Fabricado na Argentina, o Renault Fluence compete no segmento de sedãs médios com o VW Jetta que é produzido no México
Por: Edison Ragassi
Fotos: Estúdio Prána
Lançado em fevereiro de 2010, o sedã médio Fluence é fabricado na Argentina. No mercado nacional, o carro da Renault concorre, entre outros, com o Volkswagen Jetta, que é produzido no México.
Em dimensões, o Fluence mede 4.620 mm de comprimento, o Novo Jetta 4.644 mm. A largura do sedã Renault é de 1.810 mm, do VW 1.778 mm e a distancia entre os eixos é de 2.700 mm no carro francês e 2.651 mm no alemão.
A capacidade volumétrica do porta-malas chega a 530 litros no Fluence enquanto que no Novo Jetta é de 510 litros.
O carro da Renault usa o motor M4R Hi-Flex 2.0 16V, produzido na Coréia, o mesmo do Nissan Sentra. Sua potência é de 143 cv (Etanol) e 140 cv (Gasolina) a 6.000 rpm, e torque de 20,3 kgfm (E)/ 19,9 kgfm (G). São duas as opções de transmissão, ambas de 6 velocidades , manual e automática CVT X-Tronic, também oferece trocas manuais sequenciais
Já o modelo da VW usa o propulsor 2.0 Total Flex com 8 válvulas. Ele oferece 116 cv de potência abastecido com gasolina e 120 cv ao usar etanol, disponíveis a 5.000 rpm. Seu torque máximo é de 17,7 kgfm (G)/18,4 kgfm (E), ele está disponível a 4.000 rpm. Também são duas as opções de câmbio, MQ250 manual de cinco velocidades e AQ250 automático, seis velocidades de acionamento por cabos.
A direção do Fluence é elétrica com assistência variável e do Jetta servo-assistida hidráulica (HPS). .
Os dois sedãs médios têm a suspensão dianteira independente do tipo McPherson e na traseira o conjunto é semi-independente, com eixo de torção. Os amortecedores são hidráulicos telescópicos, as molas são helicoidais.
Os freios no veículo da Renault são a discos ventilados na dianteira de 280 mm de diâmetro e sólidos na traseira de 260 mm de diâmetro. Usa sistema anti-travamento ABS com auxílio de frenagem de urgência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD).
No carro da VW os discos dianteiros também são ventilados com diâmetro de 280 mm e sólidos na traseira, porém a espessura é de 272 mm, de série vem com ABS.
Ao invés de chave, o Fluence tem um cartão, o qual serve para a ignição do veículo, travamento e destravamento das portas e porta-malas, ele funciona por aproximação. É equipado com 6 air bags, ar-condicionado dual-zone e saída para os ocupantes do banco traseiro e computador de bordo de multi-funções. Ainda, vidros elétricos, alarme, sistema de som com Bluetooth, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis.
Já o carro da VW vem com o computador de bordo, sistema de som com Bluetooth, air bag para motorista, passageiro e laterais (bancos dianteiros), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, vidros elétricos e alarme.
O preço sugerido para venda do Renault Fluence versão Dynamique é de R$ 60.290 (câmbio manual)/ R$65.690 (câmbio X-Tronic CVT). O topo de linha Privilége é comercializado por R$76.390.
Além dos itens da versão Dynamique tem sensores de estacionamento traseiro e de acendimento automático dos faróis, bancos em couro, rodas em liga leve 17 polegadas, sistema de navegação Carminat TOM TOM integrado ao painel, com controle remoto e tela colorida de 5”, entre outros.
A VW comercializa o Novo Jetta Comfortline com transmissão manual por R$ 65.755, ao adicionar o câmbio automático (Comfortline Tiptronic), vai a R$ 69.990.
Para esta versão os opcionais são: sensor de chuva, ar-condicionado Climatronic, volante multifuncional, rodas de liga leve 17” , revestimento dos bancos em couro, teto solar elétrico e rádio RCD 510 Touchscreen. A VW ainda importa a versão topo de linha Highline 2.0 TSi Tiptronic. Neste caso o preço sugerido é de R$ 89.520, o carro usa motor 2.0 TSi, movido a gasolina, com 200 cv de potência e câmbio de dupla embreagem.
Colaboraram:
Renault do Brasil, Volkswagen do Brasil, Concessionária Volkswagen Green Automóveis- Giovanni e Mecânica Opcar
Custos de peças e serviços
Renault Fluence CVT
Amortecedores dianteiros: R$415,73- cada
Serviço: R$112,29
Amortecedores traseiros: R$175,93- cada
Serviço: R$78,46
Discos de freios dianteiros: 376,55- cada
Serviço: R$40,63
Jogo de pastilhas dianteiras: R$266,51
Serviço: R$56,04
Discos de freios traseiros: R$339,96 - cada
Serviço: R$40,63
Jogo de pastilhas traseiras: R$277,53
Serviço: R$40,63
Filtro de óleo: R$28,06
Serviço: R$20,41
Filtro de ar: R$19,07
Serviço: R$20,41
Filtro de combustível: R$37,05
Serviço: R$30,62
Filtro anti-polén: R$ 69,48
Serviço: R$28,85
Jogo de velas: R$84,62
Serviço: R$56,04
Custos de peças e serviços
Novo Jetta
Amortecedores dianteiros: R$474,46- cada
Serviço: R$ 500,00
Amortecedores traseiros R$ 386,08 - cada
Serviço: R$ 300,00
Discos de freios dianteiros R$337,71 - cada
Serviço: R$ 200,00
Jogo de pastilhas dianteiras: R$232,57
Serviço: R$ 140,00
Discos de freios traseiros: R$ 264,61- cada
Serviço: R$ 200,00
Jogo de pastilhas traseiras: R$ 312,42
Serviço: R$ 140,00
Óleo/ Litro: R$ 58,55
Serviço: R$ 140,00- Inclui a troca do filtro de óleo
Filtro de óleo: R$ 26,07
Serviço: -
Filtro de ar: R$ 56,68
Serviço: R$ 40,00
Filtro de combustível: R$ 104,51
Serviço: R$ 100,00
Filtro anti-polén: R$ 53,57
Serviço: R$ 200,00- Com higienização do sistema
Velas: R$ 36,54- cada
Serviço: R$ 140,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário