Com um propulsor menor, a van da Fiat ficou mais potente, econômica e emite baixos índices de poluentes
Fotos: Divulgação
A Fiat equipou seu veículo comercial, o Ducato com o propulsor MultiJet, o qual alcançou muito sucesso na Europa. Este motor é o novo F1A 2.3L MultiJet turbodiesel intercooler, o primeiro da FPT – Powertrain Technologies brasileira com esta tecnologia.
O sistema é considerado uma evolução do common rail, que funciona com duas injeções, uma pequena, inicial, e uma maior, principal. O MultiJet permite que três a cinco múltiplas injeções substituam a principal, o que resulta numa combustão mais gradual e completa. Isso se deve ao maior controle sobre as pressões e temperaturas desenvolvidas no interior da câmara e ao melhor aproveitamento do ar introduzido no cilindro.
Além disso, é um motor compacto, leve, pesa 20 kg menos que seu antecessor, já que usa cabeçote de alumínio e também oferece excelente desempenho com baixos índices de consumo e emissões de poluentes.
A versão anterior usava 2,8 litros de capacidade cúbica, enquanto que no MultiJet, a capacidade é menor 2,3 litros. Ele entrega 127cv de potência a 3.600 rpm e torque de 30,7 kgfm a 1.800 rpm. Por ter uma curva de torque praticamente plana entre 1800 rpm e 2800 rpm, o motor trabalha a maior parte do tempo na faixa de eficiência máxima, ainda usa acelerador eletrônico Drive by wire.
A Fiat comercializa o Ducato com direção hidráulica, faróis com regulagem de altura, desembaçador com ar quente, freio a disco nas quatro rodas e porta lateral corrediça do lado direito, nas versões Mininbus, o Tacógrafo Digital é de série. Na lista de opcionais figuram: ar-condicionado, vidro traseiro térmico nos veículos de passageiro, faróis de neblina, parede divisória com janelas, porta traseira com vidro nos veículos de carga, portas traseiras com abertura de 270 graus e janela lateral corrediça na terceira fila.
O Ducato é oferecido em oito opções de carroceria: Furgão Cargo com chassi curto e teto baixo (7.5m³ de espaço), preço sugerido de R$70.730, já o Ducato Furgão Cargo com chassi longo (9m³ de espaço), sai por R$ 74.220. O Maxicargo com teto alto e chassi curto com 10 m³ de espaço sai por R$ 78.600, já a opção topo de linha da versão furgão Ducato Maxicargo com teto alto e chassi longo, tendo 12m³ de espaço tem preço sugerido de R$80.230. Na versão passageiro, de entrada sai por R$ 78.470, com teto alto e chassi intermediário. Esta mesma opção, porém com nove lugares sai por R$80.910, com teto baixo e chassi intermediário. E o Minibus para 16 passageiros, custa R$ 86.100, e com teto alto e chassi alongado sai por R$93.150.
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Lançamentos: Ducato ganha motor MultiJet
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário