O piloto alemão da RBR venceu e assumiu a liderança do campeonato. Para Alonso resta contar com a sorte e uma evolução mágica da Ferrari
Por: Edison Ragassi
Apesar de largar na segunda posição, Sebastian Vettel (RBR) não teve trabalho para assumir a ponta logo na largada do GP da Coreia do Sul, pois seu companheiro Mark Webber não mostrou resistência.
O espanhol Fernando Alonso (Ferrari) tentou alcançar os carros da bebida energética, mas não obteve sucesso, pois sua Ferrari não mostrou bom rendimento nos treinos classificatórios. E na corrida, andou bem, mas não o suficiente.
Felipe Massa pode ser chamado de a ‘surpresa da madruga’. O brasileiro parece que reencontrou sua melhor maneira de pilotar. Incentivado pelo bom segundo lugar conquistado na corrida anterior (Japão), ele saiu na sexta posição e pulou para quarto. Seu ritmo era tão forte que chegou a pressionar Alonso na terceira colocação, aí recebeu um puxão de orelha, afinal é o espanhol que luta pelo titulo, por isso tirou o pé.
A RBR patinou durante boa parte da temporada, sofreu com a proibição do sistema de escapamento e mapeamento do motor. E agora nesta reta final, o projetista Adrian Newey descobriu uma maneira de aproveitar melhor o ar que passa pelos aerofólios traseiros. Pronto, os carros passaram a ser imbatíveis.
Vettel é um bom piloto, mas o melhor em atividade é Fernando Alonso, o espanhol consegue extrair o máximo desempenho de um carro. Já o alemão anda muito bem quando tem o melhor carro, por isso não podemos considerar que a temporada está encerrada. Resta saber se a Ferrari já evoluiu ao máximo seu carro e se a sorte de Alonso o abandonou mesmo. É só um palpite, o Vettel até pode conquistar seu terceiro titulo seguido, mas não vai ser fácil e a definição será no Brasil, a última prova da temporada.
Para quem aposta, não arrisque todo o dinheiro no alemão, divida entre ele e o espanhol, pois as chances de vitória estão equilibradas entre os dois. É o melhor piloto, contra o melhor carro, ou seja, homem X máquina!
Marcaram pontos no GP da Coreia
1º - Sebastian Vettel
2º - Mark Webber
3º - Fernando Alonso
4º - Felipe Massa
5º - Kimi Raikkonen
6º - Nico Hülkenberg
7º - Romain Grosjean
8º - Jean-Eric Vergne
9º - Daniel Ricciardo
10º - Lewis Hamilton
No campeonato, agora Vettel lidera com 215 pontos, e Alonso tem 209. Kimi Raikkonen (Lotus), aparece na terceira colocação, pois soma 167 pontos. Faltando quatro provas para o final da temporada, a disputa está centralizada em Vettel e Alonso.
Mais uma página desta história será escrita no próximo dia 28/10, quando acontece pela primeira vez o GP da Índia, que será disputado em Nova Délhi. Pista nova, sem informações para as equipes, e as surpresas podem acontecer!
Rapidinhas
Largada fundamental
Após vencer a prova da Coreia do Sul e assumir a liderança do campeonato, Sebastian Vettel considerou que a vitória aconteceu na largada. "Conquistamos a vitória por causa da boa largada. Não estava muito confiante, porque ia largar na parte suja da pista. Mas consegui obter boa aderência na pista e consegui ir por dentro na primeira curva", simples assim!
Asa defeituosa tira pontos de Senna
Pressionado na Williams, o brasileiro Bruno Senna tinha como meta terminar na zona de pontuação. Ele fez uma ótima largada, mas um defeito na asa comprometeu o desempenho do carro. "Pensei que seria uma boa corrida depois da largada, mas a asa deu problema logo de cara e logo fui superado pelas duas Toro Rosso. Depois, o carro até melhorou, mas aí eu já tinha perdido muito tempo", declarou depois da prova.
Contrato pronto, só falta assinar
Felipe Massa conseguiu um importante quarto lugar e só não subiu ao pódio porque não podia passar Alonso. O brasileiro está confiante na renovação com a Ferrari. "Não tenho nenhuma dúvida sobre a renovação. Mas, de qualquer jeito, vamos esperar pelo tempo certo. Quando você recebe a aprovação de ambos os diretores da Ferrari, você ganha confiança. Para ser honesto, acho que vai acontecer logo", comentou o brasileiro com muita confiança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário