As chuvas somadas a falta de conservação do piso, comprometem a qualidade do asfalto nas ruas e rodovias. O asfalto ruim potencializa o risco de acidentes já que a água pode esconder buracos dos mais variados tamanhos.
Uma das consequências dos transtornos que o período chuvoso traz para os veículos já é notada nas oficinas e centros automotivos, que recebem um número maior de clientes à procura dos serviços de alinhamento e balanceamento.
Outra parte dos veículos que também é muito prejudicada no período chuvoso é o sistema de escapamento. Os impactos e solavancos podem sobrecarregar o sistema de fixação, um coxim que se solta ou quebra, caso não seja trocado, pode comprometer não só o escapamento, como para-choque e assoalho. Para evitar o agravamento dos danos e não ocasionar quebras maiores, é recomendável proceder a troca da peça danificada imediatamente.
Com as chuvas o sistema de escapamento sofre também por conta da diferença de temperatura entre o ambiente e os tubos do escape. Esse choque térmico acelera o desgaste de peças.
É necessário que uma manutenção periódica seja feita, evitando preocupações e gastos futuros. "Quando o motorista notar alterações no nível de ruído do veículo, caracterizado por sopros de gases, chocalhos no catalisador, som estridente, ressonâncias ao trocar marchas, entre outras, e também quando sentir que o veículo está com baixo rendimento (amarrado) ou com excesso de consumo de combustível, é recomendável checar o sistema de escape", explica o gerente de Engenharia e Qualidade da Mastra Escapamentos e Catalisadores, Valdecir Rebelatto.
E para os moradores da cidade de São Paulo, onde a Inspeção Veicular Ambiental é obrigatória, o sistema de escape tem que estar em perfeito estado, por que senão, o veículo é reprovado no índice mínimo de gases poluentes que pode emitir.
Por isso, cheque regularmente a situação do escapamento de seu carro. Ele está quase que escondido, mas tem uma função importante para o veículo.
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
No período de chuva, redobre os cuidados com o veículo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário