Fabricado em São Caetano, chega ao Brasil o carro vendido em 70 países. Ele é equipado com um novo motor e transmissão de seis marchas
Por: Edison Ragassi, de Düsseldorf, Alemnha*
Fotos: Divulgação/ ER
No último dia 10 de setembro, em Düsseldorf na Alemanha, a General Motors do Brasil mostrou para a imprensa especializada brasileira o Chevrolet Cruze.
O sedã é um modelo global da marca, comercializado em 70 países. A frente tem grade bipartida logotipo Chevrolet ao centro, o conjunto ótico termina em cunha nos para-lamas dianteiros.
A lateral deve ser observada desde a curvatura do teto, pois forma um ‘D’ junto com a área envidraçada. Na região das portas o desenho tem apenas um vinco suave acima das maçanetas. As rodas são de liga leve aro 17, fixadas por cinco parafusos com desenho exclusivo e pneus 225/50 R17.
A traseira usa as lanternas com duas formas circulares niveladas a superfície da carroceria. Elas invadem a tampa do porta-malas, um friso cromado aparece acima da região da placa e a gravata Chevrolet ao centro.
Tem comprimento total de 4.600 mm, distância entre os eixos de 2.685 mm. A largura total da carroceria é de 2.098 mm e altura de 1.475 mm. O porta-malas oferece capacidade de 450 litros para carga.
O interior usa o conceito de dual cockpit, ou seja, espaço planejado para cada um dos ocupantes. Os mostradores do velocímetro e conta-giros são analógicos, com indicadores auxiliares do nível de combustível e da temperatura do motor.
A iluminação de fundo é feita por diodos de tipo LED em tom branco e azul (Ice blue). Entre estes mostradores, uma tela de cristal líquido no centro do painel de instrumentos, que exibe as informações do computador de bordo.
O ar-condicionado tem comandos eletrônicos e inclui função AQS (Air Quality System), que mede a qualidade do ar externo e ativa a recirculação do ar, em caso do mesmo estar poluído.
A versão LT sai de fábrica com um amplificador de quatro canais e seis alto-falantes. Já o modelo LTZ, oferece um sistema Premium de áudio que inclui uma entrada USB para conexão de dispositivos móveis. O forro dos bancos pode ser de tecido e couro preto na versão LT ou couro cinza na LTZ.
O sedã traz embaixo o do capô o novo motor 1.8 litro Ecotec6, com taxa de compressão de 10,5:1. Seu cabeçote possui duplo comando de válvulas continuamente variável (Dual CVVT), o coletor de admissão também é variável. O coletor “curto” é mais utilizado em altas velocidades, já nas baixas rotações, ele se torna “longo” e privilegia torque e força.
Este propulsor traz ainda bielas forjadas, ao invés de fundidas, o que segundo os fabricantes, garante mais durabilidade, o cabeçote e cárter são feitos de alumínio o bloco em ferro. Eles contam com galerias internas para refrigeração especialmente desenhadas de modo que a temperatura no cabeçote seja menor e permita um maior avanço de ignição.
Outra diferença está na bomba d’água, ela é montada no bloco e não é acionada pela correia dentada, pois é movida pela correia secundária (ou de acessórios), o que facilita na hora da manutenção, já que o acesso ao componente ficou mais fácil.
A transmissão de seis velocidades manual ou automática (nesta segunda com opção de mudanças sequenciais), também é nova. A caixa se adapta ao estilo de condução e conta com um sensor de inclinação que modifica as marchas segundo a necessidade. Em uma descida, mesmo sem a intervenção do motorista, ela reduz para ajudar a segurar o carro e nas subidas, evita trocas desnecessárias.
O novo sedã da Chevrolet usa suspensão dianteira do tipo McPherson, as molas têm um formato especial e buchas hidráulicas de fixação dos braços inferiores da suspensão ao sub-chassi. A suspensão traseira é do tipo Z-link, com barra de torção especial em ‘U’, construído com duas camadas.
O Cruze sai de fábrica equipado com freio a disco nas quatro rodas, sistema ABS, controle de tração e de estabilidade, direção assistida eletricamente e air bag.
Seu preço sugerido para venda na versão de entrada LT é de R$67.900 (manual)/ R$ 69.900 (automático) e R$ 71.900 (automático e acabamento interno em couro). O topo de linha LTZ custa R$ 78.900, tem câmbio automático, acabamento em couro, sensor de aproximação para abertura das portas e ignição, aliás, equipamento usado só no carro vendido no Brasil, entre outros itens.
As expectativas dos executivos na marca no Brasil são grandes. Com o Chevrolet Cruze, eles esperam desbancar a supremacia dos concorrentes japoneses Civic e Corolla.
*Viagem feita a convite da General Motors do Brasil
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