O carro é fabricado no México com motor e câmbio feitos em Taubaté. As suspensões passaram por adequação as necessidades locais e tem um bom pacote de equipamentos
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
No Uruguai em Punta del Este, dia 06 de outubro, a Ford mostrou para a imprensa especializada brasileira o New Fiesta Hatch 2012.
O carro chega com um bom pacote de itens de série: alarme perimétrico, aviso sonoro de faróis acesos, sistema Ford antifurto EPATS, ganchos para ancoragem de cadeira infantil (LATCH) e travas de segurança nas portas traseiras. Ainda conta com, ar-condicionado, aquecedor, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros e traseiros com acionamento a um toque para o motorista, trava elétrica das portas com controle remoto.
Também tem travamento automático das portas a 7 km/h, computador de bordo, tela multifuncional de LCD no painel, CD-player/MP3 com entrada auxiliar, seis alto-falantes (dois frontais, dois traseiros e dois tweeters frontais), conta-giros, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido, jogo de tapetes dianteiros, entre outros. Os bancos e revestimento parcial das portas são em tecido.
Entre os opcionais está o sistema de partida em rampa, air bags frontais (motorista e passageiro), sistema de classificação do ocupante, freios ABS com controle eletrônico e sistema de som interativo que pode ser acionado por comando de voz.
O comprimento do veículo é de 4.064 mm, sua largura 1.972 mm, para uma distância entre-eixos de 2.489 mm. Assim, a capacidade do porta-malas com os bancos na posição normal é de 290 litros.
Fabricado no México, o New Fiesta Hatch tem o coração brasileiro. Isso porque usa o propulsor Sigma 1.6 16V Flex e transmissão IB5, ambos fabricados em Taubaté.
O bloco, cabeçote, cárter e mancais são de alumínio. Este 16 válvulas entrega potência de 115 cv ao usar etanol, disponível a 5.500 rpm, e 110 cv com gasolina, a 6.250 rpm. Seu torque é de 16,2 kgfm (E)/ 15,8 kgfm (G) a 4.250 rpm. O câmbio de cinco marchas também tem caixa de alumínio e embreagem com acionamento hidráulico.
A suspensão dianteira é do tipo McPherson e a traseira usa eixo de torção, com roda semi-independente. Os amortecedores traseiros têm carga diferente do modelo sedã, e os sistemas foram trabalhados para as condições brasileiras. Os freios dianteiros são a discos ventilados e os traseiros a tambor.
Seu preço sugerido para venda é de R$48.950 na opção de entrada, R$51.950 a intermediária e R$54.950 a topo de linha.
* O jornalista Edison Ragassi viajou a Punta Del Este a convite da Ford Motor Company
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