quinta-feira, 13 de novembro de 2008

A história do Salão do Automóvel de São Paulo

Por tratar-se de uma máquina desenvolvida para locomoção, desde sua invenção, o automóvel causa admiração. O gênio criativo do ser humano evoluiu o invento e aprimorou sua utilização para inúmeras funções e atividades. Partindo do principio de que tudo que é feito tem que ser mostrado, foi criado o ‘Salão do Automóvel’, que é um local onde os fabricantes de veículos reúnem-se para mostrar ao público seus principais produtos, lançamentos, experiências, e os denominados ‘carros conceitos’.
No Brasil a primeira edição do Salão do Automóvel foi realizada no ano de 1.960.
Confira a seguir os principais destaques da mostra até a 25ª edição em 2008, quando o Salão Internacional do Automóvel passou a figurar no calendário de eventos da OICA (Organização Internacional de Fabricantes de Veículos Automotores).
1960 – Dia 25 de Novembro é inaugurado, o 1º Salão de São Paulo (chamado Salão do Automóvel), no Pavilhão de Exposições do Ibirapuera. O evento reuniu as 12 montadoras existentes na época no país (Willys Overland, DKW-Vemag, General Motors, Ford, FNM, Simca, Volkswagem, Toyota, Romi-Isetta, International Harvester, Scania Vabis e Mercedes Benz). Em exposição, carros como o Aero-Willys, o modelo 61 da Renault Dauphine, o DKW, a Rural Willys, a Kombi e a Chevrolet Amazonas, além do primeiro automóvel experimental, hoje em dia chamado de conceito, fabricado no país: o Saci, construído pela Willys-Overland do Brasil.
1961 - O 2º Salão do Automóvel teve como destaques o Willys Interlagos, primeiro modelo esportivo de concepção totalmente brasileira, Simca Chambord, Centaurus (da Automóveis e Motores Centaurus, de Campinas) e o Volkswagen 1.2.
1962 – Os modelos expostos no 3º Salão do Automóvel celebraram a marca de 97% de nacionalização da fabricação de veículos. Entre os destaques estavam o Aero Willys 2600, a perua Simca Jangada, o esportivo VW Karmann-Guia, o DKW Fissore, o Scania -Vabis L-75. A Toyota mostrou o jipe Bandeirante, a Mercedes-Benz seu primeiro ônibus de turismo (com geladeira e sanitário). A partir deste ano, o evento passou a ser bienal.
1964 - A 4ª edição comemorou a marca de 1 milhão de veículos produzidos no país. A indústria começou a mostrar avanços tecnológicos como a caixa de câmbio com quatro marchas para frente sincronizadas do Aero Willys 2600, a mistura automática óleo-gasolina da DKW-Vemag, a suspensão pneumática para ônibus da linha FNM. Outras novidades foram o Aero-Willys 65, com novo design, a Vemaguet Rio, o Belcar, o esportivo GT-4200 da Brasinca, com motor Chevrolet, e a Veraneio da General Motors.
1966 – No ano que a indústria brasileira de veículos comemorou 10 anos de implementação, acontece a 5º edição do Salão. O evento é marcado pelo lançamento de dois modelos de luxo, o Itamaraty Executivo e o Ford Galaxie, além do esportivo Puma e novidades como os faróis de iodo da Cibié.
1968 - É realizado o 6 ° Salão do Automóvel no Parque do Ibirapuera. A mostra foi marcada pelo lançamento de produtos em uma nova faixa de mercado até então inexplorada, os carros médios. Entre as novidades, a Chrysler lança o seu esportivo GTX, a Ford traz o Corcel e o Galaxie LTD, a GM apresenta seu primeiro automóvel o Opala e a Volkswagen lança o sedan 1.6, de quatro portas, carinhosamente apelidado de Zé do caixão.

1970 – No ano que a Seleção brasileira conquistou a terceira Copa do Mundo de futebol, em 20 de novembro, o 7º Salão do Automóvel muda de endereço e vai para o Parque de Exposições do Anhembi. As grandes novidades são: o Dodge Charger, com motor V8 (oito cilindros em "V"), de 205 cavalos, o Meta 20 de Chico Landi, o FEI X-3 (com motor Chrysler de 300 HP), o Alfa Romeo 2150 da FNM, o Corcel GT e o Landau da Ford, o Karmann-Guia TC, TL e a Variant, da Volkswagen.
1972 - Na 8ª edição da feira foram apresentados o Dodge 1.8, conhecido como Dodginho, Maverick, Puma GTB, SP-2 e o MP Lafer, réplica do MG inglês. Também apareceu o primeiro desenho oficial do Chevette, lançado cinco meses depois.
1974 - As novidades foram o Passat, o Fusca 1.6, popularmente conhecido como Fuscão, a Caravan, station wagon derivada do Opala, e o ESF-22 da Mercedes-Benz, além do mini Puma (um conceito de carro econômico), e o Itaipu, carro elétrico da Gurgel.
1976 - Comemoração dos 20 anos do inicio das atividades da indústria automobilística nacional. Cresce a crise do petróleo e no 10º Salão do Automóvel, os fabricantes de veículos apresentam a novidade que recebeu elogios de todo o mundo: motores adaptados para uso do álcool. A Fiat participa pela primeira vez do evento com o Fiat 147.
1978 - O 11º Salão do Automóvel acontece quando a indústria comemora a marca dos 2 milhões de carros produzidos no Brasil. A General Motors apresenta uma versão mais sofisticada do Opala o Diplomata, além do Chevete de quatro portas. A VW exibe a Brasília de quatro portas. O Corcel 1.6 (com câmbio de 5 marchas a frente), o Maverick de injeção transistorizada foram as novidades da Ford. A Chrysler mostrou o Dodge Polara com transmissão automática. 1981 - Com muitas novidades, apesar da crise financeira do setor, é aberta a 12ª edição da mostra. A VW apresenta o Gol, Voyage e a Saveiro. A Ford mostra o Del Rey, e a Fiat, a Panorama. É apresentado o protótipo Xef, minicarro da Gurgel.
1983 - A Salão tem uma edição especial chamada Salão do Automóvel a álcool, para apoiar o esforço de implantação do uso desse produto. Entre os destaques estão o VW Santana e o Itaipu E-500, com tração elétrica e autonomia de 80Km.
1984 – A indústria comemora a produção de 15 milhões de automóveis no país. O 13º Salão do Automóvel apresenta protótipos de modelos projetados para o ano 2000, montado com vários equipamentos eletrônicos, o Lean Machine da GM, parecido com uma moto, e o Probe 4, da Ford, mais aerodinâmico e econômico. Outros lançamentos são o VW Santana Tecno II, com tração nas quatro rodas, freios antiblocantes, injeção eletrônica e microprocessadores no controle de combustível, além da linha Fiat Uno.
1986 - É a primeira vez que a indústria brasileira não participa do Salão. Foram importados 59 veículos norte-americanos, japoneses, alemães, ingleses, italianos e franceses. Entre eles, estavam a Ferrari 328, BMW 735 e o Porche 911.
1988 - O 15º Salão de São Paulo tem novidades eletrônicas nos automóveis brasileiros. A Volks mostrou o novo Gol GTI e a GM o Monza, já com injeção eletrônica de combustível e também lançou as vans Bonanza e Veraneio.
1990 - Com a abertura do mercado, acontece o 16º Salão de São Paulo. São expostos modelos importados como a Ferrari F-40, o Crown da Toyota, Alfa Romeo 164, Thunderbird e a van Aerostar, da Ford. Entre os nacionais, estão os novos Monza, Gol e Voyage 1992 - Na 17ª edição, chamada de "Salão da Abertura", a indústria brasileira coloca seus produtos ao lado dos importados. A GM exibe o Saab 900, a Ford, o utilitário esportivo Explorer. Entre os nacionais da marca Chevrolet aparece a perua Suprema, derivada do Omega. A Fiat lança o Tempra de duas portas e a Ford o novo Escort.
1994 - A grande novidade do 18º Salão é a confirmação do Mercosul como um dos maiores mercados mundiais para a indústria automobilística.Acontece investimento nos veículos populares (carros com motor 1.0). São mostrados o Gol 1.0 Plus, da VW, e o Vivio, popular da japonesa Subaru. A Ford inicia a importação do Ford Fiesta, com motor 1.3, e o sedã Mondeo. 1996 - O 19º Salão tem como marca a expansão do setor, com 300 expositores, entre nacionais e estrangeiros. Os lançamentos nacionais são o Chevrolet Corsa Wagon, o Fiat Palio Weekend e o Ford Ka. As importadoras exibem o Jaguar XK8, o Audi A3, o Porche Boxster, o Volvo S 40 e o BMW Z3. A Volkswagen traz da Alemanha o conceito Noah.
1998 - Acontece a 20ª edição do Salão com os mais recentes lançamentos da indústria mundial como a Maserati 3200 GT e o Audi TT. Outras novidades são o New Beetle, o Mercedes Classe A, e o Peugeot 206, além da BMW 328, e os Alfa Romeo 156 e 166. Destaque também para a instalação, no Brasil, de várias fábricas como a Audi, Chrysler, Honda, Land Rover, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Renault e Toyota, que trouxe o Corolla Nacional e o Prius, primeiro veículo híbrido (movido a gasolina e eletricidade). O Xsara Break foi o lançamento da Citröen.
2000 - O 21º Salão Internacional do Automóvel fechou o século XX com grande quantidade de lançamentos e os carros conceito mostraram a importância do evento e do Brasil no contexto mundial. Entre as novidades, o primeiro carro com carroceria totalmente em alumínio foi o destaque da Audi. o Xsara Picasso fez sua pré-estréia. O Focus foi a principal novidade da Ford e a Volkswagen lançou o Bora.
2002 - A indústria nacional começa a fabricar veículos em maior escala para outros mercados, como o México, países do Oriente Médio e Mercosul. Na 22ª edição do Salão do Automóvel, os lançamentos ficaram por conta da Ferrari Enzo, da BMW Z4, do Audi A8, do Porsche Cayenne, Honda Accord e do Mitsubishi Airtek. Naquele ano, os utilitários esportivos apareceram como tendência de design de veículos. É o caso do EcoSport, da Ford. Na ocasião também foram apresentados ao público o Honda Fit, o Citröen C3 e o Nissan Xterra.
2004 - Na 23ª edição do Salão Internacional do Automóvel mais de 180 expositores representaram 32 marcas exibiram ao público pouco mais de 460 veículos, de diferentes modelos e versões. OPólo Sedan, da Volks, teve lançamento mundial no Salão. Já a Honda fez uma pré-apresentação do Fit. A Citröen trouxe o C3, a GM destacou, entre os seus cinco lançamentos, o Meriva.
2006 - O maior evento da indústria automobilística da América Latina teve como tema "Paixão, Emoção e Evolução". A 24ª edição do Salão Internacional do Automóvel aconteceu justamente no ano em que a indústria automobilística nacional completou 50 anos de fundação. Os destaques dessa edição ficaram por conta dos modelos superesportivos como o Z4 Cupê, da BMW, o Mustang Shelby GT500, da Ford, a Ferrari GTB 599 Fiorano, o Porsche Carrera GT, o Eos da Volkswagen. O Chevrolet Camaro estava no estande da GM. Já a Volvo mostrou o cupê-cabriolet C70 Cabrio. No XK Jaguar um motor V8 4.2 de 300 cavalos. Outro modelo também consagrado no exterior presente no Salão foi trazido pela Peugeot foi o 407 Cupê. A Renault mostrou o novo Mégane Cabrio. Já a Mitsubishi trouxe o Eclipse, com motor V6. Os conceitos Fine-T, da Toyota, Zaroot da Nissan, Concept-T, da Volkswagen, Concept FCC, da Fiat, e o HCD9 Talus Concept, da Hyundai chamaram a atenção, assim como o Prisma Y, da Chevrolet, e o 20Cup, da Peugeot, com três rodas.

5 comentários:

Anônimo disse...

ha, I will experiment my thought, your post bring me some good ideas, it’s truly amazing, thanks.

generic cialis

Blogger AutoAgora disse...

Glad to help. Thanks for following my work and always have.

Unknown disse...

Oi, eu de novo. Quando tiver o Salão do Automovel voce me avisa. Quem sabe nos encontramos por lá?
Abcs
http://nossasviagenspelobrasil.blogspot.com/

Blogger AutoAgora disse...

O Salão do automóvel será ano que vem. Este ano teremos Fenatran que o Salão dos Pesados. Mas vamos nos falando e se for possível nos veremos sim. Um abraço.

Unknown disse...

OI Ragassi, eu importunando de novo. Procurei pelo blog sobre o Maverick, etc, mas nenhuma foto.