Novo hatch utiliza motor 1.4L Econo.Flex, tem um bom pacote de itens de série e preços competitivos, ele foi desenvolvido de acordo com os desejos e anseios dos consumidores
Fotos: ER/ Divulgação
Passado pouco mais de um ano da crise mundial que levou a General Motors a passar por uma profunda reestruturação, a unidade brasileira da corporação reuniu, no inicio de outubro, na província de Mendoza, Argentina, a imprensa especializada brasileira, argentina, uruguaia e paraguaia, para mostrar o Agile.
Posicionado entre o Corsa e Astra, o hatchback é o primeiro integrante da família Viva, ele foi totalmente desenvolvido no Centro Tecnológico de São Caetano do Sul e Campo de Provas da Cruz Alta (Indaiatuba).
O design do Agile marca a entrada no Brasil da nova identidade Global dos veículos da Chevrolet. Inspirado no carro conceito GPix, tem frente e teto alto, grade do radiador trapezoidal dividida por uma barra, com a ‘gravata’ dourada, símbolo da marca ao centro. Visto de lateral, observa-se a curva na parte traseira do teto, típica de um cupê, faróis e lanternas que invadem os para-lamas, vincos acima das maçanetas e protetores na parte baixa das portas. E a traseira, tem vinco que vai até as grandes lanternas, símbolo Chevrolet ao centro, o para-choque confunde-se com a carroceria.
Com comprimento total de 3.996 mm, distância entre os eixos de 2.543mm, largura total da carroceria de 1.939 mm, e altura de 1.474mm, as dimensões do Agile imprimem ao modelo uma aparência de crossover.
No interior, os bancos têm novos tecidos com gravação em baixo relevo. Eles são versáteis, o dianteiro direito tem opção de rebater para frente, isso, associado ao rebatimento do encosto traseiro, permite transportar uma prancha de surf.
E o painel mistura instrumentos analógicos e digitais, com iluminação ‘Ice Blue’ e diferentes efeitos, os ponteiros ficam escondidos com o painel desligado.
Por tratar-se de um veículo que não compartilha a arquitetura com outros da linha Chevrolet, itens como amortecedores, discos e pastilhas de freios são específicos, não há como usar, por exemplo, as pastilhas de freios do Corsa, no Agile.
O propulsor escolhido para o modelo comercializado no Brasil é o 1.4 Econo.Flex, porém, se comparado aos motores que equipam Prisma e os carros da família Corsa (Corsa hatch e sedã, Montana e Meriva) traz diferenças. Ele usa injeção de combustível Bosch, a novidade é o “System Zero”, trata-se de um sistema de gerenciamento de motor desenvolvido pela GM especialmente para veículos flex fuel, cujo processador tem velocidade e memória maiores.
Abastecido com álcool chega a 102 cv de potência a 6.000 rpm, e 97 cv, também a 6.000 rpm com gasolina, o motor oferece 13,5 kgfm de torque, ao usar o derivado da cana-de-açúcar e 13,2 kgfm, com gasolina, a força está disponível a 3.200 rpm, independente do combustível utilizado. Só para se ter uma idéia da diferença, o Econo.Flex do Meriva entrega 105 cv ao usar 100% álcool e 99 cv ao ter no tanque gasolina, com qualquer dos combustíveis, a potência está disponível a 6.000 rpm. Já o torque máximo do monovolume é de 13,4 kgfm (A) e 13,2 kgfm (G), bem próximo ao do Agile, mas aparece em um regime menor de rotações, ou seja, aos 2.800 rpm.
Segundo divulgado pela fabricante, os dados de potência e torque do novo modelo são diferentes dos outros da marca que utilizam o mesmo propulsor por alguns motivos técnicos, já que os sistemas de indução de ar e exaustão são aplicados de maneira diferentes em compartimentos de motores diversos. Também são diferentes as calibrações, em função das massas e aerodinâmicas específicas para cada um dos veículos.
No Agile a Chevrolet usa as novas terminações mundiais de acabamento, assim ele é comercializado na versão LT ao preço sugerido de R$37.708, que trás de serie: ar-condicionado, direção hidráulica, piloto automático, acendimento automático dos faróis, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, alarme, rodas de aço 15 polegadas com calotas, computador de bordo, ajuste de altura do banco do motorista, entre outros itens. Nesta versão, ao acrescentar airbag duplo frontal o valor sobe para R$38.930.
E a LTZ comercializada por R$39.601, incluiu todos os itens da LT mais, rodas de liga leve 15”, faróis de neblina, sistema de som com leitor de MP3, entrada USB e Bluetooth. Ao acrescentar vidros elétricos traseiros, lanterna de neblina, airbag duplo frontal e freios ABS/EBD chega a R$42.706.
Os executivos da General Motors do Brasil, projetam vendas médias de 3.500 unidades por mês do novo Chevrolet Agile.
*Assista a matéria em vídeo com entrevista exclusiva de Jaime Ardila, presidente da GM Brasil e Mercosul no: www.coisasdeagora.com.br
Ficha técnica
Motor
Modelo: N14YF
Disposição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3): 1.389
Válvulas: SOHC, duas válvulas por cilindro
Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection)
Taxa de compressão: 12,4:1
Potência máxima líquida: Álcool: 102 cv a 6.000 rpm/ Gasolina: 97 cv a 6.000 rpm
Torque máximo líquido: Álcool: 13,5 kgfm a 3.200 rpm/ Gasolina: 13,2 kgfm a 3.200 rpm Transmissão
Modelo: F15-5 CR
Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas
Chassis/ Suspensão
Dianteira: Independente McPherson, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás, barra estabilizadora
Traseira: Semi-independente com braços oscilantes, molas tipo barril com diâmetro variável, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
Direção: Hidráulica, pinhão e cremalheira
Freios
Tipo: Discos ventilados dianteiros, tambor traseiro
Disco diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 236 x 20; traseiro 200 x 20
Rodas/ Pneus
Roda tamanho e tipo: 15 x 6 (Opcional: Liga leve)
Pneus: 185/60R15
Dimensões
Distância entre eixos (mm): 2.543
Comprimento total (mm): 3.996
Largura carroceria (mm): 1.683
Largura total (mm): 1.939
Altura (mm): 1.474
Altura mínima do solo (mm): 160
Capacidades
Porta-malas (litros): 327
Carga útil (kg): 425
Tanque de combustível (litros): 54
Óleo do motor (litros): 3,25 (3,5 com o filtro)
Sistema de refrigeração (litros): 5,5
Sistema de partida a frio (litros): 0,5
Desempenho
Velocidade máxima (km/h): Álcool: 166/ Gasolina: 165
Aceleração 0 a 100 km/h (s): Álcool: 12s5 Gasolina: 13s0
Nenhum comentário:
Postar um comentário