sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Dicas de Manutenção Veicular Preventiva da Magneti Marelli para uma Viagem Tranquila e Sem Surpresas

A fim de evitar qualquer tipo de problema com o seu veículo, a Magneti Marelli alerta sobre a importância de revisão veicular antes de viajar.
A recomendação básica é manter em dia os itens considerados de segurança como suspensão, direção e freios. Dentro destes três, o motorista precisa ficar atento aos amortecedores, pneus e balanceamento das rodas, molas, bandejas, sistemas de direção (alinhamento), pastilhas e lonas de freios, circuito hidráulico de freio, sistema de arrefecimento, óleo de motor, câmbio e direção, iluminação, além de não se esquecer dos equipamentos obrigatórios como extintor, triângulo, macaco e documentos do veículo e do condutor.
Cada componente tem uma vida útil determinada para um certo período ou quilometragem. No caso dos amortecedores, a Magneti Marelli recomenda que o proprietário do automóvel faça a revisão das peças próximo aos 40 mil Km, pois estatisticamente a verificação deve ocorrer próxima a esta quilometragem (quando outros elementos de consumo como pneus, pastilhas, etc., também devem ser checados).
Para Antonio Colla, chefe do Centro Técnico da Engenharia de Amortecedores da Magneti Marelli, um amortecedor em mau estado aumenta em muito os riscos de acidentes. “Os perigos se traduzem em falta de conforto, maior espaço necessário para frenagens, instabilidade do veículo nas retas e, principalmente, nas curvas”, explica Colla.
Os principais problemas que os amortecedores podem apresentar são desgaste do tubo de pressão e pistão, fadiga das molas das válvulas, desgaste do selo, desgaste dos componentes internos e vazamento de óleo. Se os amortecedores apresentarem problemas de amassamento dos tubos, empenamentos ou vazamento de óleo, que são visíveis, recomenda-se a troca imediata, independente da quilometragem.
Além dos amortecedores, é essencial que o condutor atente para a bateria do automóvel, responsável pelo fornecimento de energia elétrica, que mantém o motor em funcionamento. Com uma bateria comprometida, todo o sistema elétrico do carro pode ser afetado, influenciando no funcionamento da bomba de combustível, faróis, lanternas, limpadores e todos os acessórios de conforto e entretenimento.
O mais indicado no caso é a verificação da “tensão elétrica” e o teste de “auto descarga”. Além de testar a bateria, o sistema que a carrega também deve ser verificado, através do alternador ou dínamo.
Os sistemas de iluminação e sinalização, faróis e lanternas, por lei são obrigados a estarem em perfeitas condições sempre que o veículo automotor estiver ligado e em movimento. Atente para lentes embaçadas, infiltração de água e superfície da lente fosca, que podem causar a queima das lâmpadas. Uma simples verificação visual e a correta regulagem da inclinação dos faróis garantem a segurança do condutor e dos outros motoristas.
Para que o “check up” do veículo seja completo, o sistema de escapamento também deve ser avaliado, pois o conforto e a segurança dos passageiros podem ser comprometidos. Com uma análise visual, que pode ser feita pelo proprietário do automóvel, é checada a existência de pontos de oxidação, que podem levar à quebra do item, gerando paralisação do veículo para troca e/ou reparos.
Outra dica é atentar para o ruído emitido pelo motor. Caso esteja além do normal, pode significar avarias internas no sistema de exaustão. Neste caso um profissional deve ser procurado para diagnose e, dependendo do caso, a troca do componente.
Para evitar todo e qualquer tipo de transtorno durante a viagem de Carnaval é necessário que o motorista procure um profissional competente em um centro técnico ou oficina mecânica que seja equipado com aparelhos capazes de checarem cada item do automóvel.
“No Brasil, a Magneti Marelli conta com mais de 1,2 mil autorizados, com equipamentos e profissionais aptos a realizarem revisão e manutenção preventiva”, finaliza Eliana Giannoccaro, diretora presidente da divisão Aftermarket da Magneti Marelli.

Postar um comentário