656 mm. E a capacidade volumétrica do porta-malas chega 500 litros.
Novo Logan_Dynamique 1.6 8V Hi-Power_10Enquanto que o Novo Logan tem comprimento de 4.349 mm, o entre eixos é de 2.635 mm, largura de 1.994 mm e no porta-malas recebe até 510 litros.
IMG_0987IMG_0228
Nos dois sedãs, o sistema de suspensão dianteiro é do tipo McPherson, na traseira eles utilizam eixo rígido. Os freios são a disco na parte da frente e tambor a trás e em ambos a direção usa assistência hidráulica.
IMG_3845Com preço sugerido de R$ 41.396, o Novo Prisma versão LT tem: Sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado, desembaçador do vidro traseiro, rodas de aço aro 14” com calotas integrais, protetor de cárter, maçanetas externas e cobertura dos retrovisores externos na cor do veículo, antena, banco do motorista com ajuste de altura, direção hidráulica, coluna de direção com ajuste de altura, travas elétricas das portas e porta-malas, vidros dianteiros elétricos, alarme e chave canivete. Ao adicionar o MyLink o custo é de R$ 42.796.
IMG_3566O Advantage sai por R$ 44.776 e tem a mais os faróis de neblina, aerofólio na tampa traseira, espelhos retrovisores externos na cor preto, faróis com máscara negra e detalhes na cor Smoked, rodas de alumínio aro 15 polegadas e volante revestido em couro. E com propulsor 1.4L o LT sai por R$ 45.996 e LTZ R$ 51.296, ao adicionar o câmbio automático de 6 velocidades custa R$54.846.
DSC06263O carro da Renault custa, na versão Authentique 1.0 16V Hi-Power, R$ 31.930, ele é equipado com: Predisposição para som (antena e cabos até o local de instalação dos alto-falantes), vidros verdes, ar quente, direção hidráulica com regulagem em altura, rodas de aço com calotas aro 15 polegadas, pneus 185/65 R15, entre outros.
DSC06196Na opção Expression com o mesmo motor o valor cobrado é de R$ 37.540, além dos itens da opção de entrada tem, rádio CD-Player MP3, USB, Bluetooth e entrada auxiliar para IPod, comando no volante, ar-condicionado, sistema CAR (travamento automático a 6 km/h), travas elétricas das portas e porta-malas, entre outros. Com propulsor 1.6 8V Hi-Power, acabamento Expression o preço é de R$ 40.850, e já vem com ar-condicionado de série. Ainda com motor 1.6L, a opção Dynamique sai por R$ 45.050, tem trio elétrico (vidros, retrovisores e travas), controlador e limitador de velocidade de cruzeiro, rodas em liga leve aro 15 polegadas. O Media Nav 1.2 é oferecido com o sensor de estacionamento e ar-condicionado automático ao valor de R$ 1.400,00.
Nesta nova geração, a Renault deixou de comercializar o Logan com transmissão automática, ele será substituído pelo câmbio automatizado da própria fabricante francesa, o qual deve ser lançado no mês de agosto.
Colaboraram: Renault do Brasil, General Motors do Brasil e Grupo Carrera
*Custos de peças e serviços
Novo Logan 1.6L
Amortecedor dianteiro: R$ 556,00
Amortecedor traseiro: R$ 483,00
Filtro do ar: R$111,00
Filtro de combustível: R$ 72,00
Filtro anti-polén: R$ 67,00
Pastilha dianteira: R$ 221,00
Óleo e Filtro: R$ 220,00
Velas: R$ 120,00
*A Renault oferece o Pacote Preço Fechado que inclui peças e mão de obra
Custos de peças e serviços
Novo Prisma 1.4L
Amortecedores dianteiros: R$576,00
Serviço: 200,00
Amortecedores traseiros: R$405,00
Serviço: 100,00
Disco de freio dianteiro: R$ 494,00
Serviço: R$80,00
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 134,00
Serviço: 60,00
Lonas traseiras: R$273,00
Serviço: R$120,00
Óleo/ litro: R$47,00
Serviço:--------------
Filtro de óleo: R$ 18,20
Serviço:------------------
Filtro de ar: R$63,00
Serviço: ---------------
Filtro de combustível: R$ 28,00
Serviço:------------------
Filtro anti-polén: R$ 90,00
Serviço: R$80,00
Velas: R$75,00
Serviço: -------------
Postar um comentário