Toyota Corolla e Peugeot 408 receberam modificações nos equipamentos internos, além disso, o modelo francês ganhou um novo câmbio automático e novos ajustes na suspensão
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Estúdio Prána
A linha 2014 do sedã médio Toyota Corolla foi lançada em março deste ano. Em dimensões tem comprimento de 4.540 mm, altura de 1.480 mm e largura de 1.760 mm.
Sua distancia entre os eixos é de 2.600 mm e no porta-malas a capacidade é de 470 litros, o tanque de combustível suporta até 60 litros.
No final de agosto, a Peugeot apresentou a linha 2014 do sedã médio 408, concorrente direto do Corolla.
Seu comprimento é de 4.690 mm, com altura de 1.519 mm e largura de 1.815 mm, para uma distância entre os eixos é de 2.710mm. Com o banco traseiro na posição normal, a capacidade volumétrica do porta-malas é de 526 litros, no tanque recebe até 60 litros de combustível.
O interior do sedã da Toyota passou por modificações, recebeu uma central multimídia com rádio AM/FM e CD Player, a qual reproduz arquivos de MP3, AAC e WMA, os comandos são no volante, ou em uma tela touchscreen. Mostra também as informações de condução, econômica ou não pelo GPS.
No sedã médio Peugeot também há módulo de comando da climatização, sistema de som, tela de navegação retrátil, GPS, CD Player com leitor de MP3, entrada USB, funções Bluetooth e tela multifunções com computador de bordo. Ambos têm ar-condicionado digital Bi-zone, regulador e limitador de velocidade.
O sistema de direção do carro da Toyota usa auxilio elétrico, enquanto que no Peugeot é eletro-hidráulico.
O Coralla é equipado com motor 2.0 L 16V Dual VVT-i Flex utiliza bloco e cárter de alumínio. A potência máxima é de 153 cv (E)/ a 5.800 rpm e 142 cv (G) a 5.600 rpm. O torque atinge 20,7 kgfm a 4.800 rpm (E)/19,8 kgfm a 4.000 rpm (G).
Já o propulsor do 408 também é 2.0L Flex, com bloco de alumínio, usa quatro cilindros, 16 válvulas, com duplo comando e cilindrada de 1.997 cm³. O comando de válvulas de admissão é equipado com sistema de distribuição variável e contínuo (VVT), entrega potência de 151 cv (E)/ 143 (G) a 6.000 rpm e torque de 22 kgfm (E)/ 20 kgfm (G) a 4.000 rpm.
Completa o trem de força do modelo japonês, o câmbio automático de quatro velocidades Shifttronic, o qual tem a opção de trocar as marchas nas borboletas colocadas ao lado do volante ou na alavanca de maneira sequencial.
No sedã francês, a versão 2014 traz novidades, ele passou a utilizar a transmissão automática sequencial de 6 velocidades (caixa AISIN), chamada AT6.
Ela possui sistema de trava eletrônica que impede o engate de uma marcha incompatível com a rotação do motor. O sistema não deixa a alavanca mover-se para as opções “P” (parking) e “R” (marcha a ré) quando o veículo ultrapassa a velocidade de 6 km/h.
Para otimizar o funcionamento da caixa AT6 com o motor 2.0L foram desenvolvidas novas linhas de admissão de ar e de escape, além de uma calibração específica para o motor, a qual privilegia o conforto na utilização da função “Drive” e, ainda, oferece o modo Sport que troca as marchas com giro mais alto do motor. Ela faz a leitura do relevo, aciona o freio motor em descidas, também equaliza o torque nas subidas e retém a marcha quando o motorista tira o pé do acelerador.
A suspensão dianteira do tipo McPherson está presente no Corolla, o Peugeot tem sistema pseudo McPherson, com barra estabilizadora. E na traseira, os dois usam eixo rígido com travessa deformável.
No modelo 408, o sistema de suspensão traseiro recebeu novos itens, foram trocadas as buchas de articulação e foi colocado um calço de elastômero no apoio da mola com a carroceria.
No eixo dianteiro aplicaram um novo apoio superior da mola, que também contribui para a melhor filtragem das irregularidades do piso.
Os sedãs usam freios a discos e pastilhas nas quatro rodas, ventilados na dianteira, sólidos na traseira com ABS e EBD.
As rodas de liga leve são de série nestes médios, porém no Corolla o raio é de 16 polegadas, com pneus 205/55. As rodas do Peugeot têm raio de 17” e os compostos de borracha usam a medida 225/45, são os chamados pneus verdes Pirelli P7, de baixa resistência ao rolamento.
O Toyota Corolla com transmissão automática versão XEi 2.0 Flex tem preço sugerido para venda de R$ 75.620, o Altis 2.0 Flex custa R$85.000, ambas as versões com bancos de couro. O Peugeot 408 Allure com câmbio automático de 6 marchas sai por R$66 990. Há também o topo de linha Griffe com propulsor THP 1.6L 16V turbo, movido a gasolina e transmissão automática de 6 velocidades por R$73.990.
Colaboraram: Toyota do Brasil, Peugeot do Brasil e Concessionária Toyota Grand Motors- Nações Unidas
Custos de peças e serviços: Toyota Corolla 2.0L Flex Automático
Amortecedor dianteiro: R$ 224,94- cada
Serviço: R$ 429,00- par
Amortecedores traseiros: R$ 170,04- cada
Serviço: R$351,00- par
Disco de freio dianteiro: R$ 150,00
Serviço: R$175,50- par
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 140,00
Serviço: R$175,50
Discos de freios traseiros: R$144,77
Serviço: R$175,50- par
Jogo de pastilhas traseiras: R$150,00
Serviço: R$175,50
Óleo/litro: R$29,00
Serviço: R$97,50
Filtro de óleo: R$28,97
Serviço: na revisão não é cobrada mão de obra de substituição do filtro
Filtro de ar: R$44,70
Serviço: R$19,50
Filtro de combustível: R$21,84
Serviço: R$136,50
Filtro anti-polén: R$69,30
Serviço: R$19,50
Velas: R$67,27
Serviço: R$58,50
*Custos de peças e serviços: Peugeot 408 Automático 2.0L 2014
Amortecedores dianteiros: R$683,06- par
Amortecedores traseiros: R$822,04- par
Discos de freios dianteiros: R$185,62
Jogo de pastilhas dianteiras: R$315,00
Discos de freios traseiros: R$185,62
Jogo de pastilhas traseiras: R$260,74
Óleo/litro: R$26,00
Filtro de óleo: R$34,90
Filtro de ar: R$53,29
Filtro de combustível: R$24,77
Filtro anti-polén: R$52,45
Velas: R$20,48
*O custo de serviços pode variar de cidade para cidade, revenda para revenda. Nos pacotes de revisão: na troca de óleo, filtro de ar e pastilhas de freio dianteiro, a Peugeot dispõe de mão de obra acordada no valor de R$ 165,00.
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