Renault passa a usar novo motor 1.6L 8 válvulas na linha de veículos Sandero e Logan, ele é mais potente tem taxa de compressão maior e nova central eletrônica
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
Em Curitiba, dia 24 de agosto, a Renault mostrou para a imprensa especializada brasileira os modelos 2013 da linha Sandero e Logan. Para estes carros, a fabricante evoluiu o motor 1.6L 8 válvulas.
Entre as mudanças, foi adotada uma nova taxa de compressão, ela passou de 9,5:1 para 12:1. Também ganhou uma nova Central Eletrônica, a qual segundo a Renault tem maior capacidade de armazenamento, mais velocidade de processamento de informações, além de uma programação desenvolvida para o novo propulsor.
As bielas são forjadas, com novo aço mais resistente, o peso foi reduzido de 532g para 501g, cada. Além disso, a aplicação do processo de fratura, em que a mesma é produzida primeira como uma peça única e, após isso, ela é fraturada, garantiu melhor união entre a biela e a sua capa e isso proporciona mais resistência ao conjunto. A matéria-prima das bronzinas evoluiu, elas ficaram mais resistentes ao desgaste e à fadiga.
Usa uma nova junta do cabeçote composta por três lâminas de vedação, do tipo “sanduíche”, que possui como características principais a robustez e o alto nível de resistência às pressões geradas pela combustão do motor. Essa peça substitui a usada anteriormente, que era de folha única e garante melhor vedação o que contribui para a durabilidade do motor.
Foi incluído no corpo de borboleta o 5º bico injetor de seis furos. Ele faz a injeção de gasolina durante a operação de partida a frio, com isso, há uma melhor pulverização.
Ainda recebeu um novo eixo do comando de válvulas para adequar a operação de abertura/fechamento das válvulas de admissão e escape ao aumento da taxa de compressão e novos pistões.
No total foram incluídas 51novas peças, elas passaram por uma redução de massa e tiveram o seu desenho otimizado. Para ampliar a durabilidade e a confiabilidade, foi adotada a aplicação de grafite nas saias dos pistões , o que reduziu o atrito , além da utilização do eixo central flutuante. Também foi desenvolvido um novo motor de partida com maior velocidade de rotação. Assim, este 1.6L entrega potência de 106 cv (E)/ 98 cv(G) e torque de 15,5 kgfm (E)/ 14,5 kgfm (G).
A fabricante também incluiu equipamentos e acessórios nos carros. O Logan Authentique 1.0 16V Hi-Flex ganhou calotas integrais, desembaçador traseiro, manopla de câmbio com acabamento em alumínio, puxador ergonômico na porta e logotipo Renault cromado no centro do volante. Itens que até a versão 12/12 integravam o chamado Pack Plus.
Além disso, os componentes que integravam o Pack Conforto (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, faróis de neblina e computador de bordo) agora são de série na versão Expression (1.0 e 1.6).
O Novo Logan Authentique 1.0 16V Hi-Flex tem preço sugerido de R$ 26.450, o Expression de mesma motorização sai por R$ 31.770. E o Novo Logan Expression 1.6 8V Hi-Power sai por R$ 35.480, com câmbio automático custa R$ 39.230.
No Sandero, os itens do Pack Plus passam a ser de série, mesmo na versão Authentique. Já o Sandero Expression (1.0 e 1.6) recebeu ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, computador de bordo, faróis de neblina e alarme. A versão 1.6 passa a contar ainda com rodas de liga leve, o desenho é novo.
O Novo Sandero Expression 1.6 8V Hi-Power tem preço sugerido de R$ 35.930. Com o mesmo motor, o Novo Sandero GT Line custa R$ 38.470 e o Stepway R$ 40.660.
Com câmbio automático permanece o motor 1.6 16V Hi-Flex, a versão Privilège custa R$ 41.750 e a Stepway sai por R$ 44.870.
E o modelo de entrada Authentique com propulsor 1.0 16V Hi-Flex sai por R$ 27.030, o Expression custa R$ 32.610.
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