sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Comparativo: VW up!/ Novo Ka

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VW e Ford lançaram up! e novo Ka, carros de entrada equipados com propulsores menores e mais potentes que os convencionais, ambos são modelos globais
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Estúdio Prána

Em fevereiro deste ano, a VW lançou o compacto up!, o carro comercializado na Europa desde 2011, passou por modificações para atender as necessidades do consumidor brasileiro.
IMG_9140Em relação ao irmão do velho mundo, a carroceria foi redesenhada transporta cinco pessoas e o porta-malas cresceu.
O segmento de compactos é importante para os negócios das fabricantes de veículos, isso faz com que elas invistam nestes modelos. Assim, a Ford também lançou seu compacto.
IMG_7521Em setembro começou as vendas do Novo Ka, mas diferente da VW que usou como base um projeto europeu, a empresa do oval azul desenvolveu o carro em seu centro de design de Camaçari (BA).

No up! o design utiliza linhas quadradas, não há grade frontal, a ventilação para o motor é feita por entradas colocadas no para-choque. Ele mede 3.605 mm de comprimento, 1.910 mm de largura e 1.500 mm de altura.
IMG_9152A distância entre os eixos é de 2.421 mm e o porta-malas tem capacidade de 285 litros, seu peso total é de 910 kg.
Enquanto que no Novo Ka o visual da frente tem uma grande grade central na cor preta, outra inferior na mesma cor do veículo e conjunto ótico embutido nos para-lamas.
IMG_7854Ele tem 3.886 mm de comprimento, largura de 1.911 mm, altura de 1.525 mm e distância entre os eixos de 2.491 mm. Com tampa de dobradiças pantográficas, a capacidade volumétrica do porta-malas é de 257 litros e o peso total é de 1007 kg.

O compacto VW é oferecido com o motor EA211 1.0L de 3 cilindros Total Flex, o qual estreou no Fox Bluemotion em julho do ano passado. Ele não tem tanquinho de partida a freio. Fabricado em São Carlos (SP), utiliza 12 válvulas e comando variável na admissão e escape. Entrega potência máxima de 75 cv (G)/ 82 cv (E) a 6.250 rpm.
IMG_9223O torque máximo é de 9,7 kgfm (G)/ 10,4 kgfm (E) a 3.000 rpm, com correia sincronizadora, o tipo de óleo recomendado é sintético (5W40). A transmissão é a MQ200, manual de cinco marchas, acionadas por cabos.

Para o Novo Ka, a Ford preparou o propulsor flex sem tanquinho de partida a frio, construído com bloco de ferro e cabeçote de alumínio 1.0L TiVCT de três cilindros, 12 válvulas e comando variável na admissão e escape. Ele entrega potência de 85cv (E)/ 80cv (G) a 6.500 rpm e torque de 10,7 kgfm (E)/10,2 kgfm (G) a 4.500 rpm.
IMG_7559Entre as novidades, a correia sincronizadora banhada em óleo, uma patente da Ford, segundo a qual reuni o silêncio da correia e a durabilidades da corrente. Usa óleo lubrificante do tipo sintético (5W20). Completa o trem de força o câmbio manual de cinco marchas.
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Ambos utilizam suspensão dianteira independente tipo McPherson e eixo rígido na traseira, porém, no carro da Ford é do tipo Twist Beam.
Desde a versão de entrada o up! é equipado com: limpador, lavador e desembaçador traseiro, banco do motorista com regulagem de altura, espelho no para-sol do passageiro.
IMG_9174Tem também, cintos traseiros laterais retráteis, fechadura elétrica para abertura da tampa do porta-malas. O miolo da chave gira em falso em caso de tentativa de arrombamento.
São 6 opções com carroceria quatro portas, o take up! custa R$28.900, ao acrescentar direção elétrica, ar condicionado e rodas de aço 14” o custo é de R$ 34.010.
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O move up! sai por R$ 33.014 e R$ 37.224 com ar condicionado e assistência de direção elétrica. Na opção high up! que tem preço sugerido de R$ 36.790 a direção elétrica é de série, com ar-condicionado vai a R$ 39.690. E as opções black up!, red up! e white up! são completas e custam R$ 41.430.
IMG_7874O novo Ka tem como opção de entrada a versão SE, ela é equipada com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, som MyConnection Gen.3 (rádio AM/FM, USB, Bluetooth) e MyFord Dock, limpador e desembaçador traseiro e abertura elétrica do porta-malas, custa R$35.390.
IMG_7773O SE Plus tem a mais, vidros elétricos traseiros e sistema de conectividade SYNC, seu preço é de R$37.390. A opção topo de linha é a SEL, vem ainda com o controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 195/55 R15, faróis de neblina, computador de bordo, alarme volumétrico, ajuste de altura do banco do motorista, grade dianteira com aplique cromado e lanternas traseiras escurecidas ao custo de R$39.990.

Ainda, a central multimídia SYNC traz sistema de atendimento de emergência. Quando o veículo sofre um acidente que aciona o airbag, ou corta a injeção de combustível, tendo um celular pareado, ele faz a ligação para o SAMU. Com os ocupantes desacordados, ele envia a localização da antena do GPS para que o socorro aconteça.
IMG_9175IMG_7800A expectativa das duas fabricantes é grande com estes produtos. O up! tem versões de carroceria 2 portas, inclusive com câmbio automatizado a partir de R$ 26.900. E a Ford, além do propulsor 1.0L tem opção de motor 1.5L e carroceria sedã, com custo inicial de R$ 40.390 para o hatch e R$ 37.890 sedã.

Colaboraram: Volkswagen do Brasil, Ford Motor Company, Concessionária VW Caraiga- Morumbi, Concessionária Ford Navesa- Giovanni Gronchi

Custos de peças e serviços VW up!
Amortecedor dianteiro: R$ 437,00- cada
Serviço: R$ 378,00
Amortecedores traseiros: R$ 335,00- cada
Serviço: R$306,00
Discos de freios dianteiros: R$ 409,77- cada
Serviço: R$144,00
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 466,30
Serviço: R$144,00
Lonas de freios traseiras: R$ 299,58
Serviço: R$216,00
Óleo/ litro: R$ 43,14
Serviço: R$108,00
Filtro de óleo: R$ 39,29
Serviço: R$54,00
Filtro de ar: R$ 22,66
Serviço: R$36,00
Filtro de combustível: R$ 19,66
Serviço: R$198,00
Vela: R$ 30,90- cada
Serviço: R$72,00

Custos de peças e serviços Novo Ka 1.0 SEL
Amortecedor dianteiro: R$ 189,60 – com barra estabilizadora
Amortecedor dianteiro: R$ 178,50 - sem barra estabilizadora
Serviço: R$ 261,00
Amortecedor traseiro: R$ 164,30– com barra estabilizadora
Amortecedor traseiro: R$ 144,30 - sem barra estalilizadora
Serviço: R$ 261,00
Disco de freio dianteiro: R$ 131,60- roda de aço
Disco de freio dianteiro: R$52,70- cada (roda de liga leve)
Serviço: R$ 52,20
Jogo de pastilhas dianteiras: R$200,00
Serviço: R$ 78,30
Lonas traseiras: R$ 194,00
Serviço: R$ 417,60
Óleo (5W20)/ litro: R$ 40,54
Serviço: R$ 78,30
Filtro de óleo: R$ 22,43
Serviço: R$ 78,30
Filtro de ar: R$ 62,20
Serviço: R$ 78,30
Filtro de combustível: R$ 38,57
Serviço: R$ 78,30
Filtro anti-polén: R$ 35,00
Serviço: R$ 78,30
Velas: R$17,30- cada
Serviço: R$ 104,40
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