Primeiro carro da fabricante italiana fruto da associação com a americana Chrysler recebe até 7 ocupantes, tem motor 2.4L e transmissão automática de quatro marchas
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
A parceria entre a fabricante italiana Fiat e a norte-americana Chrysler gerou o primeiro produto para o mercado brasileiro. Trata-se do Freemont, ele foi apresentado para a imprensa especializada dia 10 de agosto no Guarujá (SP).
O modelo é o Dodge Journey que passou por modificações direcionadas pela Fiat. Comparado ao seu par da Dodge, ele recebeu uma nova grade frontal com o símbolo da Fiat ao centro.
No interior, os materiais de acabamento foram modificados visando maior qualidade. Em dimensões o familiar grande da Fiat tem comprimento de 4888 mm, largura de 1878 mm. A altura é de 1750 mm, com distância entre-eixos de 2890 mm.
Graças a estas medidas, o comprador pode optar por duas opções de configurações de banco, para cinco ou sete ocupantes. O volume do porta-malas é de 145 litros na versão de 7 lugares com todos os bancos em posição de uso, 2301 litros (com banco de passageiro, segunda e terceira fileira totalmente rebatidos).
A suspensão dianteira é independente tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos pressurizados a gás e barra estabilizadora. Na traseira usa o sistema Multilink com 4 braços, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos pressurizados a gás e barra estabilizadora. A engenharia da Fiat preocupou-se em adaptar estes sistemas para as necessidades brasileiras. Assim foi melhorada a calibragem das molas e dos amortecedores, a rigidez de ataque e a geometria do conjunto dianteiro com objetivo de reduzir o ângulo de rolagem.
Na dianteira os freios são a discos ventilados de 302 mm de diâmetro e pinças flutuantes com pistão de 66 mm. Na traseira os discos têm 305 mm de diâmetro e pistões de 43 mm, assistidos pelos sistemas ABS e EBD.
Com a chegada do Fremont, a Fiat entra no segmento de veículos familiares grandes, uma novidade para eles, pois até então, era especialista em compactos e médios.
A versão de entrada do Fiat Fremont é a Emotion com preço sugerido de R$ 81.900 e a topo de linha, Precision sai por R$ 86.000.
Neste inicio de comercialização, todas as peças de reposição serão importadas do México, onde o modelo é fabricado. A expectativa é de vender entre 1.000 a 1.500 unidades/mês.
3 comentários:
Olá Ragassi, esse é pra concorrer com Captiva, Edge, etc?
http://nossasviagenspelobrasil.blogspot.com/
Pelo preço cobrado concorre com Captiva, CR-V, iX35, Spotage. Já o Edge está numa categoria acima. Mais uma vez, obrigado, um abraço.
Postar um comentário