Ainda bem que existe a chuva!
Na China, Hamilton dá show de pilotagem, mas quem vence é atual campeão Button, que assume a liderança da competição
Por: Edison Ragassi
Quem assistiu os treinos classificatórios para o GP da China, achou que a corrida seria morna. Sim, porque os carros da RBR pilotados por Sebastian Vettel e Mark Webber sobraram durante os ensaios.
As McLarens de Jenson Button e Lewis Hamilton andaram bem, mas na sexta-feira, quando não valia a classificação e os pilotos aproveitam para preparar os carros com a configuração de corrida.
Só com a expectativa de chuva, Fernando Alonso (Ferrari), fez o terceiro melhor tempo, Nico Rosberg (Mercedes) foi o quarto, o atual campeão Jenson Button saiu na quinta colocação e Lewis Hamilton o sexto. O brasileiro Felipe Massa errou na última curva, quando vinha forte e com possibilidades de quebrar a dobradinha da RBR, e ficou em sétimo lugar. Rubens Barrichello (Williams) foi o 11º, e como de costume, lá a trás, Lucas di Grassi (Virgin) em 22º e Bruno Senna (Hispania) em 23º.
E na hora da largada, no circuito de Xangai, caiu uma garoa. Ninguém sabia se a chuva cairia e a maioria dos pilotos optou por largar com pneus lisos.
Apagadas as luzes vermelhas, quem pulou na frente dos dois carros da Red Bull foi o espanhol da Ferrari Fernando Alonso, mas segundo a direção da prova ele queimou a largada.
Normalmente eu assisto e gravo a corrida, para rever depois, antes de escrever a coluna e tirar algumas dívidas. Pois bem, já vi e revi esta largada, umas 10 vezes, e sinceramente, o Alonso queimou mesmo. Mas a câmera que mostra é a de dentro do carro dele, pois na câmera onde está a panorâmica da pista, a impressão é mesmo de que ele parte depois de as luzes apagarem. Olhando pela câmera do carro do Alonso, ele parte com as luzes vermelhas ainda acesas. Assim o espanhol foi punido com uma passagem pelo box.
Logo na largada, Vitantonio Liuzzi (Force India), Sebastien Buemi (Toro Rosso) e Kamui Kobayashi (Sauber), envolveram-se em um acidente e o safety car entrou na pista.
Como a chuva piorou, os pilotos foram trocar pneus, mas Nico Rosberg (Mercedes GP), Button, Robert Kubica (Renault) e Vitaly Petrov (Renault) continuaram com os compostos para seco, e na ponta da corrida.
Após a parada, começou o show de Hamilton, ele primeiro escorregou na entrada do box, e quase ficou fora. Ao voltar para pista, o inglês aproveitou todo o poder do motor Mercedes e a aerodinâmica da McLaren, para ultrapassar os adversários. Pilotando de maneira agressiva, a disputa foi até na hora da segunda troca, na entrada do pit, o inglês bateu rodas com Vettel, e o mesmo ocorreu na saída.
Alonso, também foi protagonista de uma polêmica manobra, também na entrada do box. Ele ultrapassou Felipe Massa, que escorregou poucos metros antes. Depois da corrida, o brasileiro disse que foi uma manobra “normal”. Ficou evidente que ele não demonstraria seu descontentamento na frente de todos. Agora, com portas fechadas e ele cara a cara com o espanhol, não sei não!
Em uma prova marcada por várias ultrapassagens, a decisão inicial de Button em manter-se na corrida com pneus para pista seca foi a acertada. Tanto que, em uma destas paradas, o alemão Nico Rosberg perdeu a ponta para o inglês, que não largou mais esta posição.
Hamilton, em uma espetacular corrida conseguiu chegar ao segundo posto, mas não tinha pneus para brigar pela vitória. E Rosberg, acabou fazendo uma prova regular e completou o pódio na terceira posição. Terminaram na zona de pontuação: Fernando Alonso em 4º, Robert Kubica 5º, 6º Sebastian Vettel, 7º Vitaly Petrov, 8º Mark Webber, 9º Felipe Massa e, em 10º Michael Schumacher. O brasileiro Rubens Barrichello foi o 12º e Bruno Senna completou mais uma, foi o 16º. Lucas di Grassi (Virgin), deu só nove voltas e abandonou.
Felipe Massa que chegou na China como líder da competição, saiu na sexta posição com 41 pontos. Graças a vitória, Button agora é o líder com 60 pontos, o 2º é Nico Rosberg, 50 pontos, em 3º Fernando Alonso e Lewis Hamilton somam 49, já o 5º é Sebastian Vettel com 45, Robert Kubica tem 40 pontos e o 7º lugar, 8º para Mark Webber com 28 pontos e em 9º Adrian Sutil e Michael Schumacher, que somam 10 pontos cada. Barrichello estacionou nos 5 pontos e está em 13º.
O campeonato continua dia 9 de maio, quando começa a fase européia, com o GP da Espanha. Até lá as equipes irão trabalhar em evoluções para os carros, assim poderemos ter uma Ferrari com motores mais confiáveis, McLaren, Red Bull e Force India ainda mais rápidas, uma Williams mais equilibrada e as estreantes Sauber, Lotus, Hispania e Virgin mais acostumadas com a realidade da Fórmula 1.
O GP da China ainda deixou algumas lições. Fernando Alonso, não está nem aí com o trabalho de equipe, Massa tem ficar esperto e se impor. Button tem todas as condições de defender seu título, se a McLaren não interferir. O russo Petrov, até aqui é o melhor estreante e Hamilton está a caminho de ser o melhor piloto da categoria, ainda falta aprender a dosar ousadia com prudência.
Rapidinhas
Sem rancor
No final do GP da China, a polêmica foi criada pela ultrapassagem que Alonso fez em Massa na entrada do pit lane. O espanhol não viu problemas na manobra. “Se não fosse o meu companheiro de equipe, não falaríamos sobre isso, pois foi uma manobra normal e definitivamente não prejudicará nossa relação”, declarou após a prova.
Para esquecer
A volta de Michael Schumacker à F-1 não está como ele queria. Em Xangai foi ultrapassado na pista por vários pilotos da nova geração. No final o que ele quer é esquecer. “Hoje foi uma daquelas corridas que não quero lembrar, junto com o fim de semana. Foi bom para mim e você tem que encarar como uma outra experiência e aceitá-la”, lamentou o sete vezes campeão.
Esquecer, jamais!
O estreante russo da Renault, Vitaly Petrov marcou os primeiros pontos na categoria, e ficou muito feliz. “Estou feliz de terminar minha primeira corrida na F-1 e marcar meus primeiros pontos. Foi uma corrida difícil e não foi fácil tomar as decisões certas. No início, quando começou a chover, alguns pilotos usaram pneus intermediários, mas decidi continuar com os slicks, e foi a decisão certa”, comemorou o piloto.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
GP da China
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário