domingo, 18 de setembro de 2011

O elétrico Chevrolet Volt esta entre nós

DSC_8029General Motors promove a VoltXpedition e mostra seu carro elétrico mundial para jornalistas especializados de todo o Brasil
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
A Chevrolet trouxe para o País o Volt, seu carro elétrico de autonomia estendida. Diferente de outros modelos concorrentes que usam propulsão de um motor elétrico, ele também tem um motor a combustão, o qual é acionado quando a bateria esta descarregada.
DSC_7841

Alimentado pelo sistema de propulsão batizado de Voltec, usa um conjunto de bateria de íon-lítio de 16 kWh e uma unidade de tração elétrica que fornece autonomia entre 40 e 80 quilômetros, conforme o tipo de pista, técnicas de condução e temperatura ambiente. Um motor 1.4 a gasolina (mas que pode ser flex) estende a autonomia até 500 quilômetros adicionais com um tanque cheio de combustível, acionando o sistema de tração elétrica do veículo até que ele seja conectado a uma fonte externa de eletricidade e recarregado ou reabastecido com energia.
DSC_7984

A unidade elétrica de tração oferece 150 cv de potência e traciona as rodas continuamente. Posicionado sob o capô e próximo ao motor de combustão interna, agrega um par de motores elétricos e uma caixa de câmbio continuamente variável (CVT). Diferentemente de um sistema powertrain convencional, não há engrenagens escalonadas na unidade e não há ligação mecânica direta entre o motor de combustão interna e as rodas.

O motor de combustão interna inclui um cabeçote de 16 válvulas em alumínio, com quatro válvulas por cilindro.
Este carro já é comercializado nos Estados Unidos, como opção para quem quer um veículo ecologicamente correto com zero de emissões.
A GM convidou jornalistas especializados para testarem o modelo. Em principio seu desempenho é equivalente ao de um veículo a combustão.

2011 Chevrolet Volt

Tem bom arranque, desenvolve velocidade de maneira fácil, proporciona boas acelerações e retomadas, ou seja, cumpre o que promete, um carro elétrico que não deixa nada a desejar a um veículo a gasolina.
Não há planos de comercializar o Volt no Brasil, pois segundo os executivos da marca, veículos híbridos e elétricos em outros países estão sendo implantados para conseguir atingir os níveis de emissões que nos conseguimos com os propulsores flex.

DSC_8045   DSC_8049

DSC_7797DSC_7408

Postar um comentário