JAC Motors, fabricante de automóveis chinesa, inicia as vendas de um hatch e um sedã. Eles são equipados de série com som, ar-condicionado, direção hidráulica, ABS e air bag
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
No último dia 11 de março, o Grupo SHC de Sergio Habib, reuniu a imprensa especializada brasileira em Campinas, para mostrar os carros J3 e J3 Turin, hatch e sedã respectivamente, da fabricante chinesa JAC Motors.
Em dimensões eles têm 1.650 mm de largura e 1465 mm de altura O comprimento do hatch é de 3.965mm e o sedã mede 4.155 mm. Ambos usam 2.400 mm de distância entre os eixos. A capacidade volumétrica do porta-malas é de 350 litros (hatch) e 490L (sedã), enquanto que o tanque de combustível recebe 48 litros.
Ambos são equipados com motor 1.4L feito com bloco de alumínio, de 4 cilindros em linha e comando de válvulas DOHC 16V VVT. Seu deslocamento volumétrico é de 1.332 cm³. Com taxa de compressão de 10,5:1, entrega potência máxima de 108 cv a 6000 rpm e torque máximo de 14,1 kgfm a 4500 rpm, ele foi desenvolvido em parceria com a fabricante austríaca AVL. O J3 acelera de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos e 11,9 segundos para o J3 Turin, sua velocidade máxima de 186 km/h.
A suspensão dianteira é independente, do tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora. Na traseira é independente, tipo Dual Link com molas helicoidais. Os freios dianteiros são a disco ventilado, com pastilha para 45.000 km e os traseiros a tambor com sapatas auto-ajustáveis, os carros são equipados de série com sistemas ABS e EBD.
Em relação ao modelo comercializado no país de origem, os veículos passaram por mais de 240 modificações, as quais foram supervisionadas pessoalmente por Habib, entre elas foi trocada a caixa de câmbio manual de 5 velocidades.
Segundo o presidente da JAC Motors do Brasil, os carros passaram por avaliação dos mecânicos de suas concessionárias, os quais os classificaram como de fácil reparo. Também foram avaliados pelo Cesvi. Segundo a entidade, no quesito reparabilidade, o J3 foi apontado como o segundo hatch compacto mais fácil e barato de se consertar após uma colisão, dentro do Car Group 13, e o J3 Turin alcançou a primeira posição entre os sedãs de seu porte, no mesmo índice.
Assim o importador oferece 6 anos de garantia para estes carros. Os pacotes de revisão também têm preços competitivos, a primeira feita após 2.500 km é grátis, a segunda aos 5.000 km custa R$ 87,00 e a terceira que ocorre depois do veículo rodar 10.000 km sai por R$ 99,00, a revisão com maior custo é a dos 60.000 km, pela qual é cobrada R$ 198,00.
Eles não irão homologar fornecedores nacionais para peças de reposição, pois segundo Habib, não compensa, a China tem fornecedores mundiais com os melhores preços do mercado.
O preço sugerido para venda do J3 é R$ 37.900 e o J3 Turin é comercializado por R$ 39.900. Ambos são equipados de série com: air bag duplo, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, freios ABS de 8ª geração e EBD, ar-condicionado, MP3 Player para CD e USB, sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 15", pneus 185/60 R15 luzes de neblina e faróis com regulagem elétrica. Eles estão disponíveis em três cores sólidas (Branco Ártico, Vermelho Cereja e Preto Classic) e em quatro opções metálicas (Prata Imperial, Cinza Mercúrio, Vermelho Rubi e Azul Pacífico). A cor metálica é, inclusive, o único opcional dos modelos, seu custo é de R$ 990. Já bancos em couro são oferecidos como acessório na rede de concessionárias.
As operações da JAC Motors no Brasil iniciam com 50 concessionárias, elas serão inauguradas dia 18 de março, que é chamado de ‘Dia J’, a expectativa do empresário é de comercializar 35.000 veículos até o final de 2010.
Em junho está previsto a chegada da minivan J6 e o sedã J5 em setembro. O compacto J2 deve desembarcar no inicio de 2012. E os chineses já trabalham com a Delphi no desenvolvimento do motor flex, a nova motorização deve chegar daqui a um ano.
Ficha técnica:
Modelo | J3 | J3 Turin |
Versão | 1.4 VVT | 1.4 VVT |
Dimensões totais | 3965×1650×1465 | 4155×1650×1465 |
Entre eixos (mm) | 2400 | 2400 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1060 | 1100 |
Capacidade do porta-malas (l) | 350 | 490 |
Capacidade do tanque de combustível (l) | 48 | 48 |
Tipo de motor | 4 cilindros em linha | 4 cilindros em linha |
Deslocamento volumétrico (cm3) | 1332 | 1332 |
Diâmetro (mm) | 75 | 75 |
Curso (mm) | 75,4 | 75,4 |
Comando de válvulas | DOHC 16V VVT | DOHC 16V VVT |
Relação de compressão | 10,5:1 | 10,5:1 |
Potência Máxima (cv/rpm) | 108/6000 | 108/6000 |
Torque Máximo (Nm/rpm) | 138/4500 | 138/4500 |
Transmissão | Manual de 5 Velocidades | Manual de 5 velocidades |
Suspensão dianteira | Independente, tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora | Independente, tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora |
Suspensão traseira | Independente, tipo Dual Link com molas helicoidais | Independente, tipo Dual Link com molas helicoidais |
Freios | Dianteiro a disco ventilado e traseiro a tambor com sapatas auto-ajustáveis, com ABS e EBD | Dianteiro a disco ventilado e traseiro a tambor com sapatas auto-ajustáveis, com ABS e EBD |
Pneus | 185/60 R15 | 185/60 R15 |
Rodas | Em liga de alumínio 15" | Em liga de alumínio 15" |
Velocidade máxima | 186 km/h | 186 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 11,7 segundos | 11,9 segundos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário