Conheça em detalhes do SUV Chevrolet que, desde 2011 usa propulsor com injeção direta na câmara de combustão e transmissão automática de seis velocidades
Por: Edison Ragassi
Fotos: José Nascimento
Em 2008, a General Motors do Brasil,iniciou a importação do Chevrolet Captiva. O SUV fabricado no México alcançou sucesso em vendas por aqui.
Seu comprimento total é de 4.576 mm, para uma distância entre eixos de 2.707 mm. Tem largura total de 2.085 mm e sua altura é de 1.704 mm.
No compartimento traseiro a capacidade volumétrica é de 821 litros, mas ao rebater os bancos chega a 1.586 litros.
No ano passado, o modelo recebeu modificações. A versão Sport Ecotec de entrada, passou a usar injeção direta SIDI (Spark Ignition Direct Injection) no motor 2.4 16V. O sistema injeta o combustível diretamente na câmara de combustão através de injetores localizados entre os pórticos de admissão, que passam a distribuir apenas ar.
Sua taxa de compressão é de 11,2:1 e a potência cresceu para 185 cv, ou seja, 15 cv a mais que o modelo anterior. Seu torque é de 23,8 kgfm, esta força esta disponível a 4.900 rpm.
Walter Da Costa, diretor da Pardal Motors, gostou da disposição do propulsor que é todo feito em alumínio. “Ele é muito bem sinalizado, fácil para identificar os números de chassi e motor e os reservatórios dos líquidos”, comenta. O reparador também considera que os acessos ao filtro de ar, velas, fusíveis, local para realizar a carga de gás do ar-condicionado, também ocorre de maneira fácil, isso porque o SUV tem um ótimo espaço no cofre do motor.
Além do propulsor, o Captiva Ecotec recebeu a transmissão automática/sequencial de seis velocidades com a opção Active Select e o Eco Mode, que é acionado por meio de um botão no console central, ao lado da alavanca. O dispositivo atua no gerenciamento do câmbio e motor, ele proporciona trocas de marcha com maior economia de combustível, em rotações mais baixas.
Na dianteira, o sistema de suspensão do Captiva é independente, tipo McPherson, com barra de torção, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás.
E na traseira é independente, com quatro braços articulados, barra de torção e o mesmo tipo de amortecedores da frente.
Antônio Simão Domene, diretor da Auto Check-Up, avalia os sistemas de suspensões do Chevrolet Captiva como de fácil de reparo. “Para substituir os amortecedores e molas dianteiros e traseiros não há necessidade de ferramentas especiais. A barra de direção esta preparada para entortar, no caso de uma colisão, sem danificar outros componentes e a manga de eixo é de alumínio, o que deixa o conjunto mais leve e resistente. Mas ao reparar a suspensão traseira é preciso cuidado, pois ela necessita de alinhamento”, explica.
O sistema de freios usa discos ventilados dianteiros com 296 x 29 mm e 303 x 20 mm na traseira e antibloqueante (ABS). O diretor da Auto Check-Up disse que estes itens são fáceis de substituir e não exigem ferramentas especiais. “A dificuldade aparece se for preciso substituir as pinças dos freios, pois é preciso drenar todo o sistema”. Além disso, o freio de estacionamento passou a ser elétrico e não há mais a alavanca, ela foi substituída por um botão, o que ampliou o espaço dentro do veículo.
Ainda sobre os itens que integram o sistema de suspensão, tanto Walter Da Costa ( foto direita), como Antônio Simão (foto esquerda), concordam que, para substituir as buchas é necessário realizar o serviço com o carro no chão, o que mantém a deformidade negativa e positiva do sistema.
Esta opção do Captiva com propulsor 2.4 16V ficou melhor, mais esperto que a versão anterior. O novo motor com injeção direta é silencioso, responde prontamente as necessidades de força e potência que se espera de um veículo deste porte.
O câmbio de seis marchas esta bem ajustado, ele oferece trocas macias e precisas, sem trancos e boas reações nas acelerações e retomadas. Quem dirigiu o outro modelo, ao andar neste, sente a diferença, pois ele evoluiu em conforto, desempenho e economia de combustível.
O SUV Chevrolet vem equipado com ESP (controle eletrônico de estabilidade) e TCS (sistema de controle de tração). A direção é hidráulica, de fábrica sai com trio elétrico, sistema de som e ar-condicionado.
O Captiva Sport Ecotec tem preço sugerido para venda de R$ 90.299. E a versão com propulsor 3.0L V6 24V custa R$ 96.774 e com tração AWD R$100.774, neste caso tem também câmera de ré.
Colaboraram:
General Motors do Brasil, Concessionária Chevrolet Aba Higienópolis e Auto Check-up
Custos de peças e serviços Captiva Ecotec
Amortecedores dianteiros: R$ 433,00 -cada
Serviço: R$ 271,37
Amortecedores traseiros: R$ 270,31-cada
Serviço: R$ 54,27
Discos de freios dianteiros: R$ 425,47 -cada
Serviço: R$141,11
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 395,43-cada
Serviço: R$ 108,55
Discos de freios traseiros R$ 240,00 -cada
Serviço: R$ 108,55
Jogo de pastilhas traseiras: R$ 401,55
Serviço: R$ 65,13
Óleo/ Litro: R$ 23,80- Litro
Serviço: ---------
Filtro de óleo: R$ 42,29-cada
Serviço:-----------
Filtro de ar: R$ 50,94
Serviço: 32,56
Filtro de combustível: Interno ao tanque
Filtro anti-polén: R$ 93,70
Serviço: R$ 54,27
Velas: R$ 58,35- cada
Serviço: R$ 43,42- cada
Ficha técnica
Chevrolet Captvia Sport Ecotec 2011
Motor
Modelo: LAF 2.4L SIDI
Disposição: transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3): 2.384
Válvulas: DOHC, quatro válvulas por cilindro
Injeção eletrônica de combustível: S.I.D.I. (Spark Ignition Direct Injection)
Taxa de compressão: 11,2:1
Potência máxima líquida: 185 cv a 6.700 rpm
Torque máximo líquido: 23,8 kgfm a 4.900 rpm
Combustível: Gasolina
Transmissão
Modelo: Hydra-matic 6T45 FWD
Automática de 6 velocidades com duas programações (automática e sequencial), tração dianteira
Suspensão
Dianteira: McPherson, independente e barra de torção, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
Traseira: Independente, quatro braços articulados e barra de torção, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
Direção: Hidráulica
Freios
Tipo: Discos ventilados dianteiros e traseiros, sistema de freios antibloqueante (ABS)
Diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 296 x 29; traseiro 303 x 20
Rodas/Pneus
Rodas: 17 x 7 – Alumínio
Pneus: P235/60 R17
Dimensões/Pesos
Distância entre eixos (mm): 2.707
Comprimento total (mm): 4.576
Largura carroceria (mm): 1.850
Largura total (mm): 2.085
Altura (mm): 1.704
Capacidades
Porta-malas (litros): 821 a 1.586
Tanque de combustível (litros): 73
10 comentários:
Minha Captiva 2011 está com defeito na injeção de combustível, apagou 3X sem motivo e a concessionária de minha cidade não encontra o problema. Alguém sabe a solução?
CAPITIVA 2.4 690OO KM 2011 SPORT LUZ DE INJEÇÃO ACESA COM CÓDICO DE FALHA NA MEMÓRIA
P0171.MISTURBRE.
PRESSÃO DE COMBUSTIVEL
FILTRO INTERNO DO TANQUE
LIMPESA DE BICOS
VELAS FORA DE CALIBRAGEM
ENTRADA DE AR NO COLETOR DE ADMISSÃO
VASAMENTO NO COLETOR DE DESCARGA
MANGUEIRA DO MEDIDOR DE FLUXOR DE AR DO FILTRO
VERIFICAR VENTILAÇÃO DO CARTE (PVC)
VERIFICAR VALVULA (EGR)CIRCULAÇÃO DE GASES...SÓ FAZENDO ESSA INSPEÇÃO EN TODO SISTEMA A LUZ DE INJEÇÃO FOI APAGADA DEFINITIVAMENTE POR UM ESCANNER,POIS ESSE TIPO DE FALHA
SÓ SE ELIMINA COM VERIFICAÇÃO DE TODO O SISTEMA ACIMA FICA A DICA ROGERIO....
Comprei recentemente uma Captiva 2.4 Ecotec2010, meu primeiro SUV. Estou estranhando muito, pois o carro parece estar sempre acelerado, dá se a impressao que posso sair com o carro de terceira, ou colocar a terceira marcha e mmenos de 40 km/h. Passei a utilizar a opçào ecotec e o carro esta fazendo somente 5,4 l/km na cidde. Vi varios comentarios que este carro poderia chegar a fazer uma media de 7 a 8 l/km na cidade. Alguem tem alguma dica de como dirigir o Captiva mais econonimcamente?
Grato.
Fui informado pela vendedora que a Captiva não usa mais protetor de carter pois esquenta muito o motor e pode danificar seus componentes. Gostaria de saber se a informação passada pela concessionaria procede.
Fabricio não sei se tem uma forma eficiente de não gastar tanto com a Captiva, a minha tem um consumo alto e a minha dica é o que quase todos falam, evitar arrancadas e acelerações e freadas bruscas, tentar manter a velocidade e rotações sempre constantes sem muitas variações.
Obrigado pelas dicas, são os procedimentos que ando tendo o cuidade de ter. Procuro manter a rotação em 20K, se possivel abaixo disso.Mas achei o carro muito acelerado, isso é normal? Vale dizer que no Neutro, o carro se mantem a 10K normalmente. Não sei se pelo fato de ser apenas 4 marchas, como disse, dá se a impressao que o carro quer a 4 marcha a 40km/h. Tambem achei o carro muito pesado, parece que sempre ta subindo morros acentuados, mesmo em baixos aclives, voce percebe isto no seu carro tb?
Grato mais uma vez!
Fabricio, Já tive um outro carro automatico e tive a impressão de que esses cambios são um pouco acelerados mesmo, giram em torno de 10K. Tb senti que o carro é pesado mesmo mas até que o motor responde bem a aceleração o unico problema é que aumenta muito o consumo. Fiz Test drives em outros SUV mas todos são pesados e alguns com motores mais fracos que o do Captiva. O seu Captiva tem protetor de carter? Vc percebe se o motor esquenta muito, pois qdo adquiri o meu a vendedora me informou que não vendia mais os veiculos com protetores com causa desse aumento da temperatura.
Meu caro! Verifiquei e realmente o Captiva não possui o protetor. Talvez uma adaptação no protetor, deixando uma amior vazão de ar possibilitaria uma maior refrigeração. Em resumo, faça furos no protetor, possibilitando uma maior refrigeração.
Quanto a questão do consumo, posso passar minha experiência.
Adquiri um Captiva Ecotec 2.4 2010. Fui instruido por um amigo a "adiantar" as trocas de marcha, ao trafegar na cidade, em baixas velocidades.
Ao sair dos semáforos, não acelere muito e ao atingir os 2000 giros, dê 2 pisadas leves e rápidas no acelerador. O sistema "entende" que é para passar a próxima marcha. repetindo isso até atingir a 4ª marcha, o giro deve se manter baixo, na velocidade "normal" de cidade (Entre 40 e 60 Km/h). Agindo assim, obtive consumo na casa dos 7.3 Km/L. Sempre com ar condicionado ligado.
Obs.: Esse recurso é muito eficiente em cidades planas e de fluxo razoável.
Não sei como é com trânsito intenso ou muitos aclives.
Muito bom! Até que enfim uma dica bem interessante. Vou testa-la.
Obs: acredito que um pouco do alto consuma de minha Captiva, se deve ao fato de morar em MG, muitos morros, apesar de em sua grande maioria não serem acentuados.
Grato!
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