sábado, 22 de fevereiro de 2014

Comparativo: Chevrolet Onix Automático/ Renault Sandero Automático

DSC04183IMG_8803

Semelhante ao que acontece em outros países do mundo, carros intermediários passam a oferecer versões com transmissão automática

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Estúdio Prána

A indústria brasileira de automóveis passa por transformação. As fabricantes investem em soluções para modernizar os produtos e que privilegiam o conforto ao dirigir. Tanto que, o câmbio automático, item oferecido em modelos de luxo, começa a aparecer em modelos intermediários.

DSC04231Confirmando esta tendência, em julho de 2013, a General Motors lançou o Chevrolet Onix que utiliza motor 1.4L equipado com câmbio automático de seis velocidades. Na versão LT o preço sugerido para venda deste modelo é de R$ 46.790 e o topo de linha LTZ custa R$ 50.790.

IMG_8860Levando-se em consideração a transmissão automática, configuração de carroceria (hatch) e os preços sugeridos para venda, o novo Chevrolet Onix tem como principal concorrente o hatchback Renault Sandero, o qual custa R$ 48.180.

DSC04172Apesar dos valores próximos, eles são bem diferentes no que entregam, a começar pelas dimensões. O hatch Chevrolet tem comprimento de 3.930 mm, sua distancia entre os eixos é de 2.528 mm, a largura da carroceria é de 1.705 mm e a capacidade volumétrica do porta-malas é de 280 litros.

IMG_8792Já o modelo da Renault mede 4.021 mm de comprimento, com 2.591 mm de entre eixos e a largura da carroceria de 1.746 mm. No compartimento traseiro, recebe 320 litros.

DSC04246O propulsor 1.4L do Onix tem quatro cilindros em linha, cilindrada de 1.389 cm³, 8 válvulas SOHC, sendo duas por cilindro. Com taxa de compressão de 12,4:1, entrega potência de 98 cv (G)/ 106 cv (E) a 6.000 rpm. O torque máximo chega a 12,9 kgfm (G)/ 13,9 kgfm (E) a 4.800 rpm.

IMG_8763Enquanto que o Sandero usa motor 1.6L, também com quatro cilindros em linha. Sua cilindrada é de 1.598 cm³, porém, são 16 válvulas no total. O comando é duplo no cabeçote (DOHC, do inglês, double overhead camshaft). Um comando aciona as válvulas de admissão e o outro, as de escape, para favorecer a combustão. O balancim é roletado, uma solução usada para reduzir o atrito entre as peças móveis e consumo. A taxa de compressão é de 10:1, assim a potência é de 107 cv (G)/ 112 cv (E) a 5.750 rpm. O torque máximo é de 15,1 kgfm (G)/15,5 kgfm (E) a 3.750 rpm.

DSC04228O interessado em um dos hatchs também encontra várias diferenças no câmbio automático. O da Chevrolet é o GF6 de sua segunda geração, o qual, segundo divulgado pela fabricante, recebeu novos componentes internos da transmissão, os quais possibilitaram uma maior eficiência hidráulica e permitiram uma melhor estratégia de calibração. Ele tem sistema adaptativo de trocas de marcha, módulo de controle integrado (que elimina cabos entre o módulo e a transmissão) e freio motor, dispositivo que mantém a marcha em uso mesmo quando o motorista alivia o pé do acelerador. Ainda oferece a Active Select, que permite ao motorista realizar trocas de marchas manuais, por meio dos controles localizados na alavanca de transmissão.

IMG_8860No Sandero Automático, a Renault usa câmbio de quatro velocidades, auto-adaptável, ou seja, modela-se ao estilo de condução do motorista. Eles informam que são 9 programas diferentes, que permitem desde uma condução mais suave até uma performance mais esportiva. Possui uma central eletrônica inteligente, a qual avalia, a todo instante, a melhor marcha para determinada situação ou o melhor momento para a troca de marchas, em função do estilo de condução do motorista. Conta ainda com a função Kick down, acionada quando o motorista pisa até o fim e de forma rápida no pedal do acelerador, a central eletrônica avalia e realiza a redução de uma ou duas marchas, conforme os dados avaliados por ela.

DSC04206

O Onix LT com câmbio automático de 6 marchas sai da fábrica com: Air bag duplo frontal, freios ABS com EBD, desembaçador e limpador do vidro traseiro, rodas de aço aro 15” com calotas integrais, maçanetas externas e cobertura dos retrovisores externos na cor do veículo, antena, banco do motorista e coluna de direção com ajuste de altura, direção hidráulica, travas elétricas das portas e porta-malas, vidros dianteiros elétricos, alarme, chave canivete, faróis com máscara negra e lanternas escurecidas.

DSC04197Ainda tem, ar condicionado, sistema de som e multimídia MyLink e controle automático de velocidade (cruise control). A opção LTZ tem todos os itens da LT e ainda, rodas de alumínio aro 15”, vidros dianteiros e traseiros elétricos, faróis de neblina, espelhos retrovisores externos elétricos e computador de bordo.

IMG_8869O Sandero Automático, entre os itens de série traz: Volante em couro, indicador do reservatório de combustível da partida a frio, air bag (motorista/passageiro), freios ABS, faróis de neblina, desembaçador do vidro traseiro, alarme perimétrico, computador de bordo, ar condicionado, vidros traseiros elétricos, direção hidráulica, limpador e lavador do vidro traseiro, faróis de neblina.

IMG_8833Tem também, sistema CAR - travamento automático a 6 km/h, volante e banco do motorista com regulagem de altura, barras laterais na cor preta, maçanetas internas pintadas, retrovisores externos com regulagem elétrica, rodas de liga leve 15'', pneus185/65 R15, protetor do cárter, faróis e lanternas com máscara negra, comando satélite na coluna de direção, rádio CD Player 2DIN, MP3, USB, entrada auxiliar para IPOD e Bluetooth.

DSC04176IMG_8817

Como temos um novo regime automotivo em vigor, o Inovar Auto, aguarde que outras soluções tecnológicas que modernizem os veículos vêm por ai. É só aguardar.

Colaboraram: General Motors do Brasil, Renault do Brasil e Grupo Carrera

DSC04178Custos de peças e serviços

Chevrolet Onix 1.4L Automático

Amortecedores dianteiros: R$ 236,14- cada

Serviço: R$120,00

Amortecedores traseiros: R$ 138,66- cada

Serviço:120,00

Discos de freios dianteiros: R$145,91- cada

Serviço: R$ 60,00

Jogo de pastilhas dianteiras: R$151,49

Serviço: R$ 40,00

Lonas traseiras: R$ 237,64

Serviço: R$ 120,00

Óleo/ litro: R$ 47,00

Serviço: -

Filtro de óleo: R$17,04

Serviço: -

Filtro de ar: R$:28,44

Serviço: -

Filtro de combustível: R$ 24,90

Serviço: -

Filtro anti-polén: R$ 42,13

Serviço: R$120,00

Velas: R$ 12,70- cada

Serviço: -

IMG_8796Custos de peças e serviços*

Renault Sandero Automático

Amortecedor dianteiro: R$ 539,00

Amortecedor traseiro: R$ 439,00

Pastilha dianteira: R$ 213,00

Óleo + filtro R$ 246,00

Filtro ar: R$ 62,00

Filtro combustível: R$ 68,00

Filtro anti-polén: R$ 50,00

Velas: R$ 132,00

*A Renault oferece o Pacote preço fechado que inclui custos de peças e serviços

Postar um comentário