Compacto Premium passa a ser fabricado em São Bernardo, chega com novo visual, controle de tração, direção elétrica, motor 1.5 e 1.6 de comando variável
Texto: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Em Foz do Iguaçu, a Ford mostrou dia 21 de abril para a imprensa especializada, o New Fiesta fabricado em São Bernardo do Campo (SP), o modelo anterior era feito no México.
O compacto Premium integra a série de veículos globais da fabricante e passou por várias modificações, a começar pelo visual. Recebeu as linhas de design da Ford, chamada Kinetic 2.0.
A frente ostenta uma grande grade no centro, grade menor na parte inferior do para-choque e os suportes das luzes de neblina na cor preta. Os faróis estão embutidos nos para-lamas. A parte lateral tem vincos que começam nos para-lamas e sobem até as lanternas traseiras, outro vinco ascendente aparece na parte inferior das portas.
E na traseira as lanternas estão embutidas nas colunas, mas invadem as laterais por causa do formato triangular, um vinco aparece embaixo do vidro, e o símbolo ovalado da Ford foi colocado no centro da régua cromada.
O interior no estilo cockpit tem o painel de instrumentos com velocímetro e conta-giros analógicos, ao centro aparece um display digital com as informações do odometro e temperatura do motor. As saídas de ar são redondas nas laterais e retangulares na parte central. Nos modelos com sistema de som SYNC há tela multifuncional, já no equipado com o MyConnection Gen. 3 ela não foi colocada.
Novidades também na motorização, a versão de entrada é equipada com o novo propulsor 1.5 Flex N-VCT, ele oferece 111 cv (E) a 5.500 rpm/ 107 cv (G) a 6.500 rpm, o torque é de 14,99 kgfm (E)/ 14,79 kgfm (G) a 4.250 rpm. A outra opção é o 1.6 16V TiVCT Flex, com potência de 130 cv (E)/125 cv (G) a 6.500 rpm ele entrega torque de 16,01 kgfm (E)/ 15,40kgfm (G) a 4.250 rpm. Ambos da família Sigma são feitos em alumínio, o comando de válvulas do 1.5L é do tipo DOHC, enquanto que o 1.6L utiliza duplo comando de válvulas variável e independente, que funciona tanto na admissão como na exaustão.
Neste carro a Ford estreia o sistema que elimina o tanquinho de gasolina para partida a frio. Chamado de Easy Start, conta com aquecedores na linha de combustível que são ativados automaticamente quando se abre a porta do veículo, por meio de sensores. Eles só entram em operação, dependendo da temperatura ambiente (abaixo de 20°C) e do combustível usado no tanque, o que é informado ao motorista por uma luz no painel. Tem também um sistema de partida inteligente, chamado OTIS (“One Turn Integrated Start”), de três estágios.
O primeiro movimento da chave liga os acessórios e, se a lâmpada de aquecimento do combustível estiver acesa, deve-se esperar ela apagar. Então, pressiona-se o pedal da embreagem antes de levar a chave ao estágio 3 e dar a partida. Basta um leve toque para acionar o sistema eletrônico.
São duas opções de câmbio, o manual IB5 de cinco velocidades ou a automática PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem. A suspensão é independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, utiliza freios a disco com ABS e EBD e direção com assistência elétrica.
O New Fiesta S 1.5 vem com: duplo air bag, freios ABS com EBD, direção elétrica, ar-condicionado, travas, espelhos e vidros dianteiros elétricos, sistema de som MyConnection Gen. 3 com conexão USB e Bluetooth, alarme volumétrico, rodas de 15 polegadas com calota integral, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria e 3 anos de garantia, por R$38.990. A opção SE 1.5 tem, além dos itens da S, rodas de liga leve de 15 polegadas, farol de neblina e pacote de acabamento SE, por R$42.490.
Já o SE 1.6, além do motor mais forte tem controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital, vidros elétricos com abertura e fechamento global, sistema SYNC com comandos de voz em português e controles no volante e rodas de alumínio de 15 polegadas.
Com transmissão manual, sai por R$45.490, o câmbio automático PowerShift custa R$3.500, o que eleva o preço a R$48.990. E a opção topo de linha Titanium 1.6 vem com sete airbags, bancos e volante em couro, controle automático de velocidade, sensor de estacionamento, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, retrovisor interno eletrocrômico e rodas de alumínio de 16 polegadas, por R$51.490 na versão manual e R$54.990 na automática PowerShift.
A expectativa da Ford é grande, pois os executivos da empresa esperam chegar a liderança deste segmento com o New Fiesta hatch.
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