Mais uma versão para o Vectra
GM acrescenta acabamento Elite ao Vectra 2.0 Flexpower para ganhar competitividade no segmento de sedãs médios
Texto: Edison Ragassi
GM acrescenta acabamento Elite ao Vectra 2.0 Flexpower para ganhar competitividade no segmento de sedãs médios
Texto: Edison Ragassi
Quando lançou em 2005 o Novo Vectra, a General Motors iniciou a guerra pela atenção do consumidor para o segmento de sedãs médios, o qual andava esquecido. A estratégia foi bem-sucedida, e antes mesmo do carro chegar às revendas, somava mais de 5.000 unidades encomendas.
Como não poderia deixar de ser, a concorrência contra-atacou, e hoje são 13 os modelos de sedãs médios à disposição do comprador. Assim, o Vectra perdeu a liderança, mas manteve o fôlego, tanto que encerrou o ano de 2007 com a terceira posição no segmento, ao comercializar 30.525 unidades.E neste início de ano, para continuar na briga, a GM ampliou a linha do Vectra com a incorporação do acabamento Elite ao carro equipado com propulsor 2.0 8V Flexpower. Este acabamento, antes era ofertado só com motorização 2.4 16V.Também acrescentou aos itens de série o Sistema de Navegação por GPS, oferecido inicialmente no Vectra GT/GT-X, lançado em setembro do ano passado.
Assim a montadora de São Caetano do Sul, praticamente obriga o interessado em adquirir um sedã médio a visitar uma revenda da marca e comparar os preços e opções junto aos concorrentes. Isso porque o Sedan Chevrolet, na versão básica (Expression) tem preço inicial de R$ 56.974, a intermediária (Elegance) começa em R$ 63.878 e o recém-chegado Elite tem preço inicial de R$ 76.527. E não podemos esquecer o Elite 2.4 Flexpower que chega ao consumidor com valor sugerido para venda a partir de R$ 81.372. Ainda sobre a versão mais forte, durante a apresentação para a imprensa especializada que a montadora promoveu no Campo de provas da Cruz Alta em Indaiatuba (SP), foi confirmado por José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM, que ela continua em linha, e não será descontinuada como foi especulado.
Sem mudanças no visual e três anos de garantia oferecidos pela fábrica, o Elite utiliza motor 2.0 8V Flexpower, o mesmo que equipa Astra e Zafira. Abastecido com gasolina, desenvolve 121 cv a 5.200 rpm e torque de 18,3 kgfm a 2.600 rpm. Ao usar álcool a potência é de 127,6 cv a 5.200 rpm e o torque sobe para 19,6 kgfm a 2.400 rpm. A taxa de compressão é de 11,3:1.
Entre os itens de série o Elite traz acabamento em couro, alarme, air bags frontais e laterais, ar-condicionado digital, computador de bordo, direção hidráulica, freios ABS com EBD, trio-elétrico, CD player com MP3 e controle no volante, transmissão automática e rodas de alumínio aro 17, calçadas com pneus 215/45.
Como não foram feitas alterações na arquitetura do modelo, realizar a manutenção do Vectra Elite 2.0 Flexpower tem o mesmo custo das versões de entrada. Nas concessionárias da marca, o proprietário do veículo encontra os Kits Preço Fechado Chevrolet compostos por: amortecedores, pastilhas e discos de freios, velas, troca de óleo, entre outros, com preços promocionais que incluem peças e mão-de-obra. E, conforme constatamos na edição passada, esta opção não está disponível para o irmão mais forte o 2.4L.
Com um trajeto bem seletivo, a pista foi preparada para outras situações como curvas, aclives, declives e imperfeições no asfalto (ondulações, buracos), e ele saiu-se muito bem, ou seja, conforto é o ponto alto deste modelo.Nas arrancadas, o desempenho deixa um pouco a desejar, mas isto é normal em veículos com transmissão automática, sem configuração esportiva. E nas situações de frenagem, o sistema correspondeu de maneira positiva.O Vectra 2.0 Flexpower manteve a excelente dirigibilidade, e ganhou acabamento mais luxuoso. Com este lançamento, a expectativa da GM é duplicar as vendas, e atingir aproximadamente 5 mil unidades por mês.
Ficha técnica Vectra 2.0 Flexpower Elite
Sem mudanças no visual e três anos de garantia oferecidos pela fábrica, o Elite utiliza motor 2.0 8V Flexpower, o mesmo que equipa Astra e Zafira. Abastecido com gasolina, desenvolve 121 cv a 5.200 rpm e torque de 18,3 kgfm a 2.600 rpm. Ao usar álcool a potência é de 127,6 cv a 5.200 rpm e o torque sobe para 19,6 kgfm a 2.400 rpm. A taxa de compressão é de 11,3:1.
Entre os itens de série o Elite traz acabamento em couro, alarme, air bags frontais e laterais, ar-condicionado digital, computador de bordo, direção hidráulica, freios ABS com EBD, trio-elétrico, CD player com MP3 e controle no volante, transmissão automática e rodas de alumínio aro 17, calçadas com pneus 215/45.
Como não foram feitas alterações na arquitetura do modelo, realizar a manutenção do Vectra Elite 2.0 Flexpower tem o mesmo custo das versões de entrada. Nas concessionárias da marca, o proprietário do veículo encontra os Kits Preço Fechado Chevrolet compostos por: amortecedores, pastilhas e discos de freios, velas, troca de óleo, entre outros, com preços promocionais que incluem peças e mão-de-obra. E, conforme constatamos na edição passada, esta opção não está disponível para o irmão mais forte o 2.4L.
Impressões ao dirigir
Para apresentar o Vectra Elite 2.0 Flexpower à imprensa especializada do País, a GM escolheu o Campo de Provas da Cruz Alta em Indaiatuba, interior de São Paulo.Lá foi possível abusar da velocidade, o que normalmente não se faz nas ruas, avenidas e rodovias. Isso porque, só para entrar na reta infinita, a velocidade mínima recomendada é 130 km/h. Sendo assim foi possível usar o pé direito mais embaixo e chegar a 180 km/h. Nesta condição, o Vectra mostrou-se seguro, estável e muito silencioso.
Com um trajeto bem seletivo, a pista foi preparada para outras situações como curvas, aclives, declives e imperfeições no asfalto (ondulações, buracos), e ele saiu-se muito bem, ou seja, conforto é o ponto alto deste modelo.Nas arrancadas, o desempenho deixa um pouco a desejar, mas isto é normal em veículos com transmissão automática, sem configuração esportiva. E nas situações de frenagem, o sistema correspondeu de maneira positiva.O Vectra 2.0 Flexpower manteve a excelente dirigibilidade, e ganhou acabamento mais luxuoso. Com este lançamento, a expectativa da GM é duplicar as vendas, e atingir aproximadamente 5 mil unidades por mês.
Ficha técnica Vectra 2.0 Flexpower Elite
Motor
Modelo: X20XE Família II
Disposição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3): 1.998
Diâmetro e Curso (mm): 86,0 x 86,0
Válvulas: SOHC, duas válvulas por cilindro
Injeção eletrônica de combustível: Bosch, S.F.I. (Sequential Multi Injection)
Taxa de compressão:11,3:1
Potência máxima líquida: Gasolina: 121 cv a 5.200 rpm Álcool: 128 cv a 5.200 rpm
Torque máximo líquido:
Gasolina:18,3 kgfm (179,5 Nm) a 2.600 rpm
Álcool: 19,6 kgfm (192,3 Nm) a 2.400 rpm
Rotação máxima do motor (rpm): 6.400
Consumo (Cidade/Estrada/Média):
Gasolina: 10,1 / 14,9 / 12,3 Álcool: 7,1 / 10,3 / 8,5
Transmissão:
Modelo automático: AF-20Automático de 4 velocidades à frente (3 programas:Econômico/Esportivo/antipatinação)
Disposição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3): 1.998
Diâmetro e Curso (mm): 86,0 x 86,0
Válvulas: SOHC, duas válvulas por cilindro
Injeção eletrônica de combustível: Bosch, S.F.I. (Sequential Multi Injection)
Taxa de compressão:11,3:1
Potência máxima líquida: Gasolina: 121 cv a 5.200 rpm Álcool: 128 cv a 5.200 rpm
Torque máximo líquido:
Gasolina:18,3 kgfm (179,5 Nm) a 2.600 rpm
Álcool: 19,6 kgfm (192,3 Nm) a 2.400 rpm
Rotação máxima do motor (rpm): 6.400
Consumo (Cidade/Estrada/Média):
Gasolina: 10,1 / 14,9 / 12,3 Álcool: 7,1 / 10,3 / 8,5
Transmissão:
Modelo automático: AF-20Automático de 4 velocidades à frente (3 programas:Econômico/Esportivo/antipatinação)
CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira:
Independente, McPherson, com braço de controle ligado ao sub-chassis, molas helicoidais com compensação de carga lateral, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás e barra de torção ligada à haste tensora
Traseira:
Semi-independente, viga de torção soldada com 2 braços fundidos de controle, molas tipo barril com diâmetro variável e progressiva, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
Direção:
Hidráulica, pinhão e cremalheira
FREIOS
Tipo: Discos dianteiros ventilados, discos traseiros sólidos com sistema de freios antibloqueante (ABS) versão 5.3 com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 280 x 25; traseiro: 270 x 10
RODAS/PNEUS
Roda tamanho e tipo: 17 x 7 - liga leve (R8Y e R8H)
Pneus: 215/45R17 (R8Y e R8H)DIMENSÕESDistância entre eixos (mm): 2.703Comprimento total (mm): 4.618Largura carroceria (mm): 1.728
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