Um dos carros mais carismáticos na história da indústria nacional, o Fusca, esta de volta. Ele tem motor turbo, câmbio automático de dupla embreagem, entre outras tecnologias
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Estúdio Prána
No final de 2013, a Volkswagen surpreendeu o mercado quando lançou o Novo Fusca. O carro é o substituto do Beetle, que por tratar-se de um modelo Cult, a fabricante optou por denomina-lo com os apelidos que o VW Sedan e o próprio Beetle receberam ao logo de suas trajetórias. Na França, adotaram “Coccinelle”, para a Itália, foi resgatado o nome Maggiolino e no Brasil não poderia ser outro, ele foi batizado de Fusca.
Fabricado no México, do Fusca antigo só restou o nome. Ele é montado na arquitetura do Novo Jetta, utiliza propulsor 2.0L Turbo (TSI) com injeção direta de combustível na câmara de combustão. Sua taxa de compressão é de 9,8:1, gera potência de 200 cv a 5.100 rpm e o torque é 28,5 kgfm a 1.700 rpm. Este motor exige alguns cuidados ao realizar a manutenção preventiva e trocas de peças. “Por causa do turbo, o acesso ao corpo de borboleta é um pouco mais complicado, porém, velas, bobinas, bateria, caixa de fusível e os filtros de ar e óleo são fáceis de acessar”, avalia Roberto Ghelardini Montibeller do Centro Automotivo High Tech.
Apesar da fácil visualização, as velas utilizam bobinas, não há necessidade de recorrer a ferramentas especiais para desconectar, mas é preciso atenção. “Quando for necessário retirar as bobinas deve-se ficar atento para não danificar os conectores, não é preciso força, é só observar a maneira correta de soltar, também é aconselhável usar um soprador térmico o que vai facilitar a retirada e também passar ar comprimido para evitar contaminar o local que acopla as velas”, fala Edson Roberto de Ávila do Departamento Técnico de Manutenção Preventiva e Corretiva de Autos Mingau.
O Fusca utiliza transmissão automática de seis marchas DSG (Direct Shift Gearbox) de dupla embreagem multi-discos imersos em óleo. A direção tem assistência elétrica, o que elimina o fluido e não há necessidade de utilizar processo diferenciado no alinhamento, porém, “para melhorar o acesso a caixa de direção é necessário baixar o sub-chassi”, comenta Alberto Martinucci, diretor da Motor Fast.
A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson com molas helicoidais, a traseira também é independente com braços múltiplos e molas helicoidais. “São sistemas simples que não exigem ferramentas especiais para reparos e manutenções, o reparador deve ficar atento com a suspensão traseira que exige alinhamento e na parte da frente para tirar os amortecedores é preciso antes retirar a grade”, complementa Alberto.
Utiliza freios com sistema eletrônico de estabilização, assistência ASR/EDS/ MSR/ABS, os discos dianteiros são de 312 mm e os traseiros de 272 mm.
Tem dimensões de 4.278 mm de comprimento, para uma distância entre-eixos de 2.537 mm. Sua largura é de 2.021 mm e altura de 1.486 mm, o porta-malas recebe até 310 litros, com os encostos traseiros na posição normal e capacidade do tanque de combustível é de 55 litros.
O Fusca com câmbio manual de 6 velocidades tem preço sugerido de R$ 77.890. Ele traz de série: aerofólio traseiro, airbag para cabeça, lateral, motorista e passageiro, alarme antifurto, dispositivo de vigilância do interior do veículo, sistema sonoro por sirene e proteção contra reboque, ar-condicionado, assistente de partida na subida, bloqueio eletrônico do diferencial XDS, regulador de velocidade.
Pneus 215/55 R17, rodas liga-leve 17”, programa eletrônico de estabilidade (ESC), revestimentos dos bancos em couro sintético, instrumentos adicionais sobre o painel (temperatura do óleo, relógio com cronômetro e pressão do turbo), rádio RCD510 com tela Touchscreen e CD changer integrado e 8 alto-falantes, entre outros.
Já opção com transmissão automática, também de 6 marchas, custa R$ 82.290 e itens como: ar-condicionado digital Climatronic, sensor de chuva, teto solar panorâmico elétrico, sistema de som premium “Fender” com 10 canais, 400 w e cabo USB, rádio RNS315 com sistema de navegação integrado ao painel, rodas de liga-leve 18” modelo “Twister” – Pneus 235/45 R18, faróis bi-xenônio com luz diurna em LEDs, sistema de abertura, travamento e ignição sem chave (Kessy), são opcionais nos dois modelos.
Colaboraram: Volkswagen do Brasil e Concessionária Caraigá VW- Morumbi
Ficha técnica
Fusca 2.0L TSI Automático
Motor
Denominação: TSI
Posição: Dianteiro, transversal
Cilindrada: 1.984cm³
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Sistema de injeção: eletrônica multiponto Bosch MED 17
Taxa de compressão: 9,8:1
Potência: 200 cv a 5.100 rpm
Torque: 28,5 kgfm a 1.700 rpm
Transmissão/ diferencial: Automática, seis marchas à frente dupla embreagem multi-discos imersos em óleo
Tração: Dianteira
Direção: Elétrica
Suspensões
Dianteira: Independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira: Independente com braços múltiplos, mola helicoidal
Freios
Dianteiros: Disco ventilado, diâmetro de 312 mm
Traseiros: Disco, diâmetro de 272 mm
Dimensões
Comprimento: 4.278 mm
Distância entre-eixos: 2.537 mm
Largura: 2.021 mm
Altura: 1.486 mm
Capacidades
Tanque de combustível: 55 litros
Porta-malas: 310 litros
Custos de peças e serviços
Amortecedor dianteiro: R$ 993,54- cada
Serviço: R$ 263,99
Amortecedor traseiro: R$ 650,50- cada
Serviço: R$ 191,98
Disco de freio dianteiro: R$ 537,78 - cada
Serviço: R$ 107,99
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 572,74
Serviço: R$ 83,99
Disco de freio traseiro: R$ 537,70 - cada
Serviço: R$ 107,99
Jogo de pastilhas traseiras: R$ 410,14
Serviço: R$ 95,99
Óleo/ litro: R$ 38,10
Serviço: R$ 59,99
Filtro de óleo: R$ 40,82
Serviço: R$ 131,99
Filtro de ar: R$ 115,75
Serviço: R$ 12,00
Filtro de combustível: R$ 177,02
Serviço: R$ 36,00
Filtro anti-polén: R$114,90
Serviço: R$ 36,00
Vela: R$ 59,24
Serviço: Troca das 04 velas- R$ 83,99/ Troca de 01 vela-R$ 48,00
OBS: Esse valores de serviços são baseados pelo tempo ELSA (da VW) atribuído ao valor de mão de obra de garantia Caraiga que hoje é de R$ 119,99.
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