terça-feira, 23 de junho de 2009

Agile, o novo carro da Chevrolet

Agile_untitledEste ano a General Motors do Brasil lança o primeiro modelo da família Viva, e o nome já foi escolhido ele se chamará: Agile.

Segundo divulgado através da assessoria de imprensa da GM nesta segunda-feira (22/06), o projeto do modelo começou em meados de 2006, quando o departamento de Marketing da Chevrolet identificou a necessidade de ampliar sua gama de compactos com um novo veículo. Isso movimentou os departamentos de Design e Engenharia da General Motors do Brasil, que iniciaram sua busca por novos conceitos.

GPiX_2

Conceito GPiX

O primeiro sketch já foi apresentado no mesmo ano. Ainda distante do produto final, teve sua evolução mais significativa com a realização do crossover cupê GPiX (G de Global e PiX, de Picture, ou Imagem Global de um modelo criado para a marca), carro-conceito da Chevrolet apresentado durante a 25º edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em outubro do ano passado.

Este conceito, foi totalmente desenvolvido no Brasil pelo Centro de Design da General Motors da Divisão LAAM (que engloba as regiões da América Latina, Africa e Oriente Médio), e serviu de inspiração para o primeiro modelo da família Viva.

GPiX_ 

A partir de uma arquitetura, destinada, inicialmente, a mercados emergentes, como Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, o Agile será um hatchback 100% desenvolvido pela Engenharia, Design e Powertrain brasileiros em seu Centro de Desenvolvimento de Veículos da Divisão, em São Caetano do Sul, e no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba, ambos em São Paulo.

Além de lançar um veículo novo, o modelo serve como uma confirmação de que a operação brasileira vai muito bem. "O Agile é uma demonstração de confiança da General Motors no mercado e na economia brasileiras. O novo modelo é parte do nosso cronograma de investimentos que permanece inalterado e o consumidor brasileiro pode ter a certeza de outras novidades já no curto prazo", afirma Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil e Mercosul.

Já José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da empresa, destaca ter plena convicção de que "o novo modelo Agile será mais um extraordinário sucesso da linha Chevrolet".

E Marcos Munhoz, diretor de Vendas e Marketing da Chevrolet explica porque o carro se chama Agile. “O nome do novo Chevrolet retrata exatamente o dia-a-dia da maioria dos clientes de um automóvel compacto, que tanto no trabalho como no lazer aos finais de semana, tem que ser ágil, versátil e pronto para corresponder a vários estilos de vida”.

Ainda, segundo divulgado pela empresa, o Projeto Viva é fruto de um investimento de US$ 400 milhões, que compreendem as fases de desenvolvimento e produção dos modelos em fábricas da GM na Argentina e no Brasil.

Na unidade de São Caetano, as obras estão aceleradas, para receber a linha de montagem dos veículos da família Viva.

Postar um comentário