Peugeot traz para o Brasil seu carro esportivo que nasceu como conceito. Ele usa um motor turbo de 165 CV e transmissão automática de seis velocidades
Por: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
Em Campinas, a Peugeot, reuniu dia 18 de outubro, a imprensa especializada e mostrou o cupê RCZ. O carro é um esportivo, o primeiro modelo de passeio da Marca denominado por letras. Ele é um exemplo de como em tempos de globalização, os ensaios de engenharia, tornam-se realidade rapidamente. Este Cupê esportivo (2+2 lugares) entrou em produção na fábrica da Magna Steyr, Áustria, apenas dois anos depois de sua apresentação como protótipo.
O visual frontal segue as linhas de identidade visual adotada pela marca. Faróis embutidos nos para-lamas que assemelham-se ao olhar felino. A grande grade inferior, igual a um sorriso, reforça o visual esportivo. Na parte inferior, ao lado, faróis de neblina.
No teto uma longa curvatura lateral e dupla ondulação, a qual segue até o vidro traseiro. As lanternas traseiras também estão encaixadas nos para-lamas, na parte de trás, também chama a atenção onde terminam os arcos do teto em alumínio.
O aerofólio é móvel, a peça se movimenta em duas posições de acordo com a velocidade do veículo. A primeira posição (19º) é aberta quando o RCZ ultrapassa os 85 km/h (e retorna para a posição inicial quando a velocidade fica inferior a 55 km/h). A segunda posição (34º) é acionada a partir de uma velocidade superior a 155 km/h (voltando à posição com velocidade abaixo de 142 km/h). Também é possível ativar a posição “2” por meio de um botão localizado no console central.
Apesar de esportivo, o interior é requintado. O painel usa grandes mostradores, com diplay do computador de bordo ao centro. Entre as saídas de ar, aparece um relógio analógico, o sistema de som é parte integrante da peça.
A força motriz do cupê é obtida através do propulsor 1.6L Turbo High Pressure (THP) de injeção direta de gasolina. Ele entrega 165 CV de potência e 24,5 kgfm de torque. Usa uma caixa de câmbio automática sequencial de seis velocidades.
A suspensão dianteira é do tipo pseudo McPherson e o eixo traseiro usa barra de torção. As rodas são de 18 polegadas e os pneus 235/45 R18.
De série ele traz, direção com assistência eletro-hidráulica variável, controle de tração inteligente (ASR) integrada ao ESP, freios ABS de última geração, quatro airbags, Hill Assist (ajuda para partida em aclives), faróis de duplo xenon direcionais, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado digital Bi-Zone, para-brisas acústico, sistema de som de alta fidelidade Hi-Fi JBL, e como acessório, a Peugeot oferece rodas de 19 polegadas..
O preço sugerido para venda do Peugeot RCZ é de R$139.900, em principio, a marca prevê comercializar entre 25 a 30 unidades do modelo por mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário