O propulsor 1.0 3C Duplo Comando Flex de três cilindros, o qual será utilizado no Novo Ka hatch e sedã tem três cilindros, quatro válvulas em cada um deles e duplo comando independente
variável (TiVCT). É montado em bloco de ferro fundido. A taxa de compressão é
de 12:1, para a partida a frio, conta com um sistema que aquece o combustível
flex no injetor, conforme a necessidade e dispensa o reservatório auxiliar de
gasolina (tanquinho).
O
coletor de escape é integrado no cabeçote, seu sistema de resfriamento é
dividido, o que permite o aquecimento mais rápido. Quando ele está frio, um
segundo termostato integrado ao bloco limita o fluxo de refrigerante para algumas
partes e depois libera o fluxo.
O
novo motor tem correia dentada imersa em óleo, produzida em composto de
borracha resistente a óleo e reforçada por cabos, ela fica alojada em um
compartimento dentro do motor e não exige verificação nem manutenção pelo período
de 10 anos, ou 240.000 km de uso.
Este propulsor gera potência de 85 cv (E)/80
cv (G) a 6.500 rpm e torque de 10,7 kgfm (E)/ 10,2 kgfm (G) a 4.500 rpm. Entre
a construção da fábrica e o desenvolvimento do motor, a Ford investiu R$ 400
milhões, ela integra o processo de expansão da manufatura global da Ford.
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