A picape compacta da VW ganhou opção aventureira, com visual robusto é direcionada ao público jovem
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
Versáteis, pois são apropriadas para o uso no trabalho, mas também encaram de maneira natural uma balada, as picapes derivadas dos veículos de passeio integram o cotidiano dos proprietários de automóveis nos grandes centros urbanos. Elas são preferidas principalmente pelos jovens que precisam transportar, bicicletas, motos, pranchas de surf, entre outros equipamentos para praticar esportes, e também por empresas transportadoras que trafegam nas cidades onde há restrições de circulação.
A Volkswagen que lançou sua primeira picape, derivada do Gol, em 1.994 conhece bem estas necessidades dos consumidores, pois acaba de lançar a Saveiro Cross, voltada para este publico aventureiro.
Tudo começou em setembro do ano passado, quando a fabricante de São Bernardo do Campo apresentou a nova versão de sua picape pequena, feita a partir da arquitetura do Novo Gol, nas versões cabine simples e estendida.
Agora é a vez da Saveiro Cross, a irmã aventureira da família, a qual foi mostrada para a imprensa especializada, no dia 22/02 em Campinas (SP).
Em relação ao modelo normal, a Cross na dianteira, ganhou grade do radiador na cor preta, e ao centro o logo VW. A grade inferior, do tipo colméia, foi ampliada, e tem novo formato para os faróis auxiliares. Entre as duas grades aparece a identificação da versão ‘Saveiro Cross’. Para completar o visual, grandes faróis e vincos no capô da frente.
Comercializada apenas com cabine estendida, o rack do teto é integrado ao santantonio de alumínio na caçamba e forma uma única peça. Para reforçar o visual esportivo, molduras nas caixas de rodas e friso preto na parte inferior da porta, com a inscrição ‘Saveiro Cross’. O nome da versão ainda aparece estampado no friso lateral na tampa traseira. Esta versão usa rodas de liga leve 15 polegadas e pneus de uso misto, Scorpion 205/60R15.
A Saveiro Cross sai de fábrica com antena no teto, retrovisores na cor do veículo, estepe sob a caçamba, lanterna traseira de neblina, luzes repetidoras nos retrovisores, maçanetas pintadas na cor do veículo, sensor traseiro de estacionamento, tampa da caçamba com chave, console central com extensão, porta-objetos nas portas, janela traseira corrediça com grade de proteção, revestimento dos bancos com o Cross estampado na região central e em couro sintético nas laterais e 16 porta-objetos incluindo porta-garrafas, tomadas de 12V no console central e na lateral direita atrás do banco do passageiro, rede abaixo da janela traseira, para-brisa degrade, vidros verdes, alavanca do freio de estacionamento com cobertura, detalhes internos em cromo, odômetro total e parcial, relógio digital, tacômetro, gancho porta-casaco na coluna B, laterais das portas com apliques em tecido, para-sóis iluminados com espelho (lados esquerdo e direito), porta-luvas com tampa, volante de direção de 3 raios, alarme, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, trava elétrica das portas com controle remoto, vidros com acionamento elétrico, volante com ajuste de altura e profundidade e capota marítima. Na lista dos opcionais figuram aquecimento, ar-condicionado, rádio CD player, MP3, USB, SD-Card e Bluetooth, volante multifunção, volante multifunção para airbag, airbag e ABS.
O sistema de suspensão é o RCS (Robust Cargo Suspension), o mesmo das outras versões da picape compacta. A dianteira é independente, tipo McPherson com isolamento idêntico ao do Golf, para filtrar melhor as vibrações provocadas pelas irregularidades do piso. Segundo a fabricante, este conceito de desenvolvimento é o mesmo usado no novo Polo europeu, com foco na redução da complexidade de montagem, estabilidade e níveis de conforto.
Por tratar-se de um veículo para transportar carga, o eixo traseiro é diferente do utilizado no Gol e Voyage. Ele tem construção interdependente com braços longitudinais, rigidez torsional calibrada para propiciar, em sintonia com o eixo dianteiro, um comportamento com tendência subesterçante. Esta concepção também proporcionou a otimização do volume disponível na caçamba, se comparado ao modelo anterior. As molas traseiras têm curvas de carga superprogressivas que, em conjunto com o batente adicional de elastômero, equalizam as condições de dirigibilidade nos mais variados modos de carregamento. No projeto do veículo, a calibração de molas e amortecedores foi adequada às condições de irregulares das vias da América Latina.
E o motor é o EA-111 1.6L VHT Total Flex, o mesmo que equipa Novo Gol, Voyage, Novo Fox e Polo, montado transversalmente, o qual oferece 101 cv abastecido com gasolina e 104 cv ao usar álcool. O torque é de 15,4 kgfm(A) e 15,6 kgfm(G), usa a transmissão MQ 200.
Com preço sugerido para venda de R$ 41.840 na versão básica, a Saveiro Cross com ar-condicionado custa R$ 44.680 e com todos os opcionais vai a R$ 47.930. Na caçamba, a capacidade volumétrica para transporte de carga é de 734 litros, a Volkswagen oferece um ano de garantia para o veículo,
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Lançamentos: Cross, a nova versão da Saveiro
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