domingo, 22 de maio de 2011

GP Espanha: Tá difícil segurar o alemão

Aceleradas

176721Mesmo sem largar na pole, Sebastian Vettel venceu. Ele teve um pouco mais de trabalho que nas outras provas, mas nada que indique uma reação das outras equipes
Por: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
Vettel (Red Bull), atual campeão da F-1, parece que não terá problemas para manter seu titulo nesta temporada. No Circuito da Catalunha, o alemão mostrou maturidade e soube esperar sua vez.

176626Na largada, ultrapassou o companheiro Mark Webber (Red Bull) e não fez força para impedir a ultrapassagem de Fernando Alonso (Ferrari). O espanhol, correndo em casa, usou de toda sua experiência e pulou na frente quando as luzes vermelhas se apagaram.  
Mas a Ferrari só andou bem com pneus macios, a utilização dos compostos duros é obrigatória, assim, durante a prova o carro de Alonso foi perdendo competitividade. E sobrou para o dono da casa apenas o quinto lugar.
176743Vettel só assumiu a liderança da corrida após a segunda parada para trocar os pneus e no final recebeu forte pressão de Lewis Hamilton (McLaren), o segundo na Espanha, mas não deu em nada. O McLaren do piloto inglês não tinha fôlego para ultrapassar.
De novo assistimos um festival de ultrapassagens, em uma pista que as corridas geralmente são muito chatas. Mas isso só aconteceu por causa da baixa resistência dos pneus, o que provocou muitas substituições e consequentemente trocas de posições.

176634

E no final todos sabiam que dentro da normalidade Vettel venceria, pois tem o melhor carro na mão.
Já os brasileiros não tiveram nada para comemorar. Rubens Barrichello (Williams) teve problemas com o câmbio de seu carro e Felipe Massa (Ferrari) também!
Rubinho ainda terminou a corrida, mas na 17ª posição e segue sem marcar pontos. Massa ficou pelo caminho e o máximo que conseguiu enquanto esteve na pista foi manter-se na oitava colocação.
Ainda pontuaram na Espanha: 3º Jenson Button (McLaren), 4º Mark Webber (Red Bull), 5º Fernando Alonso (Ferrari), 6º Michael Schumacher (Mercedes), 7º Nico Rosberg (Mercedes), 8º Nick Heidfeld (Renault), 9º Sergio Pérez (Sauber) e 10º Kamui Kobayashi (Sauber).
176760Na liderança do campeonato, Vettel soma 118 pontos, Hamilton 77, Mark Webber tem 67 pontos, Button com 61 e Alonso 51 pontos. Felipe Massa está em oitavo lugar, com 24 pontos,

A próxima prova, dia 29/05, será atípica, é o GP de Mônaco. Nas ruas estreitas do principado qualquer descuido representa encontrar o muro e ai tudo pode acontecer, é só conferir. 
Rapidinhas
Decepção
 
Mais uma vez Felipe Massa ficou pelo caminho e estacionou nos 24 pontos. "Eu não podia trocar as marchas no final da corrida e tive que parar ao lado da pista. Foi um final apropriado para um fim de semana terrível. Felizmente, nós podemos começar de novo imediatamente, com a corrida de Mônaco, que é como uma corrida em uma segunda casa para mim, já que eu moro no Principado. Também, felizmente, não teremos os pneus duros que tivemos hoje, que realmente não funcionaram para nós", explicou o brasileiro.

A superioridade está diminuindo?
Lewis Hamilton foi o único piloto que chegou a ameaçar a supremacia de Vettel. "Foi uma surpresa muito agradável ver como andamos rápidos hoje. Acho que fomos mais rápidos que os carros da Red Bull, com exceção dos trechos mais velozes da pista. Forcei o máximo que pude e estou muito feliz com o resultado. Se tivesse mais algumas voltas, a ordem no pódio teria sido diferente", afirmou o inglês que ganhou uma corrida este ano.

Correu para a torcida
Logo na largada do GP da Espanha, Fernando Alonso mostrou que é um dos melhores pilotos da categoria máxima do automobilismo mundial. "A melhor parte da corrida foi, obviamente, a largada. Trabalhamos muito nesta área e você pôde ver o resultado. Foi fantástico ver a torcida vibrando nas arquibancadas. Tentei fazer o máximo, mantendo os pilotos mais rápidos atrás de mim por 20 voltas, mas, depois daquele momento, não havia nada a fazer", comentou o espanhol. O desempenho da Ferrari foi afetado pelos pneus duros.

A charge do Odayr
Odayr Baptista, locutor titular da ‘Rádio Camanducaia’, colabora com mais uma de suas criações. Acompanhe o trabalho dele no
www.radiocamanducaia.com.br/blog

barcelona

Nenhum comentário: