Utilitário esportivo grande da marca alemã usa a mais avançada tecnologia disponível para construção de veículos, apesar disso o reparo é simples
Texto: Edison Ragassi
Fotos: José Nascimento
O utilitário esportivo Q7 linha 2011, começou a ser comercializado no Brasil em fevereiro. Feito para até sete ocupantes, o Q7 tem comprimento de 5.089 mm, sua largura é de 1.983 mm, para uma distância entre-eixos de 3.002 mm e 1.737 mm de altura. A capacidade do tanque de combustível é de 100 litros e do porta-malas de 775 litros.
Em relação a versão anterior, a principal mudança foi feita no trem de força. O motor 4.2 V8, foi substituído pelo novo 3.0 V6 com injeção direta de gasolina e compressor volumétrico Roots. Este compressor tem dois rotores que geram pressão máxima de 0,8 bar quando giram a 23.000 rpm
O ar que passa pelo compressor é resfriado em dois intercoolers de alumínio arrefecidos por água. Paralelamente, a injeção de combustível na câmara de combustão é feita por um sistema cammon rail a uma pressão de 150 bar.
Assim este propulsor entrega 333 cv de potência e 44,9 kgfm de torque máximo, disponível entre 2.900 e 5.300 rpm. O câmbio Tiptronic também é novo, de oito velocidades, o que permite ao SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos.
Na oficina
Na opinião de Ney, diretor da Mecânica Opcar, localizada no bairro do Moinho Velho (SP), o motor é de fácil manutenção, “as velas, filtros de ar e óleo, juntas das tampas de válvulas e correias não oferecem dificuldades e não exigem ferramentas especiais”, fala ele.
Este diagnóstico é compartilhado por Marcelo Boschetti, diretor da Especializada Josmar, oficina localizada na Vila Mariana (SP). E os dois experientes reparadores afirmam que para substituir estes itens é preciso cautela com as conexões e sensores espalhados pelo motor.
Feito para encarar todo tipo de terreno, o Q7 é equipado com uma combinação de suspensão a ar e sistema de amortecedores variáveis controlados eletronicamente.
Ele tem função permanente de auto-nivelamento. O motorista pode escolher, por meio do sistema MMI, os modos: Automático, Conforto, Dinâmico e Lift. Também oferece um modo de carga, que posiciona o eixo traseiro 45 mm mais baixo do que o seu nível no modo normal. O acionamento deste modo pode ser feito através do MMI ou de um botão no porta-malas.
Já o processo de substituição dos amortecedores exige atenção. “É necessário cuidado com os sensores e conexões da parte eletrônica dos componentes, mas apesar de ser um sistema complexo, o trabalho exige tempo, em média de seis a dez horas, e pode ser feito sem maiores problemas”, fala Marcelo.
O sistema de freio dianteiro é composto por discos e pastilhas, usa pinças com 6 êmbolos na dianteira e 4 na traseira. “Para trocar as pastilhas é necessário uma ferramenta para abrir estes êmbolos e as pastilhas usam compensador de vibração para não emitir ruídos”, comenta Marcelo. Ambos os discos são da marca Brembo.
Na parte elétrica é necessário atenção, a bateria está colocada embaixo do banco do motorista. “O acesso as luzes dianteiras e traseiras é fácil, também não há dificuldades nos outros itens, o importante é ter equipamento especifico de diagnóstico do carro para não correr o risco de alterar as configurações”, explica Paulinho, também diretor da Mecânica Opcar, especialista na parte elétrica de veículos.
Impressões ao dirigir
Um carro que tem ótimo arranque, apesar do peso (2.315 Kg), e que desenvolve velocidade de maneira rápida.
O Q7 é um SUV muito confortável no anda e para do trânsito. Seu sistema de suspensão faz parecer que as valetas, lombadas ou imperfeições do asfalto não existem. Ele tem sistema de tração 4X4, o qual é acionado em um setor colocado no console.
E na rodovia os 333 cv de potência mostram porque estão lá. A transmissão de oito velocidades é muito precisa, não há trancos durante as trocas, ela responde rapidamente a exigência do acelerador. O problema é que, diferente da Alemanha, não temos rodovias sem limite de velocidade.
Equipado com a mais moderna tecnologia ativa e passiva para a segurança dos ocupantes, o Q7 vem com: air bags duplos frontais, laterais frontais e traseiros, alarme, cintos de segurança com contato elétrico, direção Servotronic, dispositivo para desativação do air bag do passageiro, faróis Bi-Xenônio com ajuste automático de altura, lanternas traseiras com LED, sensor de estacionamento traseiro e frontal com câmera de ré, sensor de luz e de chuva, sistema de lavagem dos faróis, trava elétrica de segurança para crianças e travamento com controle remoto.
Como opcional oferece o side assist, um assistente de mudança de pista, que com seus sensores de radar no para-choque traseiro, monitora a área que o motorista não enxerga. Quando um veículo se aproxima por trás, o LED do sinal de alerta acende. Já o Adaptive cruise control é o sistema de piloto automático que pode ser usado em rodovias movimentadas, ou em longas filas de trânsito. Ligado ao sistema de radar que monitora a velocidade e posição do veículo que trafega à frente, o ACC pode ser acionado entre 30 e 200 km/h.
Baseado em parâmetros estabelecidos pelo motorista, como velocidade de cruzeiro e distância desejada entre o veículo conduzido e o que está à frente, o ACC atua nos principais sistemas de controles dinâmicos como freios e força motriz, ele mantém a distância programada ao desacelerar ou frear o veículo e posteriormente retomar a velocidade pré-estabelecida.
O Audi Q7 3.0 TFSI Tiptronic quattro tem preço sugerido para venda de R$ 278.000. O Pacote Advanced composto que inclui Audi Side Assist e Adaptive Cruise Control custa R$14.800. O Pacote Ambition sai por R$ 42.000 e o Sport R$71.900. O sistema de entretenimento traseiro tem preço de R$ 33.550, já o sistema de navegação custa R$ 17.710 e o Keyless-Go R$ 6.600.
Colaboraram: Audi Brasil Distribuidora de Veículos Ltda, Concessionária Caraigá Audi, Especializada Josmar e Mecânica Opcar
Custos de peças e serviços
Amortecedores dianteiros: 9.202,36- Cada
Serviço: R$ 162,00
Amortecedores traseiros: 2.791,12- Cada
Serviço: R$ 162,00
Discos de freios dianteiros: 1.710,44 - Cada
Serviço: R$ 162,00
Jogo de pastilhas dianteiras: 2.010,74
Serviço: R$ 126,00
Discos de freios traseiros: 1.236,88 - Cada
Serviço: R$ 126,00
Jogo de pastilhas traseiras: 1.142,06
Serviço: R$ 126,00
Óleo/ litro: 65,00
Serviço: 162,00
Filtro de óleo: 135,20
Serviço: -
Filtro de ar: 175,10
Serviço:
Filtro de combustível: 1.028,74 (inclui Flange, parte superior da bomba de combustível)* Serviço: 54,00
Filtro anti-polén: 186,04
Serviço: 54,00
Velas: 141,82 - Cada (total 6 )
Serviço: 198,00
*Segundo a Audi Caraiga peça que não exige substituição preventiva
Ficha Técnica
Motor: 3.0L TFSI
Cilindros: 6 cilindros
Cilindrada: 2.995 cm 3
Potência: 333 cv a 5500 – 6500 rpm
Torque: 44,9 kgfm a 2.900 – 5.300 rpm
Transmissão
Tração quattro
Câmbio: Tiptronic 8 velocidades
Pesos/ Capacidades
Peso: 2.315 kg
Capacidade do tanque de combustível: 100 litros
Capacidade do porta-malas: 775 litros
Emissão de CO2 combinado: 249 g/km
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