Mudanças no visual, e a inclusão do motor 2.4L Flexpower no modelo cabine simples, são as armas da GM para manter a S10 na liderança
Texto: Edison Ragassi
Fotos: ER/Divulgação
Por ser uma região com alto consumo de picapes, a General Motors escolheu a cidade de Uberlândia (MG) para mostrar à imprensa especializada do Brasil a picape S10 e o utilitário esportivo Blazer versão 2009.Não aconteceram alterações na arquitetura, sendo assim, amortecedores, discos e pastilhas de freios, filtros de óleo, ar e combustível, entre outros itens permanecem os da versão anterior. As modificações foram visuais: nova grade e nela a gravata dourada da Chevrolet que agora segue o padrão mundial sem o aro cromado, além disso, recebeu um aplique mais largo na parte superior, na cor do veículo ou cromado, conforme a versão. A entrada de ar sobre o capô ficou maior.
No interior, o painel de instrumentos recebeu quatro novos mostradores, com fundo na cor azul. Mudou o desenho do volante (para as versões sem airbags) e os revestimentos dos painéis das portas e dos assentos. Na traseira, as lanternas têm novas lentes e foi adicionado um aplique na cor preta. A versão Executive, com interior revestido em couro, recebeu novos apliques em madeira. Ainda, apenas para as versões com cabine dupla Flexpower, a capacidade do tanque de combustível passou de 67 litros para 80 litros. Linha de acessórios exclusivosPara deixar os veículos da família S10 (picape e Blazer), com visual robusto e esportivo, foram desenvolvidos acessórios exclusivos. O pacote de itens é composto por: santantônio (estrutura interna de metal, revestida por capas de material injetado), estribo (desenvolvido em alumínio agora com seção quadrada), defletor de teto integrado ao rack de teto, barras transversais (rack com capacidade de carga de 45 quilos), CD/MP3 Player e navegador GPS (fornecidos pela Visteon), iPod Nano Chevrolet, entre outros. O rack tubular sobre o teto agora é duplo e mais longo. As rodas aro 16 polegadas, tem opção de dois novos desenhos para as versões em alumínio (liga-leve).
Seguindo a máxima usada pelos clubes de futebol, “em time que está ganhando não se mexe, mas melhora”, a GM atualizou a linha S10 levando em conta a necessidade do consumidor, principalmente no que diz respeito ao valor que ele pode pagar. Lançada em 1995, como a primeira picape média nacional, desde então se mantém na primeira colocação em vendas. Segundo divulgado pela montadora, já foram emplacadas no Brasil 275.634 unidades do modelo. Este ano antes da atualização, no período de janeiro a abril, foram comercializadas 9.583 S10. A segunda colocada, Toyota Hilux, aparece com 6.377 unidades vendidas. No final do ano passado, quando a Ford lançou a Ranger Sport cabine simples por R$ 49.990, avançou no segmento. Agora a GM contra-atacou com a opção cabine simples (antes fornecida só motorização diesel), a qual usa motor 2.4L Flexpower, ao preço de R$ 46.990.
E a Blazer, utilitário esportivo (SUV) derivada da picape, continua como o veículo que atende segmentos específicos do mercado, tais como as forças de segurança, sobretudo às polícias, onde é líder de vendas. Segundo explicado por Samuel Russel, diretor de marketing da montadora, “o modelo é robusto, graças à sua construção de carroceria montada sobre chassis, possui altura livre do solo e ângulo de ataque e saída adequados para a utilização off-road e em situações extremas de dirigibilidade”.
Além da opção 2.4L Flexpower, os veículos da família S10 são encontrados com opção 2.8L Turbo Diesel Eletronic com tração em duas ou quatro rodas.
Ao longo destes 13 anos de produção, as modificações apenas estéticas, ajudaram a manter o modelo com preços competitivos, assim a S10 Advantage 2.4L Flexpower cabine dupla tem preço sugerido inicial de R$ 57.269, e a Executive (topo de linha) R$ 70.990. Com motor diesel a versão Colina cabine simples tração 4X2 tem preço inicial de R$ 70.366, e a 4X4 custa R$ 77.410. Ao passar para cabine dupla o valor inicial é de R$ 84.377, e com tração nas quatro rodas, a mais em conta sai por R$ 91.232.
E a Blazer Advantage (modelo de entrada) com motor 2.4L Flexpower tem preço inicial de R$ 60.674, caso a preferência seja pelo propulsor diesel e tração 4X4, a mais barata custa R$ 116.276.
Durante o evento de lançamento, os executivos da empresa mostraram muita confiança, e esperam no inicio do próximo ano anunciar a liderança pelo 14º ano consecutivo.
Ao longo destes 13 anos de produção, as modificações apenas estéticas, ajudaram a manter o modelo com preços competitivos, assim a S10 Advantage 2.4L Flexpower cabine dupla tem preço sugerido inicial de R$ 57.269, e a Executive (topo de linha) R$ 70.990. Com motor diesel a versão Colina cabine simples tração 4X2 tem preço inicial de R$ 70.366, e a 4X4 custa R$ 77.410. Ao passar para cabine dupla o valor inicial é de R$ 84.377, e com tração nas quatro rodas, a mais em conta sai por R$ 91.232.
E a Blazer Advantage (modelo de entrada) com motor 2.4L Flexpower tem preço inicial de R$ 60.674, caso a preferência seja pelo propulsor diesel e tração 4X4, a mais barata custa R$ 116.276.
Durante o evento de lançamento, os executivos da empresa mostraram muita confiança, e esperam no inicio do próximo ano anunciar a liderança pelo 14º ano consecutivo.
Ficha técnica
Chevrolet S10 Flexpower Cabine Dupla
Carroceria / motorização: Picape, 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira,
tração traseira
Construção: Carroceria sobre chassis, aço galvanizado
nos painéis exteriores
MOTOR
Modelo: X24XF
Disposição: Longitudinal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3): 2.405
Diâmetro e Curso (mm): 87,5 x 100,0
Válvulas: SOHC, duas válvulas por cilindro
Injeção combustível: M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection)
Taxa de compressão: 11,5:1
Potência máxima líquida: Gas.: 141 cv a 5.200 rpm/ Álc.: 147 cv a 5.200 rpm
Torque máximo líquido: 21,9 kgfm a 2.800 rpm (Gas. e Álc.)
Combustível recomendado: Gasolina e/ou álcool
Rotação máxima do motor (rpm): 6.000
Consumo NBR 7024 (km/l)
(Cidade/Estrada/Média): Gas.: 9,2 / 11,8 / 10,4
Álc.: 6,3 / 8,2 / 7,2
TRANSMISSÃO
Modelo manual: FSO 1305A
Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas
CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira: Independente, braços articulados e barra de torção,
amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a
gás de alta performance.
Traseira: Feixe de molas semi-elípticas de 2 estágios, amortecedores transversais telescópicos hidráulicos pressurizados a gás de alta performance
Direção: Hidráulica, esfera recirculante
Direção redução: 13,0:1 a 15,0:1
FREIOS
Tipo: Discos ventilados dianteiros, tambores traseiros
Diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 276 x 30; traseiro 279 x 63,5
RODAS/PNEUS
Roda tamanho e tipo: 15 x 7 – Aço (PDP) 16 x 7 – Liga leve (PDQ)
Pneus: 225/75R15 (PDP) 235/70R16 (PDQ)
DIMENSÕES/PESOS
Distância entre eixos (mm): 3.122
Comprimento total (mm): 5.260
Largura carroceria (mm): 1.782
Largura total (mm): 2.044
Altura (mm): 1.719
Bitola (mm): Dianteira: 1.454; traseira: 1.399
Altura mínima do solo (mm): 228
Ângulo de ataque: 25o
Ângulo de saída: 20o
Peso em ordem de marcha (kg): 1.680
Distribuição de peso (% dianteira/ traseira): 58 / 42
CAPACIDADES
Caçamba (litros): 860
Carga útil (kg): 770
Tanque de combustível (litros): 80
Óleo do motor (litros): 5,75 (6,00 com o filtro)
Sistema de refrigeração (litros): 10,1
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h): 150 (Gas. E Álc.)
Aceleração 0 a 100 km/h (s): Gas.: 12s8 Álc.: 11s5
Chevrolet S10 Flexpower Cabine Dupla
Carroceria / motorização: Picape, 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira,
tração traseira
Construção: Carroceria sobre chassis, aço galvanizado
nos painéis exteriores
MOTOR
Modelo: X24XF
Disposição: Longitudinal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3): 2.405
Diâmetro e Curso (mm): 87,5 x 100,0
Válvulas: SOHC, duas válvulas por cilindro
Injeção combustível: M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection)
Taxa de compressão: 11,5:1
Potência máxima líquida: Gas.: 141 cv a 5.200 rpm/ Álc.: 147 cv a 5.200 rpm
Torque máximo líquido: 21,9 kgfm a 2.800 rpm (Gas. e Álc.)
Combustível recomendado: Gasolina e/ou álcool
Rotação máxima do motor (rpm): 6.000
Consumo NBR 7024 (km/l)
(Cidade/Estrada/Média): Gas.: 9,2 / 11,8 / 10,4
Álc.: 6,3 / 8,2 / 7,2
TRANSMISSÃO
Modelo manual: FSO 1305A
Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas
CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira: Independente, braços articulados e barra de torção,
amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a
gás de alta performance.
Traseira: Feixe de molas semi-elípticas de 2 estágios, amortecedores transversais telescópicos hidráulicos pressurizados a gás de alta performance
Direção: Hidráulica, esfera recirculante
Direção redução: 13,0:1 a 15,0:1
FREIOS
Tipo: Discos ventilados dianteiros, tambores traseiros
Diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 276 x 30; traseiro 279 x 63,5
RODAS/PNEUS
Roda tamanho e tipo: 15 x 7 – Aço (PDP) 16 x 7 – Liga leve (PDQ)
Pneus: 225/75R15 (PDP) 235/70R16 (PDQ)
DIMENSÕES/PESOS
Distância entre eixos (mm): 3.122
Comprimento total (mm): 5.260
Largura carroceria (mm): 1.782
Largura total (mm): 2.044
Altura (mm): 1.719
Bitola (mm): Dianteira: 1.454; traseira: 1.399
Altura mínima do solo (mm): 228
Ângulo de ataque: 25o
Ângulo de saída: 20o
Peso em ordem de marcha (kg): 1.680
Distribuição de peso (% dianteira/ traseira): 58 / 42
CAPACIDADES
Caçamba (litros): 860
Carga útil (kg): 770
Tanque de combustível (litros): 80
Óleo do motor (litros): 5,75 (6,00 com o filtro)
Sistema de refrigeração (litros): 10,1
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h): 150 (Gas. E Álc.)
Aceleração 0 a 100 km/h (s): Gas.: 12s8 Álc.: 11s5
8 comentários:
MUITO BOUA ESSA CAMINHONETA, EU COMPREI A EXECUTIVE CABINE SINPLES E ELA É BEM POTENTE. RECOMENDO
Eu comprei a S10 2009 CD Executive e recomendo...Ficou muito bonita...Como sempre foi lider de mercado, agora que nenhuma a alcança.
S10 2009 - Ainda não está bonita, mas, poderá ficar.
Adquiri uma S10- Executive - Diesel - 4x4 - 2009, porquê achei que realmente ficou muito bonita, pena que não ainda não tem mercado o santantônio, estribo e o defletor de teto. O pior é que a GM nem tem previsão de quando irão produzí-los.
Gostaria de saber se tais acessórios já existem no mercado paralelo.
Abs a todos,
Evandro
Publicitário - Brasília
Não entendi o cometário do Evandro. No lançamento os executivos da GM falaram mais dos acessórios do que da picape. Em Brasília não há os acessórios, é isso? Por favor Evandro me envie e-mail, que vou procurar esclarecer sua dúvida. Abraços, Edison Ragassi.
EU COMPREI UMA S10 CABINE DUPLA EXECUTIVE E ATE AGORA NÃO ENCONTREI OS ACESSORIOS DIVULGADOS PARA COMPRAR.
Boa noite,eu comprei uma S-10 Advantage 2009/2010 e queria saber se ja tem os acessorios dos outros modelos avenda! Abc...
Bem Junior, segundo divulgado pela GM, os acessórios estão disponíveis na rede de concessionárias. O que pode ocorrer é uma falta pontual de um item, ou outro,isso porque mais uma vez, a S10 bateu recordes em vendas.
Um abraço.
Edison Ragassi.
Postar um comentário