Primeiro carro da marca comercializado no país que custa menos de R$ 100 mil tem motor 1.4 turbo e transmissão automatizada de sete velocidades
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
As formas compactas estão marcadas nas dimensões do A1, carro da Audi que começou a ser vendido no Brasil. Seu comprimento é de 3954 mm, largura de 1740 mm, com altura de 1416 mm e entre- eixos de 2469 mm. A capacidade do porta-malas é de 270 litros e o tanque de combustível recebe até 45 litros. È um modelo urbano, pensado para enfrentar o transito caótico das grandes cidades, mas com muito conforto e desempenho para o motorista.
O DNA esportivo característico da marca está evidenciado no trem de força. O pequeno Audi é equipado com motor 1.4 TFSI de 122 cavalos de potência máxima. Seu propulsor usa sistema de injeção direta de combustível e turbocharger com intercooler, cuja taxa de compressão é de 10:1.
O novo carro da marca das quatro argolas acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e atinge velocidade máxima de 203 km/h. O torque de 20,39 kgfm está disponível continuamente entre 1.500 e 4.000 rpm. Ainda segundo divulgado pela Audi a média de consumo de combustível no ciclo combinado rodovia e estrada é de 18,8 km/L, só na rodovia a média é de 21,7 km/L.
São várias as inovações presentes no modelo, ele usa tecnologia que recupera a energia durante a frenagem. Ela é armazenada temporariamente na bateria, quando o carro acelera novamente, a energia retorna ao sistema elétrico, o que alivia a carga do gerador.
Sua transmissão é automatizada do tipo S-Tronic, com sete velocidades e sistema de dupla embreagem, o qual permite trocas manuais sequenciais e automáticas. A direção é eletro-hidráulica de pinhão e cremalheira, o modelo vem ainda equipado com sistema eletrônico de estabilização ESP, o qual inclui bloqueio eletrônico do diferencial.
Na dianteira usa suspensão do tipo McPherson, a traseira tem eixo de torção, as rodas são de liga-leve calçadas com pneus 215/40 R17.
A identidade visual que marca os modelos Audi foi preservada. Permanecem os faróis de xênon plus com luzes diurnas em LED, esta tecnologia também esta presente na iluminação das portas, teto, luzes de leitura, para os pés e maquiagem.
De série, o A1 é equipado com: ar-condicionado, faróis bi-xênonio, com ajuste automático de altura, luzes de neblina, volante esportivo em couro, multifuncional e com shift-paddles, Audi music Interface, Rádio Concert com CD player, tela de configurações de 6,5 polegadas, Bluetooth, air-bags dianteiros frontal, lateral e de cabeça dianteiro e traseiro, assistente de partida em aclives, ESP/ABS e computador de bordo.
A apresentação para a imprensa especializada brasileira aconteceu em São Paulo, no domingo dia 08 de maio, dia das mães. Como homenagem a este dia tão importante, o convite foi feito aos jornalistas e as respectivas mães. Detalhe, o vídeo convite foi gravado pela mãe de Paulo Kakinoff, presidente da Audi do Brasil.
Eles utilizaram um edifício em construção, o Brookfield Malzoni Faria Lima e criaram a AreA1, a exemplo do que já havia sido feito na Europa, Ásia e África do Sul.
O preço sugerido para a venda do A1 é de R$89.900, a empresa realizou uma pré-venda, na qual comercializaram 600 unidades, a expectativa é de vender até o fim do ano 7 mil unidades do modelo.
A Audi homologou um fornecedor nacional para óleo do motor e outro para os pneus. O restante das peças para manutenção e serviços é importado pela própria marca.
Ficha técnica
Motor: dianteiro, transversal, injeção direta, turbointercooler,
Cilindrada: 1 390 cm3
Taxa de compressão: 10:1
Potência: 122 cv
Torque: 20,39 kgfm
Transmissão
Tração: Dianteira
Câmbio: Automatizado de dupla embreagem e 7 marchas
Suspensões
Dianteira: McPherson construção triangular
Traseira: eixo de torção
Freios
Dianteiros: Disco ventilado
Traseiros: Disco sólido
Direção: eletro-hidráulica
Pneus: 215/40 R17
Dimensões
Comprimento: 3954 mm
Largura: 1740 mm
Altura: 1416 mm
Entre-eixos: 2469 mm
Capacidades
Porta-malas: 270 litros
Tanque: 45 litros
Nenhum comentário:
Postar um comentário